Alimentos húmidos vs. Alimentos secos para cães: qual a melhor opção para o seu animal de companhia?

Published by
minutos de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Os alimentos para cães parecem ser simples, mas a quantidade de opções disponíveis pode ser assustadora na altura de decidir o que o seu melhor amigo deve comer. Uma das primeiras comparações é, desde logo, entre alimentos húmidos e alimentos secos.

Comece por considerar a saúde geral, a idade e as necessidades comportamentais do seu cão, bem como o seu estilo de vida. Ambos os tipos de alimentos são boas opções, mas uma pode ser a ideal para o seu companheiro.  

Os benefícios dos alimentos húmidos para cães

Os alimentos húmidos para cães, muitas vezes chamados alimentos em lata para cães, são uma excelente fonte de elementos que normalmente são menos encontrados nos alimentos secos. Isso inclui:

  • Maior teor de água: a água é um nutriente essencial para manter a hidratação dos cães e para muitas das funções do seu organismo. Segundo a PetMD, se o seu cão não beber água suficiente ou viver num clima seco e quente, um alimento húmido pode manter