Posso dar algum medicamento quando o meu cão está com dor?

Publicado por
minutos de leitura

Já reparou no seu cão a coxear ou a ganir de dor e desconforto e perguntou-se “O que posso dar ao meu cão para aliviar a dor?”. Talvez já tenha existido a tentação de dar algum medicamento que tem no armário da sua casa. Mas é uma boa ideia? Leia e saiba porque dar analgésicos ao seu cão pode piorar o problema.

P: Os analgésicos para a saúde humana são também benéficos para o seu cão?

Smooth Fox Terrier dog on couch under blanket and looking sad lonely.R: Na maioria dos casos, a resposta é não. Esses medicamentos geralmente podem ser agrupados em duas categorias. A primeira categoria são os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno. A segunda é o acetaminofeno, conhecido como Tylenol® e geralmente é um dos princípios ativos dos medicamentos que se administra em casos de gripe.

Os AINEs diminuem a dor gerada pela inflamação, inibindo uma enzima chamada ciclo-oxigenase, responsável pela produção de prostaglandinas (substâncias inflamatórias). Apesar disso, as prostaglandinas são necessárias em certas quantidades para manter algumas funções corporais importantes, como o fluxo sanguíneo renal ou a coagulação normal do sangue. Se a produção de prostaglandinas for excessivamente inibida, os efeitos na saúde do seu cão podem ser devastadores.

Quanto ao acetaminofeno, que reduz a dor sem reduzir a inflamação, não se sabe exatamente como ele funciona. De qualquer forma, uma coisa é certa: pode causar danos hepáticos e renais em cães se for administrado em quantidades elevadas.

P: Porque é que esses medicamentos são prejudiciais à saúde dos cães?

R: Existem várias razões pelas quais pode ser perigoso dar analgésicos para a saúde humana ao seu cão. A primeira é que pode ser muito difícil determinar a dose correta e consequentemente o risco de sobredosagem ser elevado. Além disso, alguns cães são muito sensíveis aos AINEs, portanto, mesmo a dose correta pode causar problemas. O risco aumenta em conjunto com outros medicamentos, como corticosteróides, bem como algumas doenças, nomeadamente problemas gastrointestinais, doenças hepáticas ou problemas renais.

P: O que pode acontecer se der algum desses medicamentos ao seu cão?

R: Se o seu cão sofrer uma intoxicação por uma sobredosagem de analgésicos administrados para a saúde humana ou tiver uma reação de sensibilidade a esses medicamentos, poderão surgir sinais clínicos como vómitos, diarreia, fezes com sangue, perda de apetite, lesões renais, falência renal e até morte.

P: É seguro administrar uma dose muito baixa de aspirina?

R: A aspirina, mesmo em doses baixas, é um AINE. Embora a dose seja menor que o normal, ainda existe um risco. A aspirina, independentemente da dose, pode danificar as muitas barreiras gástricas, resultando em úlceras ou problemas gastrointestinais.

P: Existe alguma exceção em que pode dar aspirina ao seu cão?

R: Em certos casos, o seu veterinário pode recomendar que administre ao seu cão uma dose mínima de aspirina para aliviar a dor. Nesse caso, deve seguir escrupulosamente as instruções do seu veterinário e dar apenas a dose mínima eficaz e durante o menor tempo possível. Nunca administre aspirina ao seu cão sem ser recomendado por um veterinário.

P: O que pode dar ao seu cão quando está com dor?

R: Embora a medicação humana deva ser tomada apenas por humanos, existem medicamentos especificamente formulados para ajudar a controlar a dor no seu cão. Carprofeno, deracoxibe, firocoxibe e meloxicam são analgésicos para cães que podem ser prescritos por veterinários.

Ninguém quer ver o seu cão com dor e o primeiro instinto é reduzir a dor. Mas a melhor maneira de tratar a dor do seu cão é ir ao veterinário, que irá recomendar a melhor e a mais segura forma de aliviar a dor do seu melhor amigo.

Biografia da autora:

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma autora de ficção, escritora e editora freelancer que mora em Tulsa, Oklahoma. Ela escreve frequentemente sobre animais de companhia e a saúde dos animais no escritório da sua casa, juntamente com os seus melhores amigos.

ARTIGOS RELACIONADOS