Porque é que o meu gatinho vomita depois de comer?

Published by
min read

Os tutores de gatinhos por vezes culpam a nova alimentação quando ocorrem episódios de regurgitação imediatamente após a ingestão. Parece ser uma associação lógica, mas outros fatores podem apontar para uma causa diferente com origens comportamentais.

Regurgitação

A regurgitação, ou a expulsão pela boca do alimento ingerido, pode ocorrer se o gatinho realmente adora o novo alimento ou compete com outros animais da casa às refeições. Eis o que ocorre: o gatinho come tão rápido que acaba por engolir sem mastigar, além de ingerir muito ar. Grandes porções de alimento com ar no estômago aumentam o risco de retornar à boca. Caso verifique que o seu gatinho deita fora croquetes inteiros de alimento logo após comer, a regurgitação provavelmente é a culpada.

O que fazer

Se desconfia que o seu gatinho come rápido demais e regurgita, adote as seguintes medidas para reduzir este risco:

  1. Ofereça porções menores de alimento até alcançar uma diminuição na velocidade de ingestão.
  2. Em vez de usar um comedouro fundo, coloque o alimento do seu gatinho numa superfície larga e plana, como um tabuleiro. Isto faz com que os croquetes se espalhem e o gatinho demore mais tempo a comer e evita a ingestão de grandes porções de alimento.

Transição alimentar

Fazer uma transição muito rápida para um novo alimento pode fazer com que seu gatinho vomite. Misture quantidades crescentes do novo alimento a quantidades decrescentes do alimento anterior durante um período de sete dias para evitar qualquer desconforto.

Caso o seu gatinho apresente sinais de desconforto após as refeições ou vomite intensa ou constantemente, procure o seu veterinário imediatamente. É sempre bom consultar o seu veterinário antes de mudar a alimentação do seu gato.

Produtos Relacionados