Plantas de natal perigosas para o seu gato

Published by
min read

Qualquer mesa de Natal não fica completa sem uma maravilhosa poinsettia. Também denominada por estrela-de-natal ou flor-de-natal, esta planta sempre foi reconhecida pela sua elevada toxicidade para os gatos. Todavia, segundo o PetMD, em comparação com outras plantas não é das mais perigosas. A sua toxicidade não chega a ser letal, porém se o seu gato já tiver lambido ou ingerido poderá existir sinais de algum desconforto abdominal ou diarreia. Assim, se pretende utilizar esta planta na sua decoração natalícia, mantenha-a fora do alcance do seu gato ou utilize uma versão artificial por forma a garantir uma maior segurança. Pode ainda admirar as maravilhosas poinsettia do seu vizinho como alternativa e não a usar esta planta na decoração de natal da sua casa.

Árvore de Natal

Segundo a Petcha, os pinheiros apresentam uma elevada toxicidade podendo provocar alterações hepáticas ou mesmo ser fatais para o seu gato. Se realmente quiser uma planta verdadeira como árvore de natal opte por um abeto ou uma pícea. No entanto deverá ter cuidado com os pequenos ramos que caem, independentemente da árvore escolhida, pois estes podem causar danos internos após a sua ingestão. Assim, tente proteger a base da árvore e o vaso para que o gato não fique tentado a beber a água que possa existir. O uso de árvores artificiais também traz alguns riscos ao seu animal de companhia, nomeadamente a ingestão de adereços decorativos e a queda da própria árvore. As luzes de natal representam uma oportunidade para o seu gato explorar e consequentemente provocar a queda da árvore, que pode magoar alguém ou mesmo o próprio gato. Assim, por forma a manter a sua própria segurança e a do seu gato deve tentar fixar a sua árvore ao chão. Relativamente aos adereços decorativos deve evitar usar objetos muito pequenos ou afiados, que possam ser facilmente danificados ou ingeridos, e deve fixá-los o máximo possível à sua árvore de natal. Por último, na sua ausência desligue as luzes da eletricidade para evitar que o seu gato apanhe um choque elétrico.

Visco-branco e Azevinho

Se estiver a pensar pendurar visco-branco ou azevinho na sua porta o melhor é optar por comprar estas plantas na sua versão artificial. Segundo o PetMD, a ingestão dos frutos e folhas destas plantas pode causar alterações na saúde digestiva do seu gato, assim como insuficiência cardíaca que pode chegar a ser fatal. Estas plantas são extremamente tóxicas, motivo pelo qual deve evitar o seu uso, mesmo que ache que estão fora do alcance do seu animal de companhia, pois os gatos são animais muito curiosos e ágeis e arranjam sempre alguma forma de conseguir aquilo que querem.

Amaryllis

A Amaryllis é uma planta de natal divergente e elegante dado a sua flor ser alta. Devido ao seu teor de licorina, esta planta apresenta uma elevada toxicidade tanto para gatos como para cães. Segundo a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, os sinais clínicos que esta planta pode provocar no seu animal de companhia são vómitos, diarreia e tremores. Desta forma, deve sempre evitar utilizar esta planta nas decorações natalícias da sua casa.

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe, professora de inglês e dona de dois gatos Azul Russo. Os seus trabalhos também aparecem em "Fit Pregnancy", "What to Expect Word of Mom" e "Care.com", onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien

Related Articles

  • Sickness and Diarrhoea: is it a Canine or Feline Emergency?

    The first step, if your pet is being sick or has diarrhoea, is to stop feeding and to give only small sips of water little and often..
  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.

Related products