Psicologia dos gatinhos: Compreender o que o seu gato está a pensar
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Compreender o seu gatinho
Os gatos têm a reputação de serem bastante enigmáticos e difíceis de ler à primeira vista. Vale a pena tentar compreender o que o seu gatinho pensa e por que razão se comporta como se comporta. Desta forma, não só conseguirá compreender as suas intenções e criar um laço ainda mais estreito, como também o ajudará a controlar os comportamentos problemáticos, para que se torne um gato com quem gosta de partilhar a sua casa.
Como é que o seu gatinho se torna um gato inteligente?
Os gatinhos aprendem com a experiência. Se for uma experiência feliz, o seu gatinho vai querer repeti-la. Se for uma experiência desagradável, tentarão evitá-la. Quando se trata de treinar o seu gatinho, a coisa mais importante a lembrar é que as recompensas funcionam. Gritar não serve de modo algum; a única coisa que fará é assustar o seu gatinho.
Para desencorajar o seu gatinho de fazer algo que não quer que ele faça, crie uma associação positiva em torno de algo que ele pode fazer. Por exemplo, para evitar que ele arranhe os móveis, incentive a utilização de um poste para arranhar. Faça dele um centro de atividades emocionante, colocando brinquedos e um pouco de erva-dos-gatos à sua volta, e elogie quando estiver a ser usado.
Na maior parte das vezes, o comportamento indesejado é simplesmente o resultado do tédio. Se a sua relação com o gatinho for divertida e brincalhona, e se passarem algum tempo juntos, bem como se lhe derem muitos brinquedos estimulantes, não terá tempo para se meter em traquinices.
Qual o motivo de fazerem isto?
Lá se vai o comportamento normal! Por vezes, o seu gatinho faz coisas um pouco bizarras. Eis algumas explicações.
Porque é que o meu gatinho chucha nas coisas?
Por vezes, pode ver o seu gatinho a chuchar um cobertor ou um brinquedo. Algumas pessoas até acordaram e viram o seu gatinho a chuchar-lhes as orelhas! Algumas raças estão mais predispostas a este comportamento e, muitas vezes, os gatinhos desmamados mais cedo são mais suscetíveis a chuchar coisas. Tente alternar os brinquedos do seu gatinho para manter as coisas interessantes, mas se este comportamento se tornar excessivo, deve contactar um especialista em comportamento animal.
Pica é quando os animais comem objetos não alimentares. A pica pode ser perigosa se os gatos estiverem a ingerir coisas que bloqueiem a digestão, como tecido ou fio. Algumas plantas de interior podem também ser tóxicas para os gatos. É normal que os gatos comam relva, por isso não se preocupe com isso. Em casos raros, a pica pode estar associada a determinadas doenças, por isso, se estiver preocupado, não hesite em contactar o seu veterinário.
Porque é que o meu gatinho dorme tanto?
A maioria dos gatos dorme entre 13 e 18 horas por dia, embora isso dependa do seu temperamento e da sua idade. É provável que o seu gatinho durma ainda mais tempo. De facto, quando nascem, os gatinhos dormem a maior parte do tempo.
Muitas pessoas pensam que os gatos são noturnos, mas não são. Na verdade, são conhecidos como crepusculares, o que significa que são mais ativos ao anoitecer e ao amanhecer. Se toda a família notar que o gato não parece interessado em interagir noutras alturas do dia, pode ajudar esperar por momentos de brincadeira mais naturais.
Talvez já tenha ouvido a expressão: "Os cães têm tutores, os gatos têm staff". Bem, trata-se de um sábio adágio. Os gatos são mais felizes quando vivem nos seus próprios termos, por isso deixe-os, tanto quanto possível, escolher quando brincam, exploram e procuram alimentos, e tente deixá-los em paz quando descansam.
Revisto por Dra. Emma Milne BVSc FRCVS