O que é que o seu cão está a tentar dizer?

Publicado por
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

As palavras são importantes para a comunicação entre os humanos, mas os cães transmitem emoções através de sons e linguagem corporal. Embora o seu cão pareça compreender as suas palavras, especialmente se se esforçou para o treinar com palavras simples como "sentar", "dar a pata" e "ficar quieto", também se deve esforçar por compreender e traduzir a linguagem corporal do seu cão.

Os sons

Se, de repente, o seu cão começar a falar consigo, pegue no telefone e grave um vídeo: está prestes a tornar-se numa celebridade. Até lá, espere subtis pistas verbais para descodificar a linguagem corporal do seu cão. Os cães comunicam através da sua presença física. No entanto, existem sinais sonoros que o poderão ajudar a interpretar o que eles pensam ou sentem.

Arfar

Se um cão estiver calmo, poderá arfar suavemente. Na verdade, poderá ser tão impercetível que o considere uma respiração calma. Os cães arfam ligeiramente quando se sentem felizes ou enérgicos. Se perguntar ao seu cão se quer ir à rua consigo, a sua respiração tornar-se-á um pouco mais pesada. Os cães também arfam quando se sentem nervosos.

Um arfar pesado é algo que deverá prestar atenção. Constitui um sinal de que o seu cão pode estar com um problema. Os cães arfam quando estão demasiado quentes ou sofrem de um trauma ou doença crónica. Se notar que o seu cão está a arfar, deixe-o descansar e tente mantê-lo fresco. Se o arfar continuar por muito tempo, ligue ao veterinário para marcar um check-up de modo a excluir problemas de saúde subjacentes.

Gemer

Os gemidos constituem uma vocalização difícil de identificar. A Vetstreet explica que os gemidos podem ser a forma do cão "pedir" alguma coisa, como atenção ou alimento. O cão poderá sentir-se excitado ou enérgico. Outros cães gemem em reação ao stress. Um cão doente ou ferido poderá gemer para expressar o seu desconforto. Como muitas outras pistas de linguagem corporal dos cães, é importante procurar outras indicações para identificar o motivo do seu cão gemer.

Com o passar do tempo, começará a identificar diferentes tipos de gemidos do seu cão. A par com as pistas corporais, alguns cães gemem para chamar a sua atenção, porque não está focado neles. Outros cães podem gemer e sentar-se junto à porta para lhe comunicarem que precisam de sair para fazerem as suas necessidades (se for o caso, parabéns pela forma como treinou o seu cão). Os gemidos costumam ter uma conotação negativa, mas neste caso o gemido do seu cão é um bom sinal e pode até ser considerado carinhoso. No entanto, se o seu cão gemer sem pistas subtis de que se encontra feliz ou precisa de ir à rua, poderá ter um problema de saúde. Como os cães não sabem explicar qual é o problema, a opção mais segura é levá-los ao veterinário para uma avaliação.

Ladrar

Ladrar é o equivalente ao gritar nos seres humanos. O seu cão está a tentar expressar-se: a única forma de transmitir os seus sentimentos é ladrar. O ladrar dos cães tem diversos tons. Embora alguns possam ser mais ameaçadores do que outros, é sempre importante prestar atenção ao ladrar de um cão. Um ladrar rápido e contínuo costuma constituir um alerta. O seu cão pode ter reparado em alguém no seu território, como se fosse o guarda noturno, e quer alertá-lo (a si e aos outros cães do bairro). Um ladrar sonoro e profundo constitui habitualmente um aviso para as pessoas desconhecidas: "Não te aproximes: não confio em ti." Siga os seus conselhos e seja cuidadoso. Finalmente, um ganido costuma significar que o cão está ferido. Se encontrar um cão a ganir, peça ajuda. O cão poderá precisar de cuidados urgentes, mas tenha em atenção que um cão ferido poderá ser desconfiado: poderá não considerar a sua preocupação como uma tentativa de ajudar, mas sim como um sinal de perigo.

Uivar pode ser muitas vezes confundido com o ladrar de um cão dado os seus antepassados. Recorrem a uma nota mais longa e aguda para anunciar a sua presença, bem como para comunicar com outros cães da zona. Embora possa ser barulhento e irritante, é apenas mais uma forma que o seu cão utiliza para comunicar.

Cantar

É pouco provável que o seu cão seja a próxima estrela pop mundial, mas os cães conseguem vocalizar os seus latidos de forma a quase parecer que cantam. Isso costuma acontecer quando se sentem felizes. É comum encontrar cães que gostam de cantar enquanto o tutor toca piano, para lhe dizerem como estão felizes por ter chegado a casa ou para o informar de que gostam de brincar consigo. Esta forma de vocalização serve para lhe mostrarem como estão bem dispostos.

O corpo

A postura de um cão e outras pistas corporais constituem formas do alertar para o seu estado emocional. Como se posiciona? Procura parecer maior do que realmente é? Parece encolher-se junto ao chão quando se aproxima?

Pelo

Se desconfia que um cão se possa tornar agressivo em relação a si, tenha cuidado e observe o movimento do respetivo pelo. Se notar que o pelo se levanta na parte posterior da cabeça, no pescoço ou no corpo (à semelhança de um gato), está a transmitir-lhe que quer que mantenha a distância. O cão pode sentir-se nervoso ou zangado. Essa é a forma do corpo do cão lhe transmitir que não se sente confortável consigo ou com outra pessoa que se esteja a aproximar. Esta pista poderá não ser dirigida a si; poderá constituir uma pista subtil de que existe um perigo iminente por perto. Como os sentidos do olfato e da audição dos cães são muito mais apurados do que os dos humanos, o seu cão poderá estar alerta para algo que não reparou, avisando-o para que tenha cuidado e fique vigilante.

Cauda

A cauda de um cão está repleta de pistas de linguagem corporal para decifrar. A cauda abana? É provável que o seu cão esteja feliz ou cheio de energia. Está metida entre as pernas? Meter a cauda entre as pernas é um sinal de medo, podendo significar que o cão está nervoso. Uma cauda ereta, em alerta, significa que o seu cão está a prestar muita atenção. Este posicionamento é muitas vezes um sinal dos cães de caça de que a presa se encontra por perto, pelo que deverá manter-se em silêncio e aproximar-se com cuidado. Também pode ser um sinal de que o seu cão se quer mostrar dominante, ocupando mais espaço físico.Welsh Corgi with ears up sitting facing away.

Postura

A postura global do corpo de um cão serve muitas vezes para o alertar quanto aos seus sentimentos ou intenções. Quando um cão arqueia o corpo, mantendo-o junto ao chão enquanto se afasta, está a mostrar medo ou submissão para consigo. Se notar que os seus músculos estão rígidos e parecer que se quer apresentar maior do que realmente é, o cão está a comportar-se como um alfa: é melhor deixá-lo relaxar antes de tentar aproximar-se.

Se o seu cão se sentir calmo, a sua postura será bastante relaxada. As quatro patas estarão uniformemente pousadas no chão e não notará quaisquer músculos tensos. Se o seu cão se sentir confortável consigo e não enfrentar quaisquer elementos de stress, poderá deitar-se de costas no chão, virando a barriga para cima para que o acaricie.

Um cão também pode revelar o seu nível de conforto tentando encostar o focinho a si. Isso geralmente é um sinal de que tem de lhe prestar mais atenção, ele irá encostar o focinho à sua mão, como que a dizer "dá-me mimo."

Cabeça

A forma e o tamanho da cabeça dos cães variam consoante a raça. Algumas orelhas são longas e penduradas, outras pequenas e direitas. Independentemente do aspeto das orelhas, olhos e boca de um cão, pode estudar a sua linguagem corporal observando as pistas que a cabeça lhe revela.

A posição da cabeça também pode constituir um sinal de que o seu cão está a tentar compreendê-lo. Já reparou que o seu cão inclina ligeiramente a cabeça quando fala com ele? Segundo a Vetstreet, isso é apenas uma forma do ouvir melhor. Os cães são muito bons a imitar os tutores e a inclinação da cabeça pode constituir um sinal de que simpatiza consigo, está a tentar perceber melhor o que lhe está a dizer ou se apercebeu de que isso poderá resultar num benefício para ele, como uma recompensa ou um carinho. Com frequência a "inclinação da cabeça" constitui apenas um sinal de que está a tentar compreendê-lo.

Boca

Um cão calmo mantém o focinho relaxado, com a boca ligeiramente aberta. Os cães calmos e felizes podem até tentar lamber o tutor. Um cão com a boca fechada ou o maxilar cerrado está nervoso. Eis outro sinal de um cão submisso: alguns lambem os lábios e bocejam. Têm este comportamento como uma forma fisiológica de se acalmarem, mas isso constitui um alerta de que o cão se encontra sob coação.

Os cães que mostram os dentes fazem-no como um aviso de que sentem perigo e querem proteger-se ou protegê-lo a si. Proceda com cuidado, eventualmente até se afastando, caso o cão rosne ou ranja os dentes.

Olhos

Tal como no caso dos seres humanos, as expressões faciais nos animais de companhia são na maioria das vezes caracterizadas pelos olhos. Conhecer bem o seu cão ajudá-lo-á a identificar que emoções os olhos transmitem. Contudo, isso não o impede de utilizar pistas da linguagem corporal dos cães para o ajudar a decifrar o que os olhos de um cão lhe estão a transmitir. Quando um cão está relaxado e calmo, os seus olhos têm uma forma normal. Olhos com um tamanho maior são um sinal de que o cão se sente assustado ou ameaçado. No entanto, os olhos de um cão agressivo podem parecer maiores, por isso observe os restantes sinais da linguagem corporal do cão. Os cães que não se sentem bem podem olhar de lado ou os seus olhos podem parecer descaídos.

Posição das orelhas

As orelhas para baixo e para trás mostram que o seu cão se sente submisso ou pronto para ser mimado. Mas as orelhas para baixo com presença de outros sinais corporais, como ranger os dentes, podem significar que o seu cão sente perigo e está preparado para entrar em modo de proteção. Se o seu cão tiver as orelhas levantadas, isso pode querer dizer muitas coisas. As orelhas para cima podem significar simplesmente que o seu cão está a prestar muita atenção a alguma coisa. Por exemplo, se o seu cão estiver a dormir mas houver atividade na mesma divisão, poderá observar que as suas orelhas se levantam, sem qualquer outra alteração no seu corpo. Nesse caso ele está simplesmente a ouvir o ambiente que o rodeia, para identificar se há motivos de preocupação. Se o seu cão estiver acordado com as orelhas levantadas e de repente parecer concentrado, mas não em nada em particular, também está a ouvir. Orelhas levantadas e inclinadas para a frente são um sinal de que o seu animal se sente estimulado e possivelmente agressivo.

Se tem um cão de orelhas "levantadas", ele poderá ter uma orelha para cima e outra para baixo. Isso é apenas outra posição casual das orelhas que indica que o cão está a ouvir, mas não tão intensamente ao ponto de estar à procura de alguma coisa.

Se notar uma alteração significativa dos indicadores de linguagem corporal do seu cão, como um arfar pesado ou olhos descaídos, contacte de imediato o veterinário. O cão poderá estar ferido ou doente, pelo que deverá ser tratado o mais depressa possível.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta dos animais de companhia que acredita no poder das palavras e na capacidade de uma mensagem para informar, e até transformar, a audiência a que se destina. Escreve um pouco por toda a internet e na comunicação social. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

ARTIGOS RELACIONADOS