Tornar o jardim seguro para o seu cão: Dicas de segurança

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

O seu jardim deve ser um refúgio de segurança e diversão para toda a família, incluindo o seu cão. Este espaço exterior é o local ideal para brincar com o seu cão, para o deixar explorar e ter algum estímulo quando tem pouco tempo para lhe dedicar, assim como para todos relaxarem e viverem momentos de tranquilidade e descanso. Mas o seu jardim também pode apresentar muitos perigos para o seu amigo curioso, pelo que é essencial garantir que está devidamente seguro. Vejamos quais são alguns dos perigos e como poderá ter mais tranquilidade se tornar o jardim seguro para o seu cão.

Perigos comuns no jardim

Os perigos mais comuns para os cães no jardim são as plantas, os produtos químicos, as ferramentas, os galpões ou as estufas, os repuxos de água e as cercas. Analisemos cada um deles.

Plantas

Muitas plantas comuns podem ser tóxicas para os cães e algumas são até fatais. Por exemplo, se o seu cão desenterrar um bolbo e começar a mastigá-lo, impeça-o porque os bolbos são muito perigosos. Seguem-se outras plantas que se podem revelar muito tóxicas para os cães: dedaleira, prímula, teixo, hera, ruibarbo, glicínia, tremoço, ervilha-de-cheiro, papoila, crisântemo e laburno. Pode encontrar mais informações sobre plantas venenosas no website da PDSA.

Tente certificar-se de que conhece o aspeto destas plantas e retire-as ou isole-as com cercas de boa qualidade e de tamanho adequado para o seu cão. Se constatar um comportamento ou sinais estranhos depois de o cão ter estado no jardim, contacte o seu veterinário. Os sinais podem incluir vómitos, letargia, hipersalivação ou convulsões, entre outros.

Produtos químicos

Gostamos que os jardins sejam locais bonitos, sem parasitas e com um belo mobiliário e cercas bem cuidadas. O que pode não saber é que os produtos que se costumam encontrar nos jardins podem ser perigosos e por vezes fatais para os cães. Os venenos para lesmas e roedores são especialmente tóxicos, assim como alguns inseticidas e produtos para combater as ervas daninhas. Leia atentamente as instruções e, acima de tudo, mantenha estes produtos fora do alcance do seu cão. Também terá de ter muito cuidado com produtos de conservação de madeira. Mantenha o cão no interior até que a superfície esteja devidamente seca e tenha o cuidado de limpar eventuais derrames. Se o seu cão tiver a pouca sorte de entrar em contacto com algo nocivo, ou se suspeitar que o fez, contacte o veterinário imediatamente.

Ferramentas, galpões e estufas

Se o seu cão estiver a brincar no jardim, nunca use máquinas de cortar relva, uma vez que podem causar ferimentos graves. Nunca deixe ferramentas com lâminas afiadas e pontiagudas espalhadas, pois se o cão as pisar pode sofrer ferimentos graves. Não deixe mangueiras ao alcance do cão para evitar que este as morda e que tudo fique molhado!

Tenha atenção aos galpões e às estufas e mantenha-os sempre fechados enquanto o seu cão estiver no jardim. Os galpões e as garagens são os locais onde se costuma guardar os elementos mais perigosos para os nossos animais de companhia. Os cães adoram entrar nas estufas porque são quentes, mas se ficarem presos no interior podem sofrer um golpe de calor que rapidamente se pode tornar fatal, à semelhança de ficar preso no automóvel num dia quente.

Repuxos de água

Certifique-se de que os repuxos de água e os tanques estão cobertos, especialmente quando o seu cão é jovem. O cão pode ter dificuldade em sair da água, sofrer ferimentos ou afogar-se. As algas que costumam crescer nos tanques são também uma potencial causa de doença nos cães, que podem sentir-se tentados a beber ou a brincar no tanque. Certifique-se de que existe muita água fresca disponível quando o seu cão está no jardim.

Cercas

Um dos cuidados a ter no jardim consiste em verificar que a cerca resiste ao seu cão antes de o deixar sair e de preferência antes de o cão fazer parte da família. A última coisa que quer é que o seu melhor amigo se perca ou sofra ferimentos na estrada. Uma cerca de boa qualidade é essencial para um jardim devidamente seguro para o seu cão. Mesmo que tenha uma boa vedação, os cães podem esgueirar-se pelos espaços mais estreitos, especialmente se ainda forem pequenos! Uma cerca robusta não pode ter espaços e tem de ser suficientemente alta para que o cão não a possa saltar. Os cães podem ser bastante ágeis quando querem ir dar um passeio sozinhos! Há também imensas empresas especializadas em cercas específicas para animais. Estas podem ser úteis para impedir o cão de sair, mas também para evitar a entrada de outros animais que possam envolver-se em lutas com o seu cão e causar-lhe ferimentos. Não use cercas nem coleiras elétricas destinadas a controlar o cão através de choques elétricos. Estes dispositivos simplesmente magoam o seu cão, causam-lhe medo e destroem a vossa amizade.

E por fim...

Não se preocupe demais! Pode parecer que o seu jardim é uma verdadeira armadilha, mas com algum planeamento e trabalho, o jardim pode tornar-se um refúgio seguro para o seu cão usufruir da sua companhia. Divirtam-se!

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS