Limpar as patas do seu cão: Dicas para o sucesso

Publicado por Erin Ollila
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

O pelo do seu cão precisa de ser escovado regularmente, mas sabia que limpar as patas do seu melhor amigo é uma parte importante da sua rotina de escovagem?

Quando vai à rua ou até no seu jardim, as patas do seu cão são expostas a superficies ásperas, pisos molhados, sujidade e detritos. As patinhas adoráveis do seu cão ajudam-no a proteger-se de impactos, temperaturas extremas e terrenos irregulares. Ainda assim, é importante manter as suas patinhas em excelentes condições. Se a limpeza das patas não faz parte da rotina de cuidados do seu cão, eis como começar.

Com que frequência deve limpar as patas do seu cão?

Enquanto os banhos são recomendados de dois em dois meses, segundo a Elsevier, não há diretrizes específicas sobre a frequência com que deve realizar a higienização das patas de um cão. No entanto, deve prestar atenção às patas do seu cão regularmente. De acordo com o nível de exercício e a estação (verões e invernos extremos podem ser prejudiciais para as patas do seu animal de companhia), pode ajustar este plano para ir ao encontro das necessidades do seu cão. Se o seu melhor amigo o acompanha em muitos passeios, por exemplo, pode ser necessário verificar e lavar as suas patas após cada passeio. Por outro lado, se o seu cão passa a maioria do tempo dentro de casa e apenas dá pequenos passeios na vizinhança, talvez só precise de limpar as suas patas quando está mau tempo e estas ficam sujas ou molhadas.

Imagem aproximada das patas de um cachorro beagle.

Antes da higienização das patas

Os detritos costumam ficar presos entre as almofadas plantares ou unhas, por isso é importante verificar as patas do seu cão antes de iniciar a higienização. 

Tente detetar tudo o que é alheio às patas do seu cão, como espinhos, praganas e carraças, ou pedaços pequenos de vidro, conchas ou outros materiais. Também deve procurar lascas ou qualquer coisa incrustada nas unhas ou nas patas do seu cão. Se encontrar algo, remova com cuidado.

De seguida, caso tenha um cão com um pelo de tamanho médio ou comprido, reserve um momento para aparar o pelo debaixo das suas patas: tal previne que os pelos fiquem emaranhados e que a sujidade se agarre, ajudando as patas do seu cão a manterem-se limpas. O pelo deve ter aproximadamente o mesmo comprimento das almofadas plantares.

Limpar as patas do seu cão

Se já deu banho ao seu cão, a higienização das patas parecer-lhe-á um desafio simples. Depois de verificar as patas do seu cão e aparar o seu pelo, molhe as suas patas, coloque um pouco de champô suave para cães e enxague. Não se esqueça de ter sempre uma toalha à mão para secar as patinhas do seu cão, para que não escorregue ou deixe pegadas pela casa.

Para uma rotina de higienização após um passeio rápido, basta passar um pano com água sobre as patas do seu cão. Se optar por toalhitas, a revista Experto Animal recomenda apenas o uso de toalhitas sem perfume e feitas com ingredientes naturais, sem álcool ou componentes abrasivos. Pelo seguro, escolha toalhitas produzidas especialmente para cães ou peça recomendações ao seu veterinário. 

Não se esqueça de cortar as unhas e os presunhos do seu cão (os dedos adicionais nos lados das patas), se necessário. As unhas devem terminar um pouco antes de tocarem no chão e não deve ouvir um "tilintar" quando o seu cão caminha. Pode ser um desafio cortar corretamente as unhas de um cão, adverte a Soyunperro. Por isso, se não se sentir à vontade para o fazer, não se esqueça de pedir ajuda a um profissional ou ao seu veterinário na próxima consulta.

Limpar as patas do seu cão constitui apenas um dos inúmeros desafios que enfrenta enquanto tutor, mas é uma excelente oportunidade para criar um vínculo com o seu cão e relembrá-lo de que é o seu melhor amigo.

Biografia da autora

Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. Os seus textos podem ser encontrados na Internet e nas livrarias e incluem entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. Erin é uma especialista em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Siga-a no Instagram @ErinOllila ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Artigos relacionados