O meu cão dorme o dia todo: É normal?

Publicado por Chrissie Klinger
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Já terá pensado: "O meu cão dorme o dia todo." Que inveja! Os cães dormem mais do que os humanos, e embora possamos ter um pouco de inveja dos seus luxuosos hábitos de dormir cinco horas, devemos compreender porque é que os cães dormem tanto e reconhecer quando o seu sono é realmente excessivo.

Quantas horas precisa o meu cão de dormir?

Quando está com outros tutores de animais de companhia, provavelmente questiona se o cão deles dorme o dia todo também. Infelizmente, comparar os hábitos do seu cão pode não ser a melhor forma de avaliar o que é normal. A quantidade de horas de sono que o seu cão precisa depende de vários fatores: idade, raça, nível de atividade e condições ambientais.

Se o seu cão dorme, por norma, entre 12 e 14 horas por dia, em princípio não terá razão para se preocupar, de acordo com o Experto Animal. No entanto, se o seu cão dorme mais de 15 horas por dia, deve prestar muita atenção à forma como se comporta quando está acordado. Se parece letárgico ou desligado de pessoas e de outros animais de companhia, está na hora de consultar o seu veterinário.

Tenha em consideração as alterações ambientais quando o seu cão parece estar a dormir mais do que o habitual. Os hábitos de sono dos cães são afectados por pequenas alterações nas suas vidas.

  • Novos animais de companhia: Se subitamente aparecer um gatinho a correr pela casa, o seu cão pode começar à procura de um local tranquilo para descansar.
  • Clima quente: Se o seu cão dorme muito no verão, preste atenção aos sinais de golpe de calor como letargia, salivação excessiva ou vómitos.
  • Uma alteração na rotina: Conseguiu um novo emprego ou alterou o seu horário de trabalho? Um cão que passa muito tempo sozinho em casa pode sentir-se aborrecido ou solitário.
  • Mais tempo para brincar: O seu cão começou a frequentar uma nova creche para cães? Estão ambos a treinar para uma corrida de 5 quilómetros? Mais horas de exercício físico podem deixar o seu cão exausto, e pode levar algum tempo para que este se adapte ao novo nível de exercício antes de voltar ao seu padrão normal de sono.

Golden retriever a dormir numa manta de flanela vermelha.

Cachorros: Brincar muito, dormir muito

A idade é um fator muito importante no que diz respeito às necessidades de sono de um cão. Assim como os bebés que precisam de ter muitas horas de sono, os cachorros também podem ter que dormir entre 18 a 20 horas por dia, refere a Experto Animal. Este descanso é essencial para o sistema nervoso central, imunitário e músulo-esquelético. A maioria dos cachorros completa o sono que precisa, ao fazer várias sestas ao longo do dia. Para que possa estabelecer uma rotina, encoraje o seu cão a dormir no mesmo local tranquilo e confortável e tente evitar que crianças ou outros animais de companhia o perturbem.

Os cachorros com menos tempo de vida precisam de uma hora fixa para dormir. Todas as noites à mesma hora, apague as luzes e termine o estímulo sonoro como os sons da televisão, para convencer o seu animal de companhia de que deve dormir nesse momento.

O sono e o envelhecimento

Os cães mais velhos tendem a precisar de mais sono do que os cães jovens ou adultos, e muitas vezes demoram mais tempo a recuperar do esforço. A Misanimales lembra que os cães sénior podem, por vezes, tornar-se menos ativos devido a dor nas articulações. Se o seu cão anda a dormir mais e tem dificuldades na locomoção, pode estar a desenvolver osteoartrose.

Uma consulta veterinária ajudará a perceber o que pode estar a causar este excesso de sono. Se o seu cão for diagnosticado com osteoartrose, o veterinário poderá recomendar que altere a sua cama para um local mais quente e acolchoado e que controle o seu peso para evitar sobrecarregar as suas articulações.

Dois narizes de cães a espreitar por baixo de um cobertor

O meu cão dorme o dia todo: Outros fatores

Normalmente, os cães de raça grande precisam de dormir mais horas do que os de raça pequena. OsTerra Nova, São Bernando, Mastiff e Cão de Montanha dos Pirinéus são especialmente conhecidos por serem amorosos e leais "tapetes". Se o seu cão de raça gigante adora dormir, provavelmente está-lhe no sangue.

Nestes casos, provavelmente não terá que se preocupar com uma sestinha ou outra a mais, mas se o sono extra do seu cão for acompanhado por uma mudança nos padrões alimentares, sede invulgar, ou aumento do volume urinário, está na altura de procurar cuidados médicos. Por vezes, esta combinação pode apontar para diabetes canina ou doenças renais.

Também pode ser uma boa ideia observar como age o seu cão durante o sono. Embora a maioria dos tutores de cães já tenha visto o seu cão a correr durante o sono, outros movimentos podem constituir um "red flag" para uma questão subjacente. Um cão que ressona ou que tem alterações na respiração pode ter problemas respiratórios. Por outro lado, um cão que dorme tão profundamente que nem ouve uma campainha a tocar, pode estar a perder a audição.

Se estiver preocupado com os padrões de sono do seu animal de companhia, vigie o seu comportamento a comer, a brincar e a fazer as necessidades, assim como os comportamentos de sono pouco característicos. Afirmar "o meu cão dorme o dia todo" não é suficiente para diagnosticar um potencial problema, por isso certifique-se de que o seu veterinário tem a informação suficiente para descobrir o que se está a passar.

Bons sonhos

No que diz respeito aos padrões de sono de um cão, não há uma resposta fácil para a pergunta "estará o meu cão a dormir muito (ou muito pouco)?". A melhor forma de descobrir é acompanhar e registar um dia típico do seu cão e partilhar esta informação com o seu veterinário nas revisões periódicas. O seu veterinário pode confirmar se os padrões de sono são normais para o seu cão e, se não forem, poderá recomendar a realização de exames. Quando se aperceber que os padrões de sono do seu cão são normais, também poderá dormir descansado sabendo que o seu cão está bem e saudável.

Autora

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é uma tutora que gosta de partilhar a sua casa com os seus melhores amigos, os dois filhos e com o seu marido. Chrissie gosta de passar tempo com todos os membros da família quando não está a ensinar, escrever ou publicar no blogue. Esforça-se por escrever artigos que ajudem os tutores a terem uma vida mais ativa e significante com os seus animais.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Becky Mullis, DVM, DACVIM (Nutrition)

Artigos relacionados