SER FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO
DE UM CÃO OU DE UM GATO
Ser família de acolhimento de um animal companhia é uma ótima forma de mudar a vida de um animal e de saber se o papel de tutor de um animal de companhia se adequa a si.
Conheça algumas dicas que o irão ajudar a preparar-se para a experiência de ser família de acolhimento de um animal de companhia.
O que precisa para ser família de acolhimento
O que esperar ao ser família de acolhimento
Ser-lhe-á pedido que preencha toda a documentação, e por vezes que se submeta a algum tipo de formação e a uma verificação de antecedentes. Algumas das questões que a associação lhe poderá fazer incluem:
Tem outros animais de companhia?
As suas vacinas deverão estar em dia e terão de ter o temperamento certo para viver com outro animal de companhia em casa.
Tem espaço para poder manter o animal de acolhimento separado?
É importante ter um espaço preparado para animais de companhia, onde os animais de acolhimento possam estar isolados. Por vezes, um animal de companhia pode ainda não ter levado todas as vacinas ou simplesmente precisar de um lugar para estar sozinho.
Tem tempo e flexibilidade para ser família de acolhimento de um animal de companhia?
Parte da razão pela qual os animais de companhia devem ter famílias de acolhimento é a possibilidade de serem socializados, pelo que terá de estar em casa frequentemente para interagir com eles.
Perguntas a fazer à associação
Deve sentir-se à vontade para colocar todas as dúvidas que possa ter sobre ser família de acolhimento durante o processo de aprovação. Algumas das perguntas que poderá fazer incluem:
- A associação fornece alimento e areia e cobre as despesas com cuidados médicos?
- O animal de companhia adotado está totalmente vacinado e desparasitado?
- O animal de companhia adotado tem historial de problemas de comportamento como agressividade?
- É possível devolver um animal acolhido se o animal não se adaptar à sua família?
- Existe a opção de escolher os animais que deseja acolher?
- Existe a opção de adotar o seu animal de acolhimento se decidir que gostaria de ficar com ele?
As respostas a estas perguntas provavelmente irão variar dependendo da associação. Independentemente da resposta, é importante certificar-se de que se sente confortável com as práticas e regras da associação antes de avançar.
A maioria das associações presta assistência
Não sabe quais os custos de ser família de acolhimento? Muitas organizações pagam os cuidados veterinários, enquanto outras fornecem os produtos necessários, tais como alimento e uma cama. Ligue para a sua associação local com antecedência e pergunte-lhes sobre as suas regras específicas.
*Dados Hill's em arquivo.