Um guia para o tutor sobre as necessidades especiais das raças pequena e mini

$authorText
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Ver o mundo através dos seus olhos

Os cães de raça pequena são compreensivelmente populares, integrando-se nas nossas vidas e casas sem ocuparem demasiado espaço precioso, mas temos de considerar como o mundo é visto do ponto de vista deles. Tente colocar-se ao nível do seu cão — literalmente — e olhe à sua volta. Será o sofá muito alto? Será que o chão escorregadio da cozinha parece não ter fim? Mesmo as crianças parecem gigantes assustadores para o seu cão pequeno? Este é o ambiente do seu cão, sendo importante ver as coisas da perspetiva dele. Coloque a si próprio algumas questões-chave:

Será que as coisas são mais assustadoras vistas de baixo? Quando as pessoas e os objetos domésticos se aproximam, pode ser um pouco intimidante — pense num aspirador que é maior do que um humano para ter uma ideia de como o seu cão se pode sentir.

Quão longe da zona de descanso ou da zona de brincar estão os artigos essenciais como o bebedouro? A uma pequena corrida ou uma maratona de distância?

Se permite que o seu cão suba para determinados locais, quão alto tem de saltar? O seu cão beneficiaria de umas escadas para subir para determinados locais?

Todas as formas e tamanhos

A raça pequena e miniatura são uma celebração da grande variedade das formas caninas mini. Alguns são compactos e robustos, como os Jack Russell Terriers ou os West Highland White Terriers. Outros, como os Galgos Italianos, os Prague Ratters e os Chihuahuas podem ser mais sensíveis e delicados, exigindo naturalmente um tratamento mais gentil e cuidadoso.

Existem várias raças com características muito distintas, tais como o icónico Dachshund com um corpo comprido, o Chin Japonês de cabeça redonda, ou o Cão de Crista Chinês sem pelo. Cuidado com raças como esta. As características distintivas são muitas vezes extremas em comparação com outros cães, e estas características podem ter um efeito prejudicial na saúde e no bem-estar dos próprios cães. Escolha sempre uma raça pequena, mas procure escolher raças com proporções e um pelo normais.

Não importa qual seja o tamanho e a forma do seu cão, certifique-se de que tem em conta as suas necessidades ao considerar aspetos como o tamanho e a forma da cama, os comedouros e bebedouros, o tipo de trela e coleira ou arnês, os requisitos de temperatura e muito mais.

Síndrome do cão pequeno

Ser um cão pequeno num mundo grande pode ser um desafio. No entanto, os cães de raça pequena têm, muitas vezes, comportamentos maldosos ou perigosos que nunca seriam tolerados nos seus congéneres de raças maiores. Estes pequenos Napoleões utilizam regularmente estes comportamentos em primeiro lugar como uma espécie de mecanismo de defesa, mas podem rapidamente adotar este hábito se não forem corrigidos precocemente. Os tutores devem ter em mente que puxar a trela, fugir quando chamado, rosnar ou morder são comportamentos igualmente maus, quer provenham de um Chihuahua de 2 kg ou de um Rottweiler de 50 kg. Em ambos os casos uma socialização correta e treino podem fazer maravilhas.

Aprender e praticar comportamentos adequados numa grande variedade de situações desde tenra idade ajudará um cão de qualquer tamanho a sentir-se tranquilo e relaxado, ajudando a evitar comportamentos indesejáveis ou mesmo perigosos. Procure a ajuda de um treinador especialista, baseado em recompensas, que conheça a raça, ou procure uma aula de obediência local.

Menos significa mais

Cães de raça pequena e cães de raça grande têm diferentes requisitos calóricos. Uma vez que têm mais superfície por kg do que cães de raça grande, habitualmente gastam mais energia a um ritmo mais rápido para as funções normais do corpo, como manter-se quente. Também gastam mais energia simplesmente para se deslocarem. Enquanto o Labrador do seu vizinho caminha 100 passos até ao fim do quarteirão, o seu Lhasa Apso pode precisar de 400 para fazer a mesma distância.

Os cães de raça pequena podem precisar de mais calorias por kg de peso corporal diariamente do que os cães de raça grande, mas ainda assim deve ter-se cuidado para não aumentarem o seu peso em excesso. A obesidade é tão grave nos cães de raça pequena como em cães de raça grande.

Cachorros miniatura

Estes pequenotes precisam de mais calorias por grama de peso corporal e não conseguem acumular reservas de energia da mesma forma que os cachorros de raças maiores, pelo que necessitam de refeições densas em calorias mais frequentemente.

Os cachorros de raça mini e pequena devem ser alimentados com pequenas refeições frequentes ao longo do dia para compensar a sua pequena capacidade estomacal e a sua necessidade voraz de energia. Leia os rótulos dos alimentos para saber as quantidades certas e peça ao seu veterinário conselhos adaptados às necessidades individuais do seu cachorro.

Como para qualquer raça, cachorros de raça pequena devem ser protegidos, mas não tratados como bebés. Embora possa ser preciso um coração forte para olhar para um cachorro fofo como o Cavalier King Charles Spaniel com os seus enormes olhos castanhos e dizer "Não!", tem de o fazer. O treino precoce prepara o cão para ser um companheiro mais relaxado, fiável e melhor comportado mais tarde.

Viver durante muito tempo e bem

Os cães de raça pequena vivem, em média, significativamente mais tempo do que os cães de raça grande e gigante. Malteses, Chihuahuas, Yorkshire Terriers e Dachshunds miniatura são conhecidos por viverem mais de 12 anos. A esperança média de vida dos Caniches miniatura e dos Border Terriers é de cerca de 14 anos de idade, sendo a máxima de cerca de 20 anos.

Esta longa vida é muitas vezes combinada com a vida na cidade, e os cães de raça pequena necessitam de proteção extra para manter uma saúde ideal até aos seus anos de ouro. Para além de visitas regulares ao veterinário, cães de raça pequena beneficiam de antioxidantes adicionais para ajudar os seus organismos a combater os sinais de envelhecimento e da vida citadina.

Oferecer o alimento certo

Certifique-se sempre de que alimenta o seu cão de raça pequena ou mini com um alimento de elevada qualidade, completo e equilibrado, adequado ao seu cão. A escolha pode ser um pouco assustadora, por isso fale com o seu veterinário sobre o que recomenda e qual a quantidade de alimento a proporcionar para manter o seu melhor amigo em excelentes condições.

Revisto por Dra. Emma Milne BVSc FRCVS

Artigos relacionados