Porque é que os gatos se lambem? Poderá este comportamento tornar-se excessivo?

Publicado por Christine O'Brien
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Já alguma vez viu um gato a lamber-se e questionou-se qual o motivo para este hábito peculiar? Acontece que os gatos não o fazem apenas como uma rotina de higienização. Como seguidores dedicados de uma rotina regular de cuidados, os gatos passam muito tempo a manterem-se nas melhores condições, mas este comportamento está também associado ao bem-estar físico e emocional do seu gato.

Porque é que os gatos se lambem?

Lamber é uma forma de os gatos se higienizarem; distribuir saliva por todo o seu corpo ajuda-os a higienizarem-se e tendem a usar as patas anteriores para lavar a face e atrás das orelhas. Segundo a Mis animales, o cuidado do pelo ocupa muito tempo aos gatos, sendo que alguns passam até metade do seu dia nisto. Como a evaporação da saliva ajuda os gatos a arrefecerem quando estão demasiado quentes, lamber as patas ajuda-os a refrescarem-se quanto as temperaturas estão elevadas.

Segundo a Experto Animal, outro motivo para os gatos se lamberem é que este comportamento — e o cuidado do pelo em geral — provoca a libertação de endorfinas, as hormonas do bem-estar do corpo. É uma atividade relaxante.

Gato castanho malhado com os olhos fechados enquanto lambe a pata da frente

Quando se torna excessivo?

Se o seu gato estiver a passar mais tempo do que o normal a cuidar de si próprio, a prestar demasiada atenção às suas patas ou a outras partes do seu corpo, ou mesmo a arrancar porções de pelo, é provável que isso indique um problema de saúde subjacente. Leve o seu gato ao veterinário para que este possa identificar e tratar o problema subjacente a este comportamento.

Existem vários problemas físicos e psicológicos que podem resultar num lamber excessivo, explica a Oxiticina Magazine, incluindo:

As causas de ansiedade nos gatos incluem: estarem separados dos seus tutores; mudanças ambientais, como mudar para um novo lar; e ameaças percebidas, tais como ter outro animal de companhia no lar com o qual não se relacionam, ou observar outros gatos no exterior, próximo (ou dentro!) do seu território.

Diagnóstico e tratamento

O seu gato está a lamber-se excessivamente? Se considerar o seu comportamento excessivo, mantenha-se atento. Tome nota quando este lamber as patas ou outras partes do corpo e durante quanto tempo o faz. Observe se existem alterações na pele ou no pelo, como irritações ou perda de pelo. Adicionalmente, procure sinais de dor como alterações de comportamento ou relutância em saltar. Se notar qualquer uma destas alterações, certifique-se de que o leva ao veterinário. Esta informação irá ajudar o seu veterinário a fazer um diagnóstico preciso.

Na consulta, o veterinário irá fazer um exame físico completo do seu gato. Este poderá  fazer-lhe alguns exames para determinar a causa e o tratamento para este comportamento. O tratamento irá variar consoante o diagnóstico feito pelo veterinário, mas pode incluir cremes ou champôs, medicamentos anti-inflamatórios orais ou injetáveis, alteração da alimentação do seu gato, medicamentos para a prevenção de pulgas e carraças ou medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos.

A PDSA acrescenta que alterações ambientais, como a utilização de um difusor de feromonas em casa ou a garantia de que o seu gato não está a competir com outros gatos por recursos, ajudarão a diminuir o stress. Também pode fazer melhorias para que o seu gato possa ter mais atividade e estimulação dentro da sua casa. Isto pode ser tão simples como alimentá-lo utilizando um puzzle dispensador de alimentos, dando-lhe mais oportunidades de utilizar os seus instintos de trepar ao instalar uma árvore para gatos, e fazendo-o caçar os seus brinquedos.

O seu veterinário pode também encaminhá-lo para um especialista em comportamento felino se achar que a causa do problema é o stress e que as alterações ambientais ou sociais podem ajudar a reduzi-lo, nota a Experto Animal.

Basicamente, lamber-se é um comportamento completamente normal dos gatos, mas se demonstrarem sinais de que se lambem excessivamente, fale com o seu veterinário o mais rapidamente possível. Juntos, tanto o tutor como o veterinário, poderão determinar qual o melhor tratamento para o gato.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine Brovelli-O'Brien, doutora, é escritora, investigadora, educadora STEAM, membro profissional da Cat Writers' Association (CWA) e dedicada tutora de animais de companhia. Escreve sobre animais de companhia, educação e assuntos relacionados com a abordagem STEAM. O seu trabalho também apareceu em NIU STEM Read, Fit Pregnancy, What to expect When You're expecting, Word of Mom e em Care.com. Encontre e siga-a no Instagram e no Twitter @brovelliobrien

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip

Artigos relacionados

Produtos relacionados