
Os cães podem comer peru?
Pode ser tentador partilhar uma suculenta fatia de peru com o seu cachorro louco por carne, especialmente no natal. Mas poderão os cães comer peru em segurança? Continue a ler para saber porque não é normalmente recomendável partilhar carne de peru e porque cães e ossos de peru são uma combinação perigosa.
Os cães podem comer carne de peru?
Poderá não ter reparado, mas o peru é um ingrediente comum dos biscoitos e alimentos para cão. Carne de peru sem pele, sem temperos e que tenha sido devidamente cozinhada é, na verdade, excelente para ser consumida em pequenas quantidades por cães. A carne de peru picada, desde que seja simples e não tenha aditivos, também é perfeitamente saudável para cães.
O problema em alimentar os cães com peru não é propriamente a carne. Segundo o American Kennel Club, estas são as razões pelas quais não deve partilhar peru com o seu cão:
- A gordura da pele do peru pode provocar pancreatite, uma doença que faz com que o pâncreas fique inflamado e inchado. Para além de provocar desconforto e dores ao seu cão, também pode provocar graves complicações de saúde.
- O tempero adicionado ao peru cozinhado pode irritar os intestinos do seu cão e provocar problemas digestivos, como vómitos e diarreia.
- O peru é normalmente temperado com alho e cebola, sendo ambos tóxicos para os cães.
- Carnes frias, cachorros quentes de peru e outros tipos de carne de peru processada contêm quantidades elevadas de sal e conservantes que podem ser nocivos para a saúde e perturbar o estômago do seu cão. Dê ao seu cão carne processada apenas ocasionalmente e em quantidades muito pequenas; pode, por exemplo, utilizar um bocado pequeno de cachorro quente de peru para disfarçar um comprimido. É pouco saudável, e até perigoso, alimentar regularmente o seu cão com qualquer tipo de carne fria, segundo Top Dog Tips.
Ossos de peru: serão prejudiciais para os cães?
Apesar de não haver dúvidas de que os cães gostam de mastigar e comer ossos, isso pode ser prejudicial para eles, segundo o AKC. Pequenos ossos de aves, incluindo ossos de peru e de galinha, são especialmente perigosos. Roer ossos pode provocar:
- Ferimentos na boca e na garganta
- Asfixia ou obstrução da garganta
- Bloqueio intestinal
- Perfuração do estômago ou da mucosa intestinal
- Obstipação ou movimentos intestinais dolorosos
- Hemorragia retal
Algumas destas lesões, como o bloqueio intestinal, poderão necessitar de cirurgia de emergência para serem resolvidas.
O meu cão já comeu um osso de peru: o que devo fazer?
Apesar de todos os esforços para o evitar, é possível que, a dada altura, o seu cão consiga chegar à proibida carne ou a um osso de peru, engolindo-o antes que o consiga parar. Se isso acontecer, é importante não entrar em pânico. Não tente tirar a comida ao seu cachorro, especialmente se ele tiver tendência para um comportamento agressivo em relação à comida. Se suspeitar que o seu cão comeu um osso, contacte o seu veterinário para ser aconselhado, sugere o AKC. Ele pode dizer-lhe como reduzir o risco de lesão no seu cão.
Tenha atenção ao seu animal de companhia. Contacte imediatamente o seu veterinário se o seu cão tiver dificuldades ou dores quando tentar defecar alguns dias depois de ingerir um osso, dado que podem existir fragmentos a provocar irritação (retal). Outros sinais de que deve procurar a ajuda do veterinário são:
- Letargia
- Perda de apetite
- Vómitos
- Obstipação ou tenesmo
- Fezes com sangue
- Abdómen aumentado ou dilatado
- Agitação ou dificuldade em estar confortável
Se pretende que o seu cão desfrute o sabor do peru em segurança, sem o risco de ossos ou aditivos pouco saudáveis, dê ao seu cachorro um biscoito feito com peru. Ele vai ficar contente e você ficará tranquilo por saber que a saúde dele não está em perigo.
Jean Marie Bauhaus
ARTIGOS RELACIONADOS
-
Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão
O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.