
As histórias que a cauda do seu gato conta
O seu gato utiliza linguagem corporal para comunicar como se sente. Estes sinais de linguagem corporal incluem a postura, a posição das orelhas, as expressões faciais e, obviamente, a cauda super expressiva. A cauda de um gato diz-lhe muito sobre como seu gato se está a sentir e é um bom indicador do humor. Observe durante algum tempo o comportamento do seu gato e começará a perceber as histórias que a cauda conta.
Obviamente que qualquer sinal de linguagem corporal tem de ser interpretado em conjunto com todos os outros sinais e também deve ter em consideração o contexto. Mas regra geral, estes sinais que a cauda transmite podem ajudá-lo a compreender melhor o seu gato.
Posição: alta. Quando o seu gato mantém a cauda erguida no ar enquanto se move pelo seu território, está a transmitir confiança e satisfação. A Battersea Cats Home diz que uma cauda erguida diretamente para cima muitas vezes significa que o seu gato está a antecipar algo de si, como o seu brinquedo preferido ou alimento. E observe a ponta de uma cauda erguida; um pequeno tremor pode representar um momento particularmente feliz.
Posição: curvada como um ponto de interrogação sobre o dorso. Pode considerar fazer uma pausa das suas tarefas diárias para brincar com o seu gato se observar uma curva na cauda. Esta posição da cauda muitas vezes assinala um humor brincalhão e diz-lhe que o seu gato está pronto para partilhar um pouco de diversão consigo.
Posição: baixa. Cuidado! Uma cauda posicionada diretamente para baixo sugere um sentimento muito sério e pode representar agressão. No entanto, tenha em conta que certas raças, como os Persas, tendem a andar com as suas caudas para baixo por nenhum motivo especial.
Posição: à volta das pernas e/ou patas. Observará isto muitas vezes quando o seu gato estiver desconfiado com alguma coisa.
Posição: escondida. Esconder a cauda próximo do corpo indica medo. Alguma coisa está a assustar o seu gato.
Posição: felpuda para cima. Uma cauda que parece um escovilhão significa que o seu gato está bastante agitado e/ou assustado e está a tentar parecer maior para afastar o perigo. Não tente tocar no seu gato quando estiver neste estado, uma vez que a sua pele pode tornar-se vítima das garras e dentes do seu gato.
Posição: cauda a tremer. Se o seu gato tiver a cauda a tremer rapidamente para a frente e para trás, a PDSA avisa que isto é um sinal de que está a ficar aborrecido ou zangado. O seu gato pode tornar-se agressivo, por isso considere-o um aviso para se afastar.
Posição: cauda a balançar. Uma cauda a oscilar de um lado para o outro normalmente significa que o seu gato está focado num objeto. Pode ver esta posição da cauda imediatamente antes de o gato se atirar para um brinquedo ou quando estiver a ver um pássaro pela janela.
Posição: envolvida à volta de outro gato. Uma cauda envolvida à volta de outro gato transmite amizade e afeto, da mesma forma que mostra afeta ao colocar o seu braço à volta de alguém.