
Porque é que os cães comem relva?
O cão é um descendente do lobo, um caçador nobre e um carnívoro consagrado. Se lhe dá um alimento de qualidade, porque continua a ingerir relva? Embora ninguém saiba ao certo o porquê dos cão ingerirem relva, os especialistas em comportamento animal estão convencidos de que é um comportamento normal e não há motivo para se preocupar.
Pastar
Alguns veterinários acreditam que os cães ingerem relva para compensar uma deficiência nutricional, mas mesmo aqueles que têm uma dieta equilibrada, comem relva. É possível que simplesmente gostem do sabor, que seja como uma salada para eles. Portanto, mesmo que alimente bem o seu cão, ele pode ter vontade em ingerir relva!
Comportamento natural
Outro tipo de ingestão de ervas é quando o cão come algumas e posteriormente vomita. É uma forma deliberada e natural de causar vómito depois de consumir algo que o faz sentir mal. Os cães que ingerem relva para provocar o vómito, geralmente engolem a relva o mais rápido possível, quase sem mastigá-la.
Acredita-se que grandes quantidades de relva sem mastigar fazem cócegas na garganta e causam o vómito. Se o seu cão ingerir relva, vomitar e posteriormente lhe parecer bem, é porque provavelmente já eliminou o que estava a incomodar. Por outro lado, se os vómitos persistirem, deve levá-lo ao veterinário.
É seguro comer relva?
Quando há ingestão de relva, deve controlar qual é o tipo de relva que o seu cão está a ingerir. Não o deixe ingerir plantas que tenham sido submetidos algum tipo de tratamento com pesticidas ou fertilizantes. A grande maioria dos produtos de tratamento de relva indicam se é ou não seguro os animais de companhia ingerirem.