Porque é que os Labradores têm sempre apetite? A ciência por detrás da saciedade

minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Há muito tempo que se diz que os Labradores estão sempre com apetite e parecem ser um poço sem fundo quando se trata de alimentos. Algumas raças, como a Labrador, são muito motivadas pelos alimentos, enquanto outras, como a Border Collie, são mais orientadas para as tarefas e para as pessoas. Então, porque é que os Labradores passam o tempo a procurar alimento e porque é que são mais predispostos a ficar obesos por causa disso?

Pode haver algumas razões para o seu Labrador parecer constantemente esfomeado, por isso, vejamos quais são.

Os Labradores são geneticamente mais famintos?

Em 2016, um estudo do jornal Cell Metabolism descobriu que os Labradores e alguns Flat Coat Retrievers têm uma mutação genética específica que não existe noutros cães. Esta mutação genética afeta a sua motivação para comer, aumenta a probabilidade de armazenar gordura e torna-os mais predispostos à obesidade. O estudo também descobriu que esta mutação era mais comum em cães que eram selecionados como cães de assistência do que naqueles que se tornavam animais de companhia.

O gene POMC, que é o gene afetado, está também ligado à obesidade nos seres humanos e está envolvido na saciedade. Saciedade significa sentir-se "cheio". Parece que a mutação nos Labradores faz com que não se apercebem quando estão "cheios", por isso nunca se sentem saciados e continuam a procurar alimento.

Outras causas de apetite que deve excluir

Se tem um cão que parece estar constantemente com apetite, pode não ser apenas devido aos seus genes. Quando o seu cão olha para si com esses olhos suplicantes, pode ser muito tentador ceder, mas isso pode tornar-se um ciclo muito vicioso e pouco saudável. Os cães que têm excesso de peso enquanto cachorros tornam-se cães adultos com excesso de peso e podem ser propensos à obesidade para toda a vida. Assim, se tiver um Labrador, é aconselhável discipliná-lo desde o início no que diz respeito ao comportamento alimentar e à hora das refeições.

Fale com o seu veterinário sobre o índice de condição corporal (ICC). Esta é uma forma de garantir que o seu cão tem o peso ideal para o seu tamanho, raça e idade. Fazer com que o seu cão esteja em forma ao longo da vida tem muitos benefícios para a saúde.

Evite maus hábitos alimentares no seu cão

Obtenha bons hábitos no que toca à alimentação. Os cães que estão constantemente a pedir alimento podem tornar-se um verdadeiro incómodo à hora das refeições e pode ser um hábito difícil de quebrar uma vez que esteja enraizado. Podem parecer que têm fome, mas muitas vezes o fazem porque sabem que funciona. Certifique-se de que todos os membros da família, incluindo as visitas, sabem que não é permitido dar outro tipo de alimentos que não o alimento próprio para o seu cão.

Pese o alimento do seu cão para se assegurar que lhe oferece a quantidade correta. Se o seu Labrador, ou qualquer outro cão, parece ter fome durante o dia, divida a quantidade diária em três ou quatro refeições. Se isto não ajudar, fale com o seu veterinário para saber se um alimento mais saciante e com menos calorias pode ser adequado para reduzir o apetite.

Parasitas nos cães

Certifique-se de que a desparasitação do seu cão está atualizada. Embora as infestações muito fortes de parasitas não sejam muito comuns hoje em dia, os parasitas ainda podem ser um problema, especialmente se o seu cão voraz comer todo o tipo de coisas que encontra enquanto passeia. A diferença aqui é que os cães que têm apetite devido aos parasitas não aumentam o peso e podem até perder.

Problemas de saúde

Os Labradores são mais propensos a determinadas doenças, o que também pode tornar a obesidade um problema maior. Problemas no cotovelo e anca são muito comuns na raça e, se o seu cão não conseguir fazer exercício, necessitará de menos calorias. No caso de problemas ortopédicos, é especialmente importante mantê-los em forma para reduzir ao mínimo a pressão sobre as articulações.

Os Labradores também são predispostos ao hipotiroidismo, que é uma glândula tiroide pouco ativa. A tiroide controla o metabolismo, pelo que os cães afetados por esta doença tendem a apresentar letargia e aumento do apetite e são mais predispostos ao aumento de peso. Se o veterinário suspeitar de hipotiroidismo, terá de efetuar determinados exames ao sangue para confirmar ou excluir a hipótese.

Resumindo

Embora o seu Labrador possa ter uma desculpa genética para ser insaciável, continua a ser muito importante controlar o seu peso. A obesidade é muito prejudicial para a saúde do seu cão e está comprovado que encurta o seu tempo de vida. Para passar o máximo de tempo com o seu melhor amigo, mantenha-se forte e não ceda ao seu olhar doce e esfomeado!

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA