Conselhos para manter o seu cão fresco no verão

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

O sol convida ao passeio! Com a chegada do verão, é provável que passe mais tempo no exterior. Quer seja no jardim, no pátio ou no parque, o importante é manter o seu melhor amigo confortável e feliz. Se souber como manter um cão fresco no verão, irá garantir que ambos usufruem do calor com toda a segurança! Vejamos algumas dicas de saúde e atividades divertidas para fazer com o seu cão no verão…

Golden retriever jovem a correr na praia

Manter o seu cão fresco no verão

A principal preocupação dos tutores no verão é que seu o cão fique com muito calor. É difícil saber quando o cão está a ficar demasiado quente, uma vez que este não fala, mas pode apresentar alguns sinais clássicos, como respirar com a boca aberta ou apresentar uma respiração ofegante excessiva. Se estes sinais estiverem presentes e se o seu cão parecer estar em pânico ao respirar ou estiver sempre deitado e não conseguir andar, deve tratar esta situação como uma emergência médica. Leve-o ao veterinário logo que possível e, entretanto, faça tudo o que puder para lhe arrefecer o corpo. Molhá-lo bem até alcançar a pele e mantê-lo envolvido em toalhas húmidas até chegar ao veterinário são medidas que podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

Quando temos muito calor, transpiramos. Mas, sabia que os cães não transpiram como as pessoas? No entanto, os cães têm glândulas sudoríparas nas patas! A principal forma de os cães se arrefecerem é através da respiração ofegante. Pensava-se que a respiração ofegante apenas deslocava o ar fresco sobre a língua, mas sabe-se agora que os cães têm um complexo sistema de turbinas nasais. Estas turbinas são muito irrigadas pelo sangue e os cães inspiram pelo nariz em caso de uma respiração ofegante. Isto permite que o ar fresco passe pelos vasos sanguíneos nas turbinas e arrefeça o sangue. É por isso que os cães de nariz achatado têm muita dificuldade em manterem-se frescos. O nariz é tão curto que não há espaço suficiente para as turbinas. Geralmente, este tipo de cão começa a respirar ofegantemente a temperaturas muito mais baixas do que os cães com um nariz normal. Os passeios nas alturas mais quentes do dia são sempre de evitar, mas muito mais se  o cão for de uma raça braquicefálica.

Nunca deixe qualquer cão no carro, mesmo em dias com uma temperatura moderada, sendo que, tragicamente, essa ação continua a matar muitos cães todos os anos. Mesmo que pense que não vai demorar muito e mesmo que deixe um pouco do vidro aberto, o seu cão pode morrer rapidamente de um golpe de calor. Não vale mesmo a pena correr riscos.

O seu verão está repleto de saídas em família, incluindo o seu cão? Se assim for, o seu cão também precisa de bagagem! Além da alimentação e dos medicamentos, não se esqueça de levar os seus brinquedos favoritos e uma cópia do boletim de vacinas. É ainda importante levar tudo o que é necessário para a viagem propriamente dita e delinear um plano à medida do conforto e da saúde do seu cão.

Sabia que algumas raças de cães suportam melhor o clima quente e as temperaturas de verão do que outras? Porquê? Os cães de pelo curto ou sedoso toleram melhor o calor do que os cães de pelo duplo e abundante. Se estiver prestes a adotar um cachorro ou caso se vá mudar para uma região mais quente, deve ter em conta esta lista de cães. Se o seu cão tiver pelo espesso ou longo, deve cortá-lo. Ninguém gostaria de usar roupas de inverno no verão, o mesmo acontece com os cães. Podem ficar um pouco diferentes, mas a diferença no conforto é enorme.

Border Collie a correr num túnel de agilidade

Atividades para fazer com o seu cão no verão

Corre uma brisa no ar, o sol brilha e os tutores e os seus cães mal podem esperar para ir para o exterior com as crianças brincar. Estreitar laços familiares através de jogos e atividades é a forma perfeita de passar uma tarde de verão. Desde ensinar um novo truque ao seu cão a explorar uma agradável floresta com sombras, há imensas ideias para todos criarem laços.

Uma forma de ajudar a manter o seu cão fresco no verão consiste em oferecer-lhe algo gelado e refrescante. À semelhança do tutor, o cão também gosta imenso de comer algo agradável e refrescante. Mime o seu cão com algumas delícias além das refeições usuais com uma receita caseira de gelados para cães, mas certifique-se de que não correspondem a mais de dez por cento da ingestão calórica diária. Até simples cubos de gelo infundidos com caldo de atum podem ser um mimo especial para muitos cães. Mas lembre-se de não os colocar no seu gin!

Se for para um espaço com piscina, talvez seja o momento ideal para ensinar o seu cão a nadar. Alguns cães têm um talento natural para nadar, aprendendo rapidamente os exercícios e tornando-se os seus melhores amigos na água.  

Quando estiver muito quente para permanecer no exterior, limite-lhe o exercício. Se lhe quiser dar acesso ao jardim, certifique-se de que o seu cão pode entrar e sair quando quiser, tanto para encontrar uma sombra como para ir para o interior. Certifique-se de que há sempre muita água fresca disponível por perto, tanto no interior como no exterior. Se ambos optarem pelo interior, tente tornar esse tempo divertido. Pode preparar uma caça ao tesouro com o seu biscoito preferido?

Acima de tudo, deixe-se guiar pelo seu cão. A maior parte dos cães adota rapidamente um ritmo instintivo quando o tempo está muito quente e permanece à sombra durante grande parte do dia. Com muita frequência, forçamos o cão a fazer exercício quando nem sequer querem e provavelmente não deveriam. Aproveite a oportunidade para ambos usufruírem de momentos agradáveis ao início da manhã e ao fim da tarde, e planeie os seus passeios para essas alturas.

jovem a brincar com cães no exterior

Aproveitar ao máximo as festas de verão

Das férias às celebrações sazonais, o verão é a estação em que os amigos e familiares se reúnem. Se estiver a planear um dia no exterior, leve uma bolsa térmica com alimentos e bebidas para as pessoas e pense também nos seus animais de companhia. Mantenha o seu cão em segurança no exterior levando um chapéu de sol para lhe proporcionar sempre sombra. Manter o seu cão fresco no verão é mais do que ter água disponível e mimá-lo ocasionalmente com um miminho fresco!

Ao planear um verão fantástico, certifique-se de que faz uma pausa de descanso e mergulhos juntamente com o seu cão. É fácil entrar na diversão e no entusiasmo da estação, mas a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Se não tiver preocupações quanto à saúde do seu cão, contacte o veterinário para obter orientações e conselhos sobre como mantê-lo fresco no verão. A exaustão e o sobreaquecimento podem afetar tanto os animais de companhia quanto as pessoas. Equilibre as atividades com o descanso à sombra e juntos terão, com certeza, um verão divertido e em segurança.

Biografia da autora

Angela Tague

Angela Tague

Angela Tague é uma tutora de animais e escritora da região centro-oeste dos Estados Unidos da América. Quando não está a fazer experiências na cozinha, a explorar trilhos naturais com o seu cão Leo ou num workshop de yoga, escreve a tempo inteiro para várias marcas sobre estilo de vida e tecnologia. Pode encontrá-la no Twitter ou no LinkedIn em @AngelaTague.

  

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS