Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Se o seu cão apresenta problemas gastrointestinais e não consegue determinar a causa, é possível que tenha giardíase, uma infeção causada por pequenos parasitas denominados giardia. A giardia é um dos parasitas intestinais mais comuns nos cães, mas pode causar muitos problemas no sistema digestivo do seu cão.
Segue-se tudo o que deve saber sobre a giardia nos cães, incluindo como o veterinário identifica a sua presença.
O que é a giardia em cães?
A giardia é um parasita microscópico que pode afetar os humanos, assim como os cães e os gatos. Tal como a maior parte dos parasitas, a giardia necessita de um hospedeiro, que neste caso é o cão, para completar o seu ciclo de vida. As fezes dos animais infetados contaminam o ambiente com os ovos de giardia, conhecidos como quistos. Estes quistos podem estar presentes na relva ou na água, por exemplo em poças. Se forem ingeridos por outro cão, os ovos eclodem e reproduzem-se muito rapidamente nos intestinos.
A giardia encontra-se na maior parte dos países da União Europeia e no Reino Unido, mas tem maior prevalência nuns países do que noutros. Os cães que vivem em condições de stress ou em locais com muitos animais, como associações, correm um maior risco de contrair a infeção devido à proximidade com outros cães e ao maior número de quistos presentes no ambiente.
Sinais de giardia nos cães
Embora a giardia infete muitos cães, a maior parte deles não apresenta sinais nem sintomas. A maioria dos cães pode parecer totalmente saudável e ainda assim contaminar o ambiente com quistos. Os cães com baixos níveis de infeção ou com um sistema imunitário saudável podem simplesmente tolerar o parasita e não sofrer de problemas gástricos e de inflamação resultantes em diarreia. É provável que haja poucos diagnósticos de giardia, porque os cães saudáveis não são testados por rotina. Os cães que apresentam sinais clínicos tendem a ter fezes moles ou diarreia líquida. Estes sinais podem nem sempre estar presentes, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. Em casos graves, os cães podem perder peso devido à diarreia. É provável que os cães jovens, geriátricos ou imunocomprometidos sejam os mais afetados.
O veterinário poderá diagnosticar a giardíase no cão, identificando os organismos da giardia ou os antigénios da giardia nas fezes do cão. Faça o teste recomendado pelo veterinário, sendo que podem ser recomendados ambos os testes, uma vez que a giardia é muito difícil de encontrar em amostras fecais. Na verdade, podem ser necessárias várias amostras até que o veterinário consiga identificar a giardia.
Mesmo que o cão sofra de diarreia crónica e o veterinário não consiga identificar a giardia, pode recomendar o tratamento para a giardia se suspeitar que o cão está infetado.
Tratamento da giardia em cães
O tratamento da giardia em cães inclui tratar a diarreia e eliminar a infeção por giardia. O veterinário poderá prescrever um ou mais medicamentos para eliminar a giardia do sistema do cão. Estes medicamentos podem incluir o fenbendazol e/ou metronidazol. Não se surpreenda se o veterinário decidir efetuar novos testes ao cão depois do tratamento, para garantir que a giardia foi eliminada, ou se o veterinário sugerir tratar todos os seus animais de companhia para assegurar que nenhum deles está infetado com giardia para não reinfetar o seu cão.
Outro aspeto sobre o tratamento da giardia em cães consiste em fortalecer o trato gastrointestinal através de apoio nutricional. Um cão diagnosticado com giardia tem um sistema gastrointestinal enfraquecido e inflamado, pelo que uma nutrição adequada é essencial para o tratamento. É provável que o veterinário recomende que ofereça ao seu cão um alimento de fácil digestão e que promova a saúde intestinal. Geralmente, recomenda-se oferecer ao cão um alimento terapêutico até que as fezes recuperem uma consistência normal, o que costuma demorar entre 3 e 10 dias.
Os cães infetados com giardia também podem ter desequilíbrios nas bactérias intestinais, ou seja, no microbioma. Se o veterinário suspeitar de um desequilíbrio do microbioma, pode recomendar um alimento terapêutico para cão especificamente formulado para promover a presença de bactérias benéficas no microbioma do seu cão. Siga sempre as instruções do veterinário, certifique-se de que o seu cão termina todos os medicamentos e contacte o veterinário se constatar que o seu cão não está a melhorar com o tratamento.
É muito importante saber que os humanos também podem contrair giardíase. No entanto, são raras as situações de transmissão de giardia dos cães e gatos para os humanos. De facto, o mais provável é que os humanos sejam a fonte de infeção dos animais de companhia! Para prevenir, se o seu cão for diagnosticado ou existirem suspeitas de infeção, proteja-se usando luvas quando tiver de pegar nas suas fezes (o que é sempre uma boa ideia) e lave bem as mãos depois. Informe o seu médico se desenvolver sinais gastrointestinais.
A giardia pode ser uma experiência desagradável para o seu cão ou pode não envolver sinais de infeção. Seja como for, com os testes e o tratamento adequados, o veterinário pode ajudar a eliminar os parasitas do sistema do seu animal de companhia, para que recupere plenamente.
Biografia da autora

Dra. Sarah Wooten
A Drª. Sarah Wooten formou-se na Faculdade de Medicina Veterinária da UC Davis em 2002. Membro da American Society of Veterinary Journalists, a Drª. Wooten divide o seu tempo profissional entre o treino de pequenos animais em Greeley, Colorado, conferências sobre questões associadas, liderança e comunicação com clientes e escrita. Gosta de acampar com a família, esquiar, mergulhar e participar em triatlos.
Revisto pela Drª. Emma Milne BVSc FRCVS e o Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA