Comportamentos anormais dos cães: correr enquanto estão a dormir e outros
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Se tem um cão, é provável que já o tenha observado a "correr" enquanto está a dormir e se tenha questionado o que o faz ter esse comportamento durante o sono. Nós temos a resposta! Conhecemos os motivos para que o seu cão corra enquanto dorme e para outros comportamentos anormais durante o sono dos cães.
Correr, contrações musculares e ladrar
Embora o fato de correr enquanto dorme possa parecer um comportamento distinto das contrações musculares, ou do ladrar e outras vocalizações que por vezes têm enquanto dormem, a verdade é que todos estes comportamentos se encontram relacionados, o que explica porque ocorrem por vezes em simultâneo. Se o seu cão corre, tem contrações musculares, ladra, choraminga ou faz tudo isto enquanto dorme, ele está apenas a sonhar.
De acordo com a Psychology Today, os cérebros dos cães são estruturalmente semelhantes aos dos seres humanos, percorrendo os mesmos padrões elétricos durante o ciclo do sono. Isso inclui movimentos rápidos dos olhos (REM) durante o sono, na altura em que estão a sonhar. Muitos cães procuram reproduzir fisicamente os seus sonhos, que muitas vezes envolvem reviver memórias do que fizeram nesse dia, motivo pelo qual correm, ladram e têm contrações musculares durante o sono.
Posição para dormir
Poderá perguntar-se porque é que o seu cão tem o hábito de se enrolar sempre quando se vai deitar, mesmo que não esteja frio. De acordo com a Vetstreet, tal comportamento constitui uma memória evolucionária dos seus antepassados. Na natureza, os lobos e os cães selvagens enrolam-se enquanto dormem para protegerem os seus órgãos vulneráveis contra potenciais ataques.
Mas se assim é, então porque é que alguns cães dormem de costas, com a barriga exposta? Uma pequena percentagem dos cães sente-se confortável a dormir nessa posição: a Vetstreet estima entre os cinco e os dez por cento. Os cães descontraídos e sociáveis, com temperamentos opostos aos dos seus antepassados lobos, poderão optar por essa posição. Se o seu cachorro gostar de dormir de costas, isso é um sinal de que confia em si e se sente seguro e protegido no seu ambiente.
Andar em círculos e escavar
Outro comportamento estranho que poderá ter observado quando chega a hora do seu cão dormir é o hábito de raspar o chão e andar em círculos antes de se deitar, mesmo que seja numa superfície macia, como uma cama ou almofada. Esse comportamento tem a mesma origem que leva os cães a se enrolarem quando vão dormir. Os seus antepassados cavavam para tornar o solo mais suave, criando uma espécie de ninho para se deitarem, o que permitia melhorar o nível de proteção e ajudava a regular a temperatura corporal. Andavam também em círculos para humedecer poeiras, folhas ou relva da sua cama, de modo a torná-la mais confortável. Permanece o mistério sobre o que fez com que este instinto milenar tenha sobrevivido até aos dias de hoje nos cães domésticos.
Ressonar
É habitual os cães por vezes ressonarem enquanto dormem. No entanto, alguns fazem-no com maior frequência do que outros. Os cães ressonam pelo mesmo motivo dos seres humanos: devido a uma obstrução das vias respiratórias. Tal obstrução pode ter muitas causas, incluindo alergias ou doenças respiratórias, obesidade ou a forma do focinho. Por exemplo, os bulldogs costumam ressonar devido ao seu focinho achatado.
Embora um ressonar ocasional não constitua um motivo de preocupação, o ressonar crónico poderá indicar um problema mais grave. Segundo a PetMD, é provável que um cão que ressone muito enquanto dorme também tenha dificuldades respiratórias enquanto está acordado. Como os cães dependem da sua capacidade de respirar rapidamente para ajudar a regular a sua temperatura corporal, a incapacidade de o fazerem poderá ter repercussões graves na sua saúde. Por isso, se tiver um cão com um ressonar crónico, deverá levá-lo ao veterinário para determinar a causa do ressonar do seu cão.
Os cães dormem durante horas ao longo do dia, o que oferece múltiplas oportunidades para observar estes comportamentos anormais. Da próxima vez que apanhar o seu cão a correr enquanto dorme, sorria: sabe que deverá estar a caçar esquilos ou apanhar bolas nos seus sonhos.
Contributor Bio
Jean Marie Bauhaus
Jean Marie Bauhaus tem animais de companhia e é uma blogger de Tulsa, Oklahoma (EUA), onde costuma escrever sob a supervisão dos seus melhores amigos.