Comportamentos anormais dos cães: correr enquanto estão a dormir e outros

Publicado por
minutos de leitura

Se tem um cão, é provável que já o tenha observado a "correr" enquanto está a dormir e se tenha questionado o que o faz ter esse comportamento durante o sono. Nós temos a resposta! Conhecemos os motivos para que o seu cão corra enquanto dorme e para outros comportamentos anormais durante o sono dos cães.

Correr, contrações musculares e ladrar

Embora o fato de correr enquanto dorme possa parecer um comportamento distinto das contrações musculares, ou do ladrar e outras vocalizações que por vezes têm enquanto dormem, a verdade é que todos estes comportamentos se encontram relacionados, o que explica porque ocorrem por vezes em simultâneo. Se o seu cão corre, tem contrações musculares, ladra, choraminga ou faz tudo isto enquanto dorme, ele está apenas a sonhar.

De acordo com a Psychology Today, os cérebros dos cães são estruturalmente semelhantes aos dos seres humanos, percorrendo os mesmos padrões elétricos durante o ciclo do sono. Isso inclui movimentos rápidos dos olhos (REM) durante o sono, na altura em que estão a sonhar. Muitos cães procuram reproduzir fisicamente os seus sonhos, que muitas vezes envolvem reviver memórias do que fizeram nesse dia, motivo pelo qual correm, ladram e têm contrações musculares durante o sono.

Posição para dormir

Cão branco acastanhado a dormir de costas no sofáPoderá perguntar-se porque é que o seu cão tem o hábito de se enrolar sempre quando se vai deitar, mesmo que não esteja frio. De acordo com a Vetstreet, tal comportamento constitui uma memória evolucionária dos seus antepassados. Na natureza, os lobos e os cães selvagens enrolam-se enquanto dormem para protegerem os seus órgãos vulneráveis contra potenciais ataques.

Mas se assim é, então porque é que alguns cães dormem de costas, com a barriga exposta? Uma pequena percentagem dos cães sente-se confortável a dormir nessa posição: a Vetstreet estima entre os cinco e os dez por cento. Os cães descontraídos e sociáveis, com temperamentos opostos aos dos seus antepassados lobos, poderão optar por essa posição. Se o seu cachorro gostar de dormir de costas, isso é um sinal de que confia em si e se sente seguro e protegido no seu ambiente.

Andar em círculos e escavar

Outro comportamento estranho que poderá ter observado quando chega a hora do seu cão dormir é o hábito de raspar o chão e andar em círculos antes de se deitar, mesmo que seja numa superfície macia, como uma cama ou almofada. Esse comportamento tem a mesma origem que leva os cães a se enrolarem quando vão dormir. Os seus antepassados cavavam para tornar o solo mais suave, criando uma espécie de ninho para se deitarem, o que permitia melhorar o nível de proteção e ajudava a regular a temperatura corporal. Andavam também em círculos para humedecer poeiras, folhas ou relva da sua cama, de modo a torná-la mais confortável. Permanece o mistério sobre o que fez com que este instinto milenar tenha sobrevivido até aos dias de hoje nos cães domésticos.

Ressonar

É habitual os cães por vezes ressonarem enquanto dormem. No entanto, alguns fazem-no com maior frequência do que outros. Os cães ressonam pelo mesmo motivo dos seres humanos: devido a uma obstrução das vias respiratórias. Tal obstrução pode ter muitas causas, incluindo alergias ou doenças respiratórias, obesidade ou a forma do focinho. Por exemplo, os bulldogs costumam ressonar devido ao seu focinho achatado.

Embora um ressonar ocasional não constitua um motivo de preocupação, o ressonar crónico poderá indicar um problema mais grave. Segundo a PetMD, é provável que um cão que ressone muito enquanto dorme também tenha dificuldades respiratórias enquanto está acordado. Como os cães dependem da sua capacidade de respirar rapidamente para ajudar a regular a sua temperatura corporal, a incapacidade de o fazerem poderá ter repercussões graves na sua saúde. Por isso, se tiver um cão com um ressonar crónico, deverá levá-lo ao veterinário para determinar a causa do ressonar do seu cão.

Os cães dormem durante horas ao longo do dia, o que oferece múltiplas oportunidades para observar estes comportamentos anormais. Da próxima vez que apanhar o seu cão a correr enquanto dorme, sorria: sabe que deverá estar a caçar esquilos ou apanhar bolas nos seus sonhos.

Contributor Bio

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

 

Jean Marie Bauhaus tem animais de companhia e é uma blogger de Tulsa, Oklahoma (EUA), onde costuma escrever sob a supervisão dos seus melhores amigos.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

PRODUTOS RELACIONADOS