Pele e pelo saudáveis

$authorText
minutos de tempo de leitura

Uma parte importante para manter o seu cão em boas condições é garantir que tem uma pele e pelo saudáveis. A quantidade de cuidados que o seu cão precisa varia, mas todos os cães devem ter um bom regime de grooming (banho e tosquia).

Pode encontrar vários locais que oferecem uma série de serviços de grooming a preços justos. Uma loja de animais local deve conseguir indicar-lhe um local de grooming privado com boa reputação, ou o seu veterinário local pode fornecer um serviço de grooming. Os colaboradores no centro de grooming terão devida formação, serão profissionais e estarão familiarizados com as necessidades da raça particular do seu cão. Também irão tratar da limpeza dos ouvidos do seu cão e do corte das suas unhas.

Grooming em casa

Pode optar por fazer o grooming do seu próprio cão, ou fazer a maior parte do trabalho com uma visita ocasional aos profissionais. Esta é uma excelente oportunidade para passar tempo com o seu cão, especialmente porque a maioria dos cães adora a atenção que recebem com uma boa escovagem.

Um pelo saudável será macio e relativamente suave mesmo em raças de pelo curto ou crespo. O pelo deve ser brilhante, mas não gorduroso e não deve ter um odor forte. Um cão com um pelo pouco saudável terá pelo seco e frágil com muita queda de pelo. O próprio pelo pode ser gorduroso ou ter um aspeto poeirento. Outros sinais de um pelo pouco saudável incluem peladas e um mau odor oleoso.

Escovar regularmente

A escovagem é a parte mais importante no grooming de um cão. As raças com pelo longo terão de ser escovadas duas vezes por semana, enquanto os cães que têm tendência a perda de pelo ou que têm subcamadas de pelo espesso, devem ser escovados uma vez por semana. Mesmo as raças com pelo curto beneficiarão de uma escovagem regular para remover o pelo solto.

Tal como qualquer trabalho, a escovagem exige as ferramentas certas e existem tantos tipos de escovas diferentes quanto os tipos de pelos de um cão. Idealmente, precisa de duas escovas, uma com dentes bem espaçados para a camada externa do pelo do seu cão e uma escova com dentes menos espaçados para escovar as camadas interiores e à volta do focinho. Pergunte ao veterinário ou cuidador o que recomenda.

Altura do banho

O "cheiro a cão" é causado normalmente por uma acumulação de bactérias e óleo no pelo de um cão. E embora o seu cão provavelmente fique perfeitamente feliz sem um banho, uma boa lavagem elimina esta acumulação. No entanto, é possível "lavar excessivamente" o seu cão, provocando pele seca e irritação. Por isso, a não ser que o seu cão esteja particularmente sujo (com lama, fezes, etc.), não o lave mais do que uma vez por mês.

Regra geral, não utilize um champô destinado a pessoas. O champô para bebés é seguro e não irrita os olhos, mas os detergentes são tão suaves que não removem a sujidade ou gordura. Idealmente, utilize produtos de limpeza formulados especialmente para os cães. O seu veterinário ou loja de animais local deve vendê-los.

Dieta apropriada

Outro aspeto muito importante para manter um pelo saudável é a dieta. O pelo é feito maioritariamente por proteína e quanto melhor for a dieta do seu cão, melhor será o seu pelo. Os alimentos que são ricos em ácidos gordos essenciais são particularmente bons para o pelo do seu cão. Se o seu cão apresentar sinais de problemas no pelo ou pele, a culpa pode ser da dieta. Certifique-se de que fala com o seu veterinário sobre que tipo de alimentos recomenda para o seu cão. 

Artigos relacionados

Produtos relacionados