
O que necessita saber antes de adotar um gato
Se pensa adotar um gato, considere adotá-lo a uma associação de animais em vez de o comprar a uma loja de animais ou criador. Por um lado, é mais barato. Normalmente, na taxa de adoção está incluido o custo de um checkup geral, vacinas e esterilização ou castração, ou seja, todos os procedimentos realizados antes do gato estar disponível para adoção. Muitas associações também avaliam as características do gato, como o temperamento, antes de o colocar para adoção, e podem ajudar a escolher um gato que melhor se adapte à sua família, à sua personalidade e ao seu estilo de vida. Também têm gatos com características muito variadas, desde jovens a idosos, com pelo comprido a pelo curto, cores variadas, padrões de pelagem e temperamentos. Muitas associações dispõe de vários gatos de raça pura. No entanto, dada a variedade de escolha, a visita a uma associação de gatos pode ser um pouco inquietante. Aqui estão alguns conselhos que podem ajudar a limitar a sua seleção e fazer a melhor escolha.
Tenha em conta o seu estilo de vida
Antes de começar a sua aventura de adotar um gato, é recomendável decidir as características que procura no seu novo amigo. Para isso, é importante ter em consideração o seu próprio estilo de vida e personalidade. Trabalha a tempo inteiro, viaja muito ou tem muitos compromissos sociais noturnos? Se isto lhe é familiar, provavelmente deve optar por um gato que seja independente e desprendido. Um gatinho que goste de se aninhar pode sentir-se sozinho se o seu amigo humano nunca estiver presente.
Um gato muito carinhoso ou com uma grande energia é uma excelente companhia para uma pessoa caseira. Os que têm muito tempo livre e a virtude da paciência podem dar-se bem com um gatinho indisciplinado que irá correr pela casa, brincar com todos os brinquedos que encontrar e divertir-se a atacar os seus dedos. Se estiver à procura de um amigo felino para partilhar o sofá consigo no final de um longo dia, considere adotar um gato sossegado e carinhoso.
Tenha presente o seu agregado familiar. Se tem filhos pequenos ou outros animais, por exemplo, terá de procurar um gato amigável e tranquilo que esteja bem socializado para lidar com pessoas e outros animais. Poderá ser melhor procurar um gato mais velho, a não ser que tenha disponibilidade para o vigiar constante. Os gatinhos, embora sejam super fofos, também são frágeis e propensos a ferimentos causados, inadevertidamente, por pequenas mãos ou por animais mais velhos impacientes.
Características que deve procurar
Há uma série de decisões a tomar quando pretende adotar um gato. Consider os seguintes aspetos importantes:
- Gatinho ou gato adulto. Os gatinhos são difíceis de resistir e poderá apaixonar-se por um. Mas não se esqueça que os gatinhos são extremamente energéticos e exigem muito tempo e paciência. O temperamento de um gatinho também pode ser difícil de prever, pois muda à medida que o gatinho cresce. Se prefere um gato com um tipo específico de temperamento, é melhor optar por um que seja adulto. Os gatos mais velhos das associações tendem a ser mais calmos e muitas vezes têm a vantagem de já saber usar a caixa de areia, já estão socializados e habituados a serem membros de uma família. Além disso, não se esqueça que os gatinhos crescem muito mais rápido que um bebé humano. A maioria dos gatinhos alcança a maturidade e torna-se num adulto durante o primeiro ano.
- Temperamento e personalidade. Prefere um gato que seja amigável e extrovertido ou um que seja mais reservado? Precisa de se dar bem com crianças ou outros animais ou será gato único? Quer que seja energético e brincalhão, ou mais calmo e descontraído? Prefere que seja falador ou sossegado? Estas são as características mais relevantes para saber quão feliz será com o seu novo gatinho, muito mais do que traços superficiais, como a aparência da sua pelagem, por isso é importante determinar as suas preferências antes de visitar a associação. Felizmente, as associações permitem e incentivam a interação com os gatos antes da adoção, num compartimento designado para o efeito. Isto irá ajudar a determinar melhor o seu caráter. Se estiver aberto e disposto a brincar com os brinquedos, provavelmente é bastante extrovertido. Se se esconder no canto, provavelmente vai demorar algum tempo a habituar-se a si. Se for muito amigável, se ronronar e permitir que o acaricie, provavelmente é um excelente companheiro de mimos.
