O que é o microbioma e porque é importante?

minutos de tempo de leitura

Um gato cinzento com o peito branco deita-se com os olhos fechados enquanto recebe uma festinha no queixo de um tutor de companhia carinhoso

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Já deve ter reparado que se fala muito em "microbioma intestinal" neste momento. O facto é que este realmente merece toda a atenção, porque o microbioma intestinal é extremamente importante para os seres humanos e para os gatos. O poder deste grande ecossistema é conhecido há algum tempo, mas só agora se começa a compreender a sua composição e é provável que ainda haja muito a descobrir. Por enquanto, sabemos que o microbioma intestinal pode ter um efeito profundo na saúde. Como é evidente, se algo correr mal, surgem problemas digestivos como fezes moles ou diarreia, mas a verdade é que o microbioma intestinal é muito mais poderoso do que isso.

O que é o microbioma intestinal?

O microbioma define-se como "combinação do material genético dos microrganismos num ambiente em particular." O microbioma intestinal é composto por milhões de pequenos organismos que vivem no intestino do gato. São sobretudo bactérias, mas há também protozoários e outros seres estranhos e incríveis. Há outras partes do corpo que também possuem microbioma, como a pele e a boca, também composto por bactérias e outros organismos. No entanto, o microbioma intestinal é a verdadeira estrela.

Diferentes alimentos nutrem diferentes tipos de organismos, pelo que o regime alimentar tem um importante papel a desempenhar na composição do microbioma do gato. Uma vez que os gatos têm de incluir a carne no regime alimentar, o seu microbioma tende a ser diferente dos cães e das pessoas.

Qual a importância do microbioma intestinal do gato?

Muitas bactérias e outros organismos no microbioma, especialmente a combinação dos diferentes tipos, são excelentes para o gato. Seguem-se algumas das importantes funções que desempenham:

  • Decompõem alguns alimentos que o organismo do gato não conseguiria decompor. 

  • Nutrem as células intestinais e mantêm o revestimento do intestino saudável e forte.

  • Mantêm as bactérias "nocivas" à distância.

  • Reforçam o sistema imunitário e mantêm-no saudável.

  • Contribuem para a produção de determinadas vitaminas.

Um microbioma equilibrado pode ainda ajudar a manter o gato em forma. Existe também uma sólida ligação entre o intestino e o cérebro, pelo que um microbioma intestinal saudável também ajuda a manter o gato feliz e saudável!

Tal como em muitos casos, só reparamos como algo é brilhante quando corre mal! No caso do microbioma intestinal, a disbiose é o desequilíbrio entre os diferentes tipos de bactérias. Os organismos inofensivos em números reduzidos são normalmente mantidos sob controlo pelas bactérias "saudáveis", mas se começarem a ganhar o combate pelo controlo, o ecossistema perfeitamente equilibrado começa a ficar instável. Isto pode ser causado por fatores como a mudança do regime alimentar, uso de antibióticos ou stress crónico.

Como se pode imaginar, quando a disbiose ocorre, o gato perde as grandes vantagens de um microbioma saudável. Consequentemente, pode ocorrer a deficiência de vitaminas, danos e inflamações intestinais, infeções, reações adversas alimentares e enfraquecimento do sistema imunitário. O gato pode não digerir corretamente os alimentos, pelo que também pode perder peso.

O que pode fazer para manter o microbioma do gato equilibrado?

Agora que compreende as vantagens do microbioma intestinal do gato e a importância do regime alimentar, converse com o veterinário sobre o alimento ideal para gato para o microbioma. Deste modo, apoiará o microbioma e fornecerá todos os nutrientes necessários para maximizar as vantagens.

Tente não usar antibióticos, a não ser que seja de facto imprescindível. Vivemos num mundo em que a resistência aos antibióticos é um verdadeiro perigo. Sabemos que estes podem eliminar as bactérias benéficas, pelo que deve aconselhar-se com o veterinário e evitar os antibióticos quando possível.

Converse com o veterinário sobre a vida doméstica do seu gato. Os gatos são seres subtis, com tendência para o stress, especialmente na presença de outros gatos. É possível que possa introduzir algumas mudanças em casa para promover uma vida feliz e um intestino saudável.

Se, por algum motivo, o seu gato tiver disbiose, nem tudo está perdido. O veterinário pode oferecer um alimento específico para ajudar a nutrir as bactérias benéficas. Também podem ser recomendados probióticos, que são suplementos com um elevado número de estirpes de bactérias benéficas para promover um microbioma saudável.

Como sempre, em caso de dúvida, pergunte ao veterinário. Está sempre ao dispor para ajudar e é preferível realizar uma consulta mais cedo do que tarde.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA