Porque é que os cães vomitam depois de comer?

Publicado por
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

O seu cão vomita depois de comer? Existem algumas razões que podem explicar o desconforto no estômago, que o seu melhor amigo está a sentir. 

Primeiro pense nos motivos básicos: Trocou o alimento do seu cão? Ele está a competir com outros cães para comer? Ingeriu relva, recentemente? Todas estas questões podem ajudar a decifrar porque razão o seu cão vomita após comer. Descubra o porque e quando deve consultar o veterinário.

Transição alimentar

Mudar repentinamente o alimento do seu cão (para um novo sabor ou marca) pode provocar alterações gastrointestinais. É fundamental fazer uma transição lenta e gradual de um alimento para outro, que geralmente ocorre num intervalo de 7-10 dias. Antes de trocar deve consultar um veterinário. Se continuar a observar algum desconforto abdominal ou vómitos deve levá-lo o mais rapidamente possível ao veterinário, pois o seu melhor amigo pode ter alguma intolerância alimentar ou um problema mais sério (obstrução por um corpo estranho ou uma doença sistémica).

Se recentemente mudou o alimento do seu cão para algum da Hill’s comece por oferecer uma pequena quantidade e aumente gradualmente até que seja o único alimento que o seu cão come.

Comer rápido devido a ansiedade

Three dogs eat wet dog food off white plates on the patio of a beach villa.

Apesar da maioria dos tutores achar que o seu cão vomita devido a alguma sensibilidade alimentar, pode não ser esse o motivo. Ansiedade ou medo podem ser um dos motivos pelo qual o seu cão vomita após comer. O seu cão está a competir com outros cães para comer? A marcação de território pode ser a razão do seu melhor amigo estar a fazer isso, que consequentemente pode sobrecarregar o estômago e diminuir a quantidade de saliva que é normalmente ingerida com o alimento e funciona como uma espécie de amortecedor. Tal como acontece connosco, o stress pode provocar um aumento da quantidade de ácido no estômago e náuseas.

Quando os cães comem rápido demais, não chegam a mastigar o alimento por completo. Também acabam por ingerir uma quantidade significativa de ar, que pode provocar regurgitação ou vómitos. Se notar o seu cão ansioso, deve colocar o comedouro num lugar isolado, sem outros animais por perto, e fornecer pequenas quantidades de alimento que deve de ir aumentando de forma gradual.

Woman holding a dog in a red collar.

A ansiedade no seu cão altera muitas vezes a forma como ele se alimenta e pode ser provocada por outros fatores. Recentemente modificou alguma coisa na sua casa que possa ter interferido com a rotina do seu melhor amigo? Mudou de casa? Existiu alguma mudança no seu horário de trabalho? Alterações como estas podem despertar stress no seu cão e consequentemente provocar alterações gastrointestinais. Se desconfiar que algum destes motivos possa ser a razão para o seu melhor amigo estar a vomitar depois de comer dê-lhe mais atenção, amor, carinho e brincadeira para que ele se sinta seguro e confortável. Lentamente, com o tempo, acabam por se adaptar às novas rotinas e voltam ao que eram. É, também, fundamental monitorizar os hábitos alimentares do seu cão para garantir que não há um problema mais sério, pois se existir alguma alteração deve consultar o veterinário. Normalmente, a ansiedade não é a causa mais comum de vómito, mas sim outros problemas de saúde.

Adoram  pelo sabor

Como com a ansiedade, o seu cão pode comer muito depressa por gostar do sabor do alimento. Não é errado o seu melhor amigo gostar do sabor da sua refeição, porém deve existir sempre a preocupação que ele está a receber todos os nutrientes essenciais. 

Como solução pode lhe oferecer o alimento em pequenas quantidades até voltar a observar uma ingestão regularizada. Além disso, pode repartir a sua refeição num comedouro maior por diversas porções, com o objetivo do seu cão demorar mais tempo a comer e consequentemente reduzir as probabilidades de existir vómitos após a ingestão. Atualmente, também, já existe uns brinquedos especiais que procuram que o seu cão trabalhe arduamente para obter o alimento. Contudo, deve sempre controlar se eles comem todo o alimento e não ficam frustrados com estes novos sistemas.

Recentemente ingeriu relva

Os cães podem ingerir relva por diversas razões, sem existir efeitos adversos. Contudo, existe cães que comem a relva para vomitarem a causa do desconforto que sentem. Se for uma pequena indisposição, o seu cão deve sentir-se melhor após ter vomitado a relva e o alimento, não precisando de cuidados médicos adicionais. Deve manter o seu melhor amigo sempre hidratado e em vigia para verificar que os vómitos não continuam e que não existe algo mais sério. 

Se os vómitos não pararem, consulte o seu médico veterinário o mais rápido possível, pois a causa do problema pode ser mais grave e um simples ato médico pode fazer o seu cão sentir-se melhor.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de companhia, que acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias.

 

ARTIGOS RELACIONADOS