- Pelo comprido ou pelo curto. Os gatos de pelo comprido são bonitos, mas exigem muita escovagem e manutenção. Se não tiver tempo para dedicar regularmente à escovagem e para desembaraçar o pelo do gatinho, provavelmente é melhor optar por uma variedade de pelo curto. Além disso, os gatos de pelo comprido tendem a formar bolas de pelo com mais frequencia e maiores. Esteja preparado(a)!
- Cor da pelugem. Independentemente do comprimento do pelo, os gatos largam sempre pelo. Se for alguém que tem uma sala de estar branquinha ou clara e deseja mantê-la dessa forma, provavelmente não ficará feliz com um gato escuro. De igual forma, se o seu guarda-roupa incluir muita roupa preta ou escura e planear dar colo ao seu gatinho, provavelmente não deve optar por um gato branco ou claro.
- Raça.
Os gatos de raça pura, como os siameses, têm características de certa forma previsíveis de acordo com sua raça. Por exemplo, pode ter a certeza que o siamês é barulhento e vocal, tal como pode ter a certeza que o Maine Coon será amigável e carinhoso. Antes de visitar a associação é uma boa ideia informar-se sobre os diferentes tipos de raça e dos seus temperamentos.
Tenha em mente que a maioria dos gatos faz parte da categoria de gato doméstico comum, sendo todos de raça indefinida. Esta categoria inclui gatos com padrões de pelugem distintos, como os gatos bicolores, malhados e tartaruga, e inclui também as variedades de pelo curto e pelo comprido. O caráter destes gatos pode variar bastante. Mesmo dois gatos que pareçam idênticos por fora podem ter personalidades muito diferentes. Um benefício do seu conjunto de genes diverso é que um gato de raça indefinida é menos propenso a doenças genéticas comuns aos gatos de raça pura, diz VCA Animal Hospitals. - Necessidades especiais. O gato com necessidades especiais incluem, gatos seniores com doenças comuns ao envelhecimento - cegueira, surdez, gatos com deficiências físicas, e gatos com condições de saúde crónicas. Embora se possa apaixonar por um desses gatos na associação, é importante ter em consideração que os gatos com necessidades especiais exigirão mais do seu tempo e atenção e poderão também necessitar de cuidados veterinários regulares e medicação, o que pode ser dispendioso. Antes de assumir esse desafio, seja honesto consigo próprio e de forma realista, avalie se dispõe de tempo e de orçamento para suportar as necessidades do gato.
Selecionar o seu gato
Muitas associações têm consultores de adoção que podem ajudar a escolher o gato adequado. Se não for o caso, pode falar com os colaboradores e voluntários da associação que passam tempo com cada gato e ficam a conhecer as suas personalidades. Se não tiver ajuda de terceiros, pode ser difícil analisar a personalidade real de um gato quando o conhecer pela primeira vez no ambiente da associação, pois pode ser uma situação stressante para o gato e ele pode ajustar o seu comportamento em conformidade.
Regra geral, a Vetstreet recomenda que se tem uma casa com crianças ou outros animais, procure um gato extrovertido e amigável que corre para o cumprimentar quando entra no seu espaço e ronrona contente enquanto esfrega o focinho contra um dedo oferecido. Os gatos que parecem ter-se ajustado bem ao ambiente da associação e que se dão bem com os outros gatos, é mais provável se adaptarem bem aos outros animais da sua casa. Caso contrário, se tiver uma casa sossegada, poderá ser uma boa escolha um gato tímido e reservado que possa ficar mais relaxado e extrovertido depois de passar algum tempo na nova casa.
Adotar um gato de uma associação é uma experiência gratificante. Não só proporciona a satisfação de cuidar de um novo companheiro, mas também oferece a alegria de saber que salvou um gato e a sua adoção abre lugar na associação para resgatar outro gato que precise. Seguir estas orientações irá ajudar a fazer uma escolha que é realmente gratificante quer para si quer para o seu novo gatinho.
Biografia da colaboradora
Jean Marie Bauhaus
Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia, blogger e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde normalmente escreve sob a supervisão dos seus patudos.