Ansiedade nos gatos: compreender os sinais de stress em gatos

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Pode achar piada a alguém que se assusta facilmente ou até rir quando algo assusta o seu gato e o faz saltar. Mas um gato assustado e ansioso não é motivo para rir. A ansiedade nos gatos pode ser um problema sério e que compromete o bem-estar do gato. Se acha que o seu gato pode sofrer de stress, continue a ler e compreenda o que se passa e como o pode ajudar.

Explicação sobre a ansiedade nos gatos

Gato branco escondido debaixo da cama.
Os gatos sofrem de ansiedade quando detetam uma ameaça, quer seja real ou imaginária, e respondem à ameaça com reações de medo. Por outras palavras, um gato ansioso pode parecer stressado e com medo sem um motivo óbvio. No entanto, isso não significa que não exista mesmo um motivo. Simplesmente significa que pode ser preciso algum tempo e alguma investigação para determinar a causa.

As potenciais causas de ansiedade incluem dor ou doença, stress psicológico de viver numa casa com vários gatos, experiência traumática, socialização desadequada, histórico de abuso ou negligência, ou declínio dos sentidos e perda de memória associada ao envelhecimento do cérebro. As dores nas articulações nos gatos mais velhos também podem ser uma fonte de comportamentos de ansiedade, como esconder-se ou não usar corretamente a caixa de areia. Outras potenciais causas de ansiedade nos gatos podem incluir peças de mobiliário novas ou deslocadas, um novo animal ou bebé em casa, ou até uma nova casa.

Como pode descobrir se tem um gato ansioso?

Sinais de stress em gatos

Não é muito difícil detetar um gato ansioso. Seguem-se os sinais mais comuns de ansiedade ou stress em gatos:

  • Ausenta-se e esconde-se
  • Torna-se menos ativo
  • Tenta fugir
  • Perda de apetite/come demais
  • Comportamento destrutivo ou agressivo
  • Diarreia
  • Marcação de território ou evita a caixa de areia
  • Perda de pelo, feridas e lesões resultantes do excesso de higienização

Outros sinais incluem a perda de peso, vocalização excessiva, letargia e inquietação. De um modo geral, os gatos são seres solitários e ficam bastante felizes por poderem estar sozinhos. No entanto, alguns gatos são muito ligados à família e podem sofrer de stress relacionado com a separação dos tutores. Se o gato estiver bem quando o tutor está por perto, mas demonstrar comportamentos de ansiedade quando o tutor faz algo associado à partida, como pegar nas chaves ou fechar as cortinas, deve recorrer a um especialista em comportamento.

Ajudar o seu gato com stress

Para ajudar o seu gato ansioso, nunca o deve punir ou castigar pelo comportamento ligado à ansiedade. Isso só aumentaria as associações negativas e o medo, piorando a situação, em vez de a melhorar. Além disso, também afeta o vínculo entre si e o seu gato. O objetivo deve ser ajudá-lo a sentir-se seguro e relaxado com o que o rodeia.

Gatinho malhado castanho a ser examinado por um veterinário.Quando identificar comportamentos de ansiedade no seu gato, o primeiro passo é marcar uma consulta no veterinário para diagnosticar ou excluir problemas de saúde subjacentes, como dor e desconforto, que possam estar a causar stress. Uma vez que os gatos tendem a ocultar a dor, isto nem sempre é óbvio e pode exigir um exame atento, assim como outros procedimentos de diagnóstico, como análises sanguíneas ou radiografias. Caso se determine que o gato sofre de dor ou de um problema médico, o seu tratamento poderá ser o suficiente para resolver a ansiedade e ajudar o gato a voltar ao normal.

Por outro lado, se o veterinário excluir um problema físico como causa, o problema pode ser psicológico. Se esse for o caso, o veterinário deve aconselhar um tratamento.

