Cortar as unhas do seu cão

Publicado por
minutos de leitura

Quer saber como deve cortar as unhas do seu cão? Nesse caso, saiba que muitos tutores de animais de companhia que se preocupam com a saúde dos seus cães questionam-se sobre o mesmo assunto. Não interessa se adotou recentemente o seu primeiro animal de companhia ou se já tem esta dúvida há muito mais tempo, o que é importante é aprender a cortar corretamente as unhas do seu cão.

Quais são as vantagens de cortar as unhas do seu animal de companhia?

Antes de tentar cortar as unhas do seu cão, informe-se sobre os motivos pelos quais as deve cortar. Contrariamente à pedicure nos seres humanos, em que as unhas são cortadas e pintadas com verniz juntamente com uma massagem aos pés, a pedicure nos cães é efetuada para que as unhas não cresçam demasiado. Uma unha demasiado grande pode ser o catalisador de muitos problemas de saúde. Pense no que acontece sempre que uma unha comprida toca no chão quando o seu cão dá um passo: é exercida força nos tendões, o que provoca uma pressão desconfortável ao andar, refere o American Kennel Club. Ao longo do tempo, isso poderá provocar problemas de alinhamento que afetem não apenas a pata do seu cão, mas também a distribuição do seu peso, o que por sua vez afetará muitas outras articulações e músculos do seu corpo.

Uma unha comprida pode partir-se e causar dor ao seu animal. Além disso, nem sempre é possível corrigir as unhas partidas com um simples corte. Cortar ainda mais essas unhas poderá provocar problemas adicionais, podendo ser necessário recorrer ao veterinário. Finalmente, em condições extremas as unhas demasiado compridas poderão encravar. Isto costuma acontecer em cães mais velhos, que já sofrem de dores por terem as unhas compridas, o que os faz evitar andar em superfícies duras.

A beautician treats Shibu Inu dogs nails with a nail file

Ferramentas necessárias para a pedicure do seu cachorro

Se usar as ferramentas certas, cortar as unhas do seu cão torna-se-à bastante fácil. A melhor parte é que precisa de muito pouco para ser bem sucedido. Só precisa de um corta-unhas, pó coagulante, biscoitos e, possivelmente, de outra pessoa. Ah, e não se esqueça de convidar o seu cão.

1. Corta-unhas

A primeira e, possivelmente, mais importante ferramenta de que precisa é um corta-unhas. Existem diversos modelos que poderá adquirir, incluindo corta-unhas tipo guilhotina, tipo alicate e tipo tesoura. (Não se deixe assustar por estes nomes.) Peça a opinião do seu tosquiador ou veterinário quanto ao corta-unhas que recomendam especificamente para o seu cão. Os corta-unhas de guilhotina resultam melhor para cães pequenos; os corta-unhas tipo alicate ou tesoura são mais indicados para cães maiores. No entanto, a ferramenta que resultará melhor será aquela com que se sinta mais confortável.

Poderá optar por limas de unhas se preferir limar as unhas em vez de as cortar. Uma vez que a lima apenas permite remover uma pequena parte da unha de cada vez, pode ser mais seguro e evita fendas no sabugo do cão (os vasos sanguíneos sensíveis sob a unha). No entanto, as limas costumam ser ruidosas, levando a que alguns cães se sintam ansiosos ou receosos na presença do utensílio. Também demoram muito mais a cortar as unhas, pelo que o seu animal terá de ser paciente.

2. Pó coagulante

Se cortar demasiado a unha do cão, poderá começar a sangrar, gerando uma situação muito desconfortável. O pó hemostático ou outro agente coagulante recomendado pelo seu veterinário irá parar a hemorragia mais rapidamente. Tenha em atenção que só terá de utilizar o pó coagulante se o seu cão começar a sangrar devido a um corte muito rente.

3. Biscoitos

Os elogios por comportamentos positivos fazem com que o processo de cuidar do seu cão constitua um momento de felicidade para o seu animal e para si. Os biscoitos são especialmente úteis para cães jovens e ansiosos, que cortam as unhas pela primeira vez. Não se esqueça de, escolher biscoitos saudáveis e também de, o elogiar num tom de felicidade.

4. Outra pessoa

Embora a presença de outro ser humano seja opcional para executar esta tarefa, poderá ser útil pedir a um familiar ou amigo que ajude a segurar o seu cão enquanto lhe corta as unhas. Da mesma forma, se se sentir nervoso ou tiver tido problemas no passado, poderá deixar esta tarefa a cargo do tosquiador ou do veterinário. Não se esqueça de marcar consultas regulares, para que o seu cão não se sinta desconfortável entre os cortes.

No entanto, se sentir-se seguro, pode cortar as unhas ao seu cão sem ajuda.

Focus on chocolate lab's underside of his feet.

No entanto, se se sentir preparado, poderá cortar as unhas do seu animal de companhia sozinho.

Cortar as unhas de um cachorro é um processo bastante fácil. Basta levantar a pata do seu animal de companhia com um ângulo que lhe permita segurar na pata e colocar o corta-unhas (ou a lima) na zona da unha a remover. Depois, comece aos poucos. Corte secções muito pequenas até sentir que cortou o suficiente. Tenha cuidado para evitar o sabugo. Numa unha branca, deverá conseguir ver a sombra ligeiramente rosada do sabugo, ao olhar de lado. Numa unha preta é mais difícil. Se conseguir ver um pequeno ponto preto ao olhar diretamente para o corte, não corte mais. É provável que o sabugo esteja mesmo por trás dele.

No entanto, se tiver receio de cortar as unhas do seu cão seguindo estas instruções, poderá levar o seu animal de companhia ao tosquiador ou ao veterinário para que lhe forneçam instruções pessoalmente. Estes profissionais poderão mostrar-lhe pessoalmente as mesmas técnicas, deixando-o à vontade para realizar o processo por si próprio da próxima vez.

Não se esqueça do esporão. Segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Washington, uma vez que estas unhas se situam na parte lateral da pata, não exercem a mesma tração no chão que as outras unhas. Na verdade, as lesões do esporão são muito frequentes; mantê-lo cortado ajuda a evitar problemas. Corte-o da mesma forma que as outras unhas mas mantenha-o sob vigilância, pois poderá ser necessário cortá-lo com mais frequência.

Agora que já sabe como cortar as unhas dos cães, poderá perguntar-se qual o tamanho ideal. É impossível fornecer um comprimento exato para as unhas, uma vez que há cães de todos os tipos e tamanhos, mas o melhor indicador de que as unhas têm o tamanho certo é não tocarem no chão quando pousa a pata. Se ouvir o seu cachorro fazer clique, clique, clique ao dirigir-se até si, é provável que tenha de lhe cortar as unhas.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias. Erin tem uma vasta experiência profissional em SEO e tudo o que está relacionado com redes sociais. Ela licenciou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em escrita criativa. Entre em contato com ela no Twitter @ReinventingErin ou saiba mais sobre ela em http://erinollila.com.

ARTIGOS RELACIONADOS

PRODUTOS RELACIONADOS