Ter um cão novo já é desafiante o suficiente para a maioria dos tutores, motivo pelo qual os especialistas não recomendam a adoção de dois cachorros ao mesmo tempo. No entanto, se já trouxe dois cachorros para casa, pode duplicar a diversão com as técnicas de socialização e treino adequadas.
Quer descobrir como treinar dois cães ao mesmo tempo? Veja como, aqui.
Treinar dois cachorros: O que pode correr mal?
Não há dúvida de que é mais difícil adotar dois cachorros ao mesmo tempo. No entanto, ao compreender e antecipar os principais desafios, os tutores podem treinar e socializar ambos os cães para serem maravilhosos animais de companhia.
Juntamente com as considerações práticas decorrentes da adoção de dois cachorros (Quão caros serão os cuidados veterinários?; Tenho espaço?), educá-los traz alguns desafios especiais:
Dois cachorros são mais suscetíveis de formarem laços entre si, em vez de formarem laços com a sua nova família.
Os cachorros adotados ao mesmo tempo podem mostrar-se ansiosos ou tímidos quando separados.
Cada cão é único, pelo que cada cachorro aprenderá e treinará ao seu próprio ritmo.
Estratégias de treino
Se adotou dois cachorros, há medidas que pode tomar para prevenir problemas de comportamento e que o ajudarão a treinar ambos em simultâneo. Muitas destas sugestões envolvem que os cachorros passem tempo separados:
À noite, deixe os cachorros em casotas separadas. O treino para ficar na casota ajuda na segurança, no controlo de danos, no treino para fazer as necessidades em casa e nas viagens. Os seus novos cachorros devem ficar em casotas separadas, mas perto o suficiente para que possa ouvi-los à noite, se precisarem de si.
Treine-os individualmente. Se estiver a treinar dois cachorros, os cães devem frequentar as aulas de treino separadamente. Se o treino for em casa, treine um dos cães enquanto o outro está com outro membro da família numa zona separada ou ocupado com uma bola dispensadora de alimentos. Pode também prender o cachorro com uma coleira longa e confortável para que se habitue a ver o outro a receber atenção.
Socialize e brinque com cada um separadamente. Isto cria a independência dos cachorros e permite ao cão mais tímido brincar sem competir pela sua atenção. Quando vai à rua fazer algum recado, ou cumprimentar um amigo na sua casa à prova de cachorros, tente levar os seus melhores amigos de forma alternada.
Leve-os à rua um de cada vez. Dê a cada um dos cães toda a sua atenção no seu passeio diário. Mesmo com trelas separadas, se passear sempre os seus cachorros juntos, o cachorro menos confiante precisará da presença do outro cão para se sentir confiante e seguro. Isto também dá a cada cachorro tempo para farejar e conhecer outros cães à sua maneira.
Não está a tentar afastar estes dois potenciais melhores amigos. Pelo contrário, está apenas a dar a cada um o seu próprio espaço para ser quem é, à medida que se desenvolve e se torna um cão adulto e bem adaptado. À medida que começa a compreender as suas personalidades independentes e as qualidades de cada um, pode começar a incorporar mais atividades de grupo que lhes permita treinar ao mesmo tempo. Certifique-se de dar a cada um a sua quota-parte de amor e atenção, para que a sua atenção não se torne um recurso escasso que desencadeia conflitos ou mesmo lutas mais sérias. Treinar dois cachorros requer apenas uma diligência extra para garantir que cada cachorro recebe a mesma atenção.
Cães felizes, tutor feliz
Antes de adotar, deve ter em conta o tempo e os custos. Isto é ainda mais importante se trouxer dois para casa! Se decidir duplicar o número de cães, poderá ter sucesso se respeitar as suas personalidades individuais, treinando-os adequadamente e passando tempo com eles junto de pessoas e outros cães. Adotar estas medidas vai ajudá-lo a criar laços com os seus cães para toda a vida e a instaurar uma base firme, para que os seus cachorros vivam uma vida feliz e perfeitamente adaptada à sua nova família.
Biografia da autora

Kara Murphy
Kara Murphy é uma escritora freelance e tutora de animais de companhia que vive em Erie, Pa. Tem uma goldendoodle chamada Maddie.
Artigos relacionados
-
Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão
O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.