O veterinário pode recomendar um especialista em comportamento animal se o seu gato necessitar de medicação para a ansiedade ou um treinador especialista em comportamento animal qualificado que vos possa ajudar no controlo do ambiente e nas mudanças de comportamento. As mudanças de comportamento envolvem identificar os gatilhos da ansiedade na vida do gato para criar uma nova associação emocional positiva através dos processo de dessensibilização e contracondicionamento. O controlo do ambiente envolve alterar o ambiente para evitar um problema de comportamento, como eliminar os gatilhos da ansiedade do ambiente. Por exemplo, se o seu gato ficar ansioso com as viagens na transportadora, pode recompensá-lo com o seu brinquedo ou biscoito preferido sempre que estiver por perto da transportadora. Com o tempo, o gato associará a transportadora às recompensas positivas e deixará de se sentir ansioso ao entrar. O objetivo geral do treino e do condicionamento consiste em mostrar ao gato que está seguro e pode relaxar. Estas mudanças de comportamento devem ser realizadas sob a orientação de um especialista. Se forem realizados incorretamente, corre o risco de reforçar o medo ou a ansiedade e pode piorar a situação.

Casas com vários gatos: uma causa comum de stress e ansiedade

As casas com vários gatos merecem uma menção especial porque viver com outros gatos por perto, mesmo que na vizinhança, é uma importante causa de stress e problemas de saúde nos gatos. Como mencionado, os gatos são seres solitários por natureza, e geralmente consideram os outros gatos uma ameaça ao seu espaço. Ter apenas um gato é provavelmente o melhor a fazer para evitar o stress e a ansiedade. Se tiver vários gatos em casa e um ou mais gatos demonstrarem sinais de stress, experimente as ações que se seguem para ajudar a reduzir os conflitos e o stress:

  • Tenha vários comedouros e bebedouros espalhados pela casa em locais tranquilos. Deve ter pelo menos um comedouro e um bebedouro a mais do que o número de gatos em casa.
  • O mesmo acontece com as caixas de areia, sendo que deve ter, pelo menos, mais uma do que o número de gatos. Estas devem estar afastadas dos comedouros e bebedouros, e em locais escondidos.
  • Use prateleiras e peças de mobiliário estrategicamente posicionadas em corredores e passagens para que os gatos possam passar uns pelos outros em diferentes níveis.
  • Se possível, mantenha mais do que uma portinhola para gatos, para que os gatos dominantes não obstruam o acesso ao exterior pelos gatos mais tímidos.
  • Disponibilize vários esconderijos e camas em pontos elevados para que os gatos se possam afastar uns dos outros sempre que precisarem.
  • Considere encontrar um novo lar. Infelizmente, alguns gatos não convivem bem com outros gatos. Para estes gatos, a melhor opção poderá ser encontrar um novo lar onde se sintam seguros e relaxados.
  • Nutrição Alguns alimentos terapêuticos com aditivos naturais podem ajudar a aliviar o stress nos gatos.
  • Conceda um acesso seguro ao exterior. Para muitos gatos, viver no interior é uma importante causa de stress, mesmo que não vivam com outros gatos.

Falta de tratamento

A ansiedade por tratar não melhora por si só, é provável que piore ao longo do tempo e que os comportamentos indesejáveis se acentuem. Tal como nos humanos, o stress crónico pode ter diversos efeitos na saúde do seu gato. Se persistir, pode comprometer o sistema imunitário e tornar o gato mais vulnerável a doenças, o que agrava o stress e dá origem a mais problemas comportamentais. Combater a ansiedade o mais rapidamente possível é tão importante para o seu gato como para si, permitindo-lhe manter a tranquilidade em casa.

Se considerar que o seu gato sofre de ansiedade, demonstre-lhe o seu amor. Com amor, paciência e ajuda de profissionais qualificados, o seu gato poderá viver uma vida mais saudável e feliz.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip.


Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma autora de ficção, escritora e editora freelancer que mora em Tulsa, Oklahoma. Escreve frequentemente sobre animais de companhia e a saúde animal no escritório da sua casa, juntamente com os seus melhores amigos.