Como ler um rótulo de alimento para gato

Publicado por CHRISSIE KLINGER
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

A nutrição desempenha um papel determinante na saúde e bem-estar do seu gato, pelo que é importante escolher o alimento ideal para o seu melhor amigo. No entanto, compreender corretamente as informações nos rótulos de alimento para gato pode ser um desafio, tanto para os tutores novos como para os mais experientes. Continue a ler para aprender a analisar os rótulos de alimento para gato e assim tomar decisões informadas na escolha do melhor alimento.

O que se pode encontrar no rótulo de alimento para gato?

As informações nos rótulos de alimento para gato são reguladas pela Food Standards Agency (FSA) no Reino Unido. Por lei, têm de ser incluídos os dados específicos do produto (declarações estatutárias ou obrigatórias) e todas as informações têm de ser factuais e precisas. Os rótulos de alimento para gato não podem induzir os clientes em erro relativamente à natureza, ao conteúdo e à qualidade do produto. As informações necessárias incluem:

  • Nome e descrição do produto Inclui informações como a espécie do animal, etapa de vida e necessidades específicas a que o produto se destina, assim como o tipo de alimento ("completo" ou "complementar"). Por exemplo: "Alimento completo para gatos adultos". 

    • "Completo" significa que, quando consumido conforme indicado, o alimento proporciona todos os nutrientes de que o gato necessita todos os dias.

    • "Complementar" significa que o alimento se destina a ser misturado com outro alimento ou consumido como snack ou biscoito para gato.

  • Composição (lista de ingredientes) Os ingredientes devem ser indicados por ordem decrescente de peso (do mais alto para o mais baixo). Consoante a localização, alguns fabricantes de alimento para animais de companhia podem indicar os ingredientes numa de duas formas: por nome de categoria (por exemplo carnes e subprodutos de animais, legumes, cereais, substâncias minerais, etc.) ou por nomes de ingredientes individuais (por exemplo, proteína de frango desidratada, farinha de atum, cenouras, trigo, arroz, etc.). Geralmente, a lista de substâncias minerais é longa, pelo que podem ser agrupados numa só categoria de "substâncias minerais" no rótulo, mesmo que os outros ingredientes sejam indicados individualmente. Se o fabricante chamar a atenção para um ingrediente específico no rótulo, a lista de ingredientes deve declarar a quantidade desse ingrediente. 

  • Aditivos Os ingredientes do alimento para animais de companhia são considerados matérias-primas para alimentação animal (por exemplo fígado de frango, farinha de atum, cenouras, etc.) ou aditivos (por exemplo, Vitamina A, Vitamina E, beta-caroteno, oligoelementos, aminoácidos, etc.). Muitos dos aditivos utilizados em alimentos para animais de companhia também são utilizados na alimentação dos seres humanos e são essenciais para assegurar o valor nutricional do produto.

    A legislação do Reino Unido e da UE estabelece um processo muito rigoroso para assegurar que todos os aditivos são seguros e autorizados para utilização em alimento para animais de companhia, e requer que os fabricantes declarem a utilização de determinados aditivos no rótulo. A palavra "aditivos" é seguida das respetivas categorias, nomes e/ou números de identificação, e valores. As vitaminas e provitaminas podem ser declaradas sob este cabeçalho a par da quantidade adicionada, ou na lista de constituintes analíticos com a quantidade que se garante que o alimento para animais de companhia terá no final do prazo de validade. 

  • Constituintes analíticos À semelhança das informações nutricionais presentes nos rótulos de alimentos para seres humanos, os fabricantes de alimento para animais de companhia têm de declarar níveis de:

    • Proteína bruta.

    • Matéria gorda.

    • Fibra bruta.

    • Cinza bruta.

    • Humidade para os produtos que contêm mais de 14% de humidade.

  • Termos como "cinza" e "bruta" podem ser confusos! "Bruta" refere-se a uma quantidade estimada que indica apenas a quantidade do nutriente. Em vez de indicar que é adicionada cinza ao alimento, "cinza" refere-se aos resíduos dos métodos utilizados para analisar o produto em laboratório. Também se pode referenciar como "resíduo de incineração" ou "matéria inorgânica".

  • Guia de alimentação e Modo de utilização O rótulo do alimento deve incluir recomendações relativas à quantidade e frequência de alimento que se deve dar ao gato. Importa ter em conta que o guia de alimentação é desenvolvido para um animal médio, pelo que deve considerar sempre o tamanho, a idade e o nível de atividade do gato. Comece por dar a quantidade sugerida e controle o peso e a condição corporal do gato, para ajustar a quantidade ou a frequência conforme necessário.

  • Instruções de armazenamento Estas instruções indicam como armazenar o alimento para manter a sua frescura e segurança. Podem incluir instruções como "manter num local seco e fresco" ou "refrigerar as quantidades não utilizadas", por exemplo.

  • Quantidades líquidas À semelhança dos alimentos para humanos, o peso líquido do alimento para animais de companhia tem de ser indicado na embalagem.

  •  

  • Data de consumo recomendada Uma data em formato MM/AA ou DD/MM/AA (para alimentos microbiologicamente perecíveis) indica o prazo de validade do produto. 

  • Endereço comercial O rótulo deve indicar o nome e o endereço comercial do operador comercial responsável pela rotulagem. No Reino Unido, o endereço tem de ser na Grã-Bretanha ou na Irlanda do Norte.

  •  

  • Informações de contacto O rótulo inclui também informações de contacto, tais como um número de telefone grátis, endereço de e-mail, website ou outra forma de contactar o produtor/distribuidor.

  • Número de lote e número de aprovação da unidade de produção Usados como ferramentas de rastreio, o número de lote e o número de aprovação atribuídos à unidade de produção têm de ser impressos no rótulo para permitir o rastreio do produto.

É importante ter em conta que cada gato tem necessidades nutricionais próprias. O veterinário pode fornecer orientações sobre os ingredientes e nutrientes específicos de que o gato necessita de acordo com a idade, saúde, ambiente, estilo de vida e raça.

Um lindo gato malhado sentado a comer junto a uma taça de alimento no chão perto da janela da sala de estar.

Ingredientes vs. Nutrientes: O que procurar num rótulo

Ingredientes são a mesma coisa que nutrientes? Tanto para si como para o seu gato, a resposta é não. Os ingredientes são a matéria-prima utilizada no alimento para animais de companhia para fornecer os nutrientes de que o animal necessita. Por outras palavras, os ingredientes são veículos para a entrega dos nutrientes.

Tanto os ingredientes como os nutrientes são importantes no que diz respeito ao alimento para gato. Cada ingrediente proporciona um conjunto único de nutrientes ao alimento para gato, combinando-se para proporcionar uma nutrição completa e equilibrada que forneça todos os nutrientes necessários na quantidade certa. Converse com o veterinário sobre os nutrientes essenciais e os ingredientes recomendados de que o seu gato necessita.

O entusiasmo em torno das dietas ricas em proteína pode fazer com que alguns tutores procurem alimentos para gato com uma quantidade extra de proteína. No entanto, e apesar de a proteína ser um nutriente vital para o seu gato, a não ser que o veterinário indique que o gato precisa de seguir uma dieta rica em proteína, mais proteína não é necessariamente positivo. Pelo contrário, à semelhança de qualquer ingrediente ou nutriente, deve ser devidamente equilibrada na proporção certa para o seu gato.

Para se manter saudável, o gato precisa de outros nutrientes para além da proteína. Os melhores alimentos para gato têm uma combinação equilibrada de nutrientes essenciais, tais como proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e substâncias minerais. Por exemplo, os alimentos Hill's para gato são completos e equilibrados para apoiar a saúde e o bem-estar do seu gato.

Reparou em algo invulgar no rótulo do alimento para gato? Por vezes, empregam-se termos científicos para os ingredientes, que podem parecer confusos ou preocupantes quando constam da lista de ingredientes, mas na verdade são muito importantes para a saúde do seu gato. Se tiver dúvidas relativamente a um ingrediente constante do rótulo do alimento para gato, deve aconselhar-se com o veterinário. O veterinário é uma excelente fonte de informação e pode ajudar a compreender a função que cada ingrediente desempenha na saúde do gato.

Encontram-se muitos mais recursos úteis sobre ingredientes e rótulos de alimento para gato em Experto Animal (anteriormente "Pet Food Manufacturers' Association" ou PFMA), ANFAAC ou Hill’s Pet. Também pode contactar diretamente um fabricante de alimento para animais de companhia para colocar questões relativamente a produtos específicos.

Selecionar o alimento certo para o seu gato

Depois de analisar diferentes rótulos, aconselhe-se com o veterinário. O veterinário sabe tudo sobre as necessidades individuais do seu gato e pode efetuar uma recomendação informada sobre o melhor alimento para o mesmo. Comece por comprar uma pequena quantidade de alimento para gato para se certificar de que lhe agrada e passe gradualmente para novos alimentos, para não perturbar a digestão do gato. Enquanto muitos gatos adoram o sabor de um alimento, outros podem ser mais esquisitos (como as crianças). A Hill’s Pet oferece 100% garantia de satisfação, pelo que se o seu gato não gostar do novo alimento, devolvemos o seu dinheiro.

Por fim, um alimento para gato saudável é aquele que, juntamente com o veterinário, determinam que satisfaz as necessidades nutricionais do seu gato. O facto de ter dado um certo alimento a um gato durante anos, não significa que este será a melhor escolha para um novo gato. Ao longo do tempo, alguns gatos desenvolvem necessidades nutricionais diferentes com base na idade, no estilo de vida ou na genética, e podem necessitar de um alimento dietético para gatos. 

As consultas regulares no veterinário e a monitorização frequente da dieta e do comportamento do gato são essenciais para qualquer tutor responsável, assim como saber analisar corretamente os rótulos de alimentos para animais de companhia. Agora que esclarecemos conceitos, da próxima vez que analisar um rótulo de alimento para gato, poderá tomar uma decisão de compra consciente. Se tiver questões específicas sobre algum alimento Hill's® para gato, pode contactar-nos ou consultar o nosso website em www.HillsPet.pt

Biografia da autora

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é uma tutora que gosta de partilhar a sua casa com os seus melhores amigos, os dois filhos e com o seu marido. Chrissie gosta de passar tempo com todos os membros da família quando não está a ensinar, escrever ou publicar no blogue. Esforça-se por escrever artigos que ajudem os tutores a terem uma vida mais ativa e significante com os seus animais.

Artigos relacionados

  • Alimentos sem cereais para gatos: o que deve saber

    Conheça o verdadeiro significado dos alimentos sem cereais para cão. Descubra se a gama de produtos sem cereais Hill's é indicada para o seu cão.
  • Porque é que o meu gatinho vomita depois de comer?

    Os tutores de gatinhos por vezes culpam a nova alimentação quando ocorrem episódios de regurgitação imediatamente após a ingestão. Parece ser uma associação lógica, mas outros fatores podem apontar para uma causa diferente com origens comportamentais.
  • Cinco conselhos para evitar que os gatos arranhem os móveis

    Existem muitos conselhos que ajudam a lidar com o hábito dos gatos arranharem os móveis, mas, para começar, escolhemos os 5 mais fáceis de concretizar. Se souber mais algum, partilhe connosco na nossa página do Facebook!
  • Água

    A água é o nutriente mais importante e essencial à vida.

Produtos relacionados