
Acabar com os maus hábitos
Marcar o território
O comportamento de “marcar o território” é natural nos gatos; é a forma deles deixarem informações sobre si próprios. Claro, que não vai querer que o seu gato tenha este comportamento em toda a sua casa!
Se tiver problemas em controlar este comportamento, a primeira cosia que deve fazer é determinar se o seu gato está mesmo a marcar território ou simplesmente está a urinar. Para urinar, os gatos têm tendência a baixar-se, se estiver a marcar território é usual ficarem de pé e lançarem pequenas quantidades de urina na direção de superfícies verticais.
Que posso fazer?
Leve o seu gato ao veterinário para ver se tem alguma doença do trato urinário inferior. Esta doença tem tratamento, mas é potencialmente muito grave, e pode fazer com que o seu gatinho esteja a urinar fora da caixa de areia e leve-o a pensar que ele está a marcar território.
Por vezes, o comportamento de marcar território pode significar que o seu gato está em stress. Deve pensar em coisas que aconteceram recentemente e afetaram o seu gatinho. Pode ser mudanças muito grandes, como a chegada de um bebé ou de um novo animal de companhia, ou, mudanças mais pequenas como uma nova disposição dos móveis no seu canto favorito da casa.
O que pode fazer para o seu gatinho sentir-se mais calmo e feliz?
Não deve punir o seu gato se ele manifestar o comportamento de “marcar o território”. Os gatos não entendem as repreensões, e como normalmente manifestam esse comportamento quando estão stressados, pode estar a intensificar o problema.
É muito importante limpar bem a área que o seu gato marcou, pois, se permanecerem resíduos, provavelmente irá marcá-la de novo.
Não pode usar produtos de limpeza normais, porque geralmente contêm amoníaco e cloro. Ambos são componentes básicos da urina de um gato, o que pode fazer com que o seu gato volte a manifestar o comportamento de marcação do território.
Em alternativa, lave com uma solução de detergente biológico diluída. Humedeça a zona e deixe secar. Uma vez seca, certifique-se se a zona não desbota e depois borrife com álcool. Não deixe o gatinho ir para essa zona até que esteja totalmente seca.
Esterilização
A esterilização dos machos soluciona o problema em 80% dos gatos, geralmente de forma imediata.
Quando o problema persiste
Na grande maioria dos casos, o problema de marcar o território é resolvido rapidamente. No entanto, se não houver alterações, não hesite em perguntar ao veterinário o que recomenda.