O meu gato tem pele seca? - Dicas e conselhos

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Se observar a pele do seu gato a escamar, quando estiver a tocar no seu pelo, ou se o seu gato estiver constantemente a coçar-se, pode questionar-se: "O meu gato tem pele seca?" Se tiver a certeza de que não tem pulgas, precisa de identificar a causa da comichão.

Sinais e possíveis causas de pele seca

Uma comichão pontual em determinada zona normalmente não é algo de que precise de se preocupar, mas quando a comichão dura dias, ou o seu gato lamber uma área específica de forma obsessiva, pode ser necessário determinar se o seu melhor amigo tem um grave problema de pele ou irritação. Coçar-se de forma constante ou consistente na mesma zona pode ser um sinal de que o seu gato tem a pele seca em determinadas zonas. Outros sinais de pele seca em gatos é caspa ou zonas sem pelo.

Um motivo para o seu gato ter pele seca está no comedouro. De acordo com o Merck Veterinary Manual, os gatos precisam de um alimento equilibrado a nível nutritivo com quantidades adequadas de certos ácidos gordos, sem os quais a pele pode tornar-se seca e começar a escamar e o pelo pode ficar sem brilho. Fale com o seu veterinário sobre o alimento do seu gato para saber se precisa de mudar para um alimento diferente ou se deve experimentar um suplemento, como óleo de peixe. No entanto, tenha em consideração que quaisquer recomendações do seu veterinário podem demorar até um mês a controlar a pele seca do seu gato.

Se a pele seca do seu gato se encontrar principalmente na zona dorsal, o problema poderá ser excesso de peso. A Cats Protection indica que os gatos obesos podem ter problemas em se higienizarem corretamente e podem ter pele seca, caspa ou pelo embaraçado em zonas de difícil acesso.

Pele e sensibilidades

As sensibilidades ambientais e outros fatores externos são causas comuns de problemas cutâneos em gatos. É importante ter cuidado com o que tem na sua casa, pois possivelmente pode estar a causar irritação cutânea no seu gato. Pergunte-se o seguinte:

  • Utilizei algum produto de limpeza no chão, na mobília ou no ar?
  • Lavei alguma manta, cobertor ou roupa de cama com um detergente diferente?
  • O meu gato pode ter ingerido alguma medicação que estava em casa?
  • Tem um novo animal de companhia na sua casa?

Se respondeu sim a qualquer uma destas perguntas e conseguir isolar uma possível origem, ligue para o seu veterinário, descreva os sinais e refira o que acha que o seu gato teve contacto. A partir daí, o seu veterinário irá decidir se precisa de marcar consulta ou se deve esperar alguns dias.

Poderá querer falar com todos os que vivem na sua casa e fazer uma lista de novos produtos de limpeza ou cosméticos que tenham sido introduzidos imediatamente antes de o seu gato se começar a coçar. Os gatos podem ser afetados por pólen, pó e bolor. Se o seu gato ficar letárgico de repente, vomitar ou tiver convulsões depois de o observar a coçar-se, leve-o imediatamente ao veterinário. Poderá ter uma sensibilidade grave ou poderá ter ingerido algo tóxico.

Gato cinzento às riscas a coçar-se numa cadeira no jardim

Outros animais de companhia

Tenha em conta que se tiver sido trazido um novo animal para casa, as pulgas pode ser um motivo para os problemas de pele do seu gato, mesmo que o outro animal de companhia não mostre sinais de irritação. Passe um pente para pulgas no pelo do seu gato e faça pregas para ver se existem pulgas ou sujidade provocada por pulgas (o conteúdo negro que libertam é na realidade as suas fezes). Mesmo que não encontre quaisquer parasitas, poderão estar presentes parasitas mais pequenos que causam comichão, como ácaros, de acordo com a PDSA. Além disso, verifique se vê vermelhidão e zonas com escamação que poderão indicar um problema fúngico, como micose. Controle as alterações com a ajuda do seu veterinário para que possa tomar uma decisão informada sobre o que fazer para reduzir a comichão na pele do seu gato.

Tratamento para a pele seca

Quando procurar soluções para a pele seca para o seu gato com comichão, poderá ter a tentação de pesquisar na Internet possíveis alternativas naturais. A PDSA alerta que alguns ingredientes que são seguros para os humanos, como certos óleos essenciais, podem prejudicar a saúde e ser mesmo tóxicos para os gatos. Utilize apenas produtos que são elaborados especificamente para gatos e fale com o seu veterinário antes de tentar dar alguma coisa para atenuar a irritação.

Alguns gatos podem apresentar comichão na pele, pele vermelha e irritada devido a sensibilidades alimentares. Fale com o seu veterinário sobre se um alimento dietético para gatos poderá ajudar o seu gato.

Enquanto tenta controlar a comichão na pele do seu gato, tente sempre manter o seu gato ativo com uma brincadeira, para que não se coce e consequentemente cause uma ferida na pele. Também pode utilizar humidificadores para adicionar humidade ao ar na sua casa para dar ao seu gato água para beber, de forma a permanecer hidratado.

Se o seu gato tiver pele seca e comichão, provavelmente a causa está à dentro da sua casa, mas pode ser facilmente eliminada. Pode trabalhar em conjunto com o seu veterinário para tornar a sua casa agradável para que o seu gato esteja feliz e confortável!

Biografia da autora

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger

Chrissie Klinger é uma tutora que gosta de partilhar a sua casa com os seus melhores amigos, os dois filhos e com o seu marido. Chrissie gosta de passar tempo com todos os membros da família quando não está a ensinar, escrever ou publicar no blogue. Esforça-se por escrever artigos que ajudem os tutores a terem uma vida mais ativa e significante com os seus animais.

Artigos relacionados

Produtos relacionados