Porque é que os cães vomitam depois de comer?

Publicado por
minutos de leitura

O seu cão vomita depois de comer? Existem algumas razões que podem explicar o desconforto no estômago, que o seu melhor amigo está a sentir. 

Primeiro pense nos motivos básicos: Trocou o alimento do seu cão? Ele está a competir com outros cães para comer? Ingeriu relva, recentemente? Todas estas questões podem ajudar a decifrar porque razão o seu cão vomita após comer. Descubra o porque e quando deve consultar o veterinário.

Transição alimentar

Mudar repentinamente o alimento do seu cão (para um novo sabor ou marca) pode provocar alterações gastrointestinais. É fundamental fazer uma transição lenta e gradual de um alimento para outro, que geralmente ocorre num intervalo de 7-10 dias. Antes de trocar deve consultar um veterinário. Se continuar a observar algum desconforto abdominal ou vómitos deve levá-lo o mais rapidamente possível ao veterinário, pois o seu melhor amigo pode ter alguma intolerância alimentar ou um problema mais sério (obstrução por um corpo estranho ou uma doença sistémica).

Se recentemente mudou o alimento do seu cão para algum da Hill’s comece por oferecer uma pequena quantidade e aumente gradualmente até que seja o único alimento que o seu cão come.

Comer rápido devido a ansiedade

Three dogs eat wet dog food off white plates on the patio of a beach villa.

Apesar da maioria dos tutores achar que o seu cão vomita devido a alguma sensibilidade alimentar, pode não ser esse o motivo. Ansiedade ou medo podem ser um dos motivos pelo qual o seu cão vomita após comer. O seu cão está a competir com outros cães para comer? A marcação de território pode ser a razão do seu melhor amigo estar a fazer isso, que consequentemente pode sobrecarregar o estômago e diminuir a quantidade de saliva que é normalmente ingerida com o alimento e funciona como uma espécie de amortecedor. Tal como acontece connosco, o stress pode provocar um aumento da quantidade de ácido no estômago e náuseas.

Quando os cães comem rápido demais, não chegam a mastigar o alimento por completo. Também acabam por ingerir uma quantidade significativa de ar, que pode provocar regurgitação ou vómitos. Se notar o seu cão ansioso, deve colocar o comedouro num lugar isolado, sem outros animais por perto, e fornecer pequenas quantidades de alimento que deve de ir aumentando de forma gradual.

Woman holding a dog in a red collar.

A ansiedade no seu cão altera muitas vezes a forma como ele se alimenta e pode ser provocada por outros fatores. Recentemente modificou alguma coisa na sua casa que possa ter interferido com a rotina do seu melhor amigo? Mudou de casa? Existiu alguma mudança no seu horário de trabalho? Alterações como estas podem despertar stress no seu cão e consequentemente provocar alterações gastrointestinais. Se desconfiar que algum destes motivos possa ser a razão para o seu melhor amigo estar a vomitar depois de comer dê-lhe mais atenção, amor, carinho e brincadeira para que ele se sinta seguro e confortável. Lentamente, com o tempo, acabam por se adaptar às novas rotinas e voltam ao que eram. É, também, fundamental monitorizar os hábitos alimentares do seu cão para garantir que não há um problema mais sério, pois se existir alguma alteração deve consultar o veterinário. Normalmente, a ansiedade não é a causa mais comum de vómito, mas sim outros problemas de saúde.

Adoram  pelo sabor

Como com a ansiedade, o seu cão pode comer muito depressa por gostar do sabor do alimento. Não é errado o seu melhor amigo gostar do sabor da sua refeição, porém deve existir sempre a preocupação que ele está a receber todos os nutrientes essenciais. 

Como solução pode lhe oferecer o alimento em pequenas quantidades até voltar a observar uma ingestão regularizada. Além disso, pode repartir a sua refeição num comedouro maior por diversas porções, com o objetivo do seu cão demorar mais tempo a comer e consequentemente reduzir as probabilidades de existir vómitos após a ingestão. Atualmente, também, já existe uns brinquedos especiais que procuram que o seu cão trabalhe arduamente para obter o alimento. Contudo, deve sempre controlar se eles comem todo o alimento e não ficam frustrados com estes novos sistemas.

Recentemente ingeriu relva

Os cães podem ingerir relva por diversas razões, sem existir efeitos adversos. Contudo, existe cães que comem a relva para vomitarem a causa do desconforto que sentem. Se for uma pequena indisposição, o seu cão deve sentir-se melhor após ter vomitado a relva e o alimento, não precisando de cuidados médicos adicionais. Deve manter o seu melhor amigo sempre hidratado e em vigia para verificar que os vómitos não continuam e que não existe algo mais sério. 

Se os vómitos não pararem, consulte o seu médico veterinário o mais rápido possível, pois a causa do problema pode ser mais grave e um simples ato médico pode fazer o seu cão sentir-se melhor.

Contributor Bio

Erin Ollila

Erin Ollila

 

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de companhia, que acredita no poder das palavras e em como uma mensagem pode transformar a opinião do público. Pode encontrar os seus artigos tanto na internet como em diversas obras literárias.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

  • Comparação de alimentos: animais de companhia vs. Humanos

    Não dê os alimentos que come ao seu gato e ao seu cão – principalmente se estão a tentar reduzir o peso.
  • Quais os nutrientes que podem ajudar o sistema imunitário de um animal de companhia?

    Saiba por que razão nutrientes como antioxidantes e aminoácidos podem ajudar a reforçar o sistema imunitário do seu animal de companhia, e quais os principais antioxidantes a procurar nos alimentos para animais de companhia.
  • Os gatos podem ter uma gripe ou constipação?

    Descobra como o vírus da gripe e uma constipação podem afetar seu gato, quais sinais e sintomas e quais são as opções de prevenção e tratamento
  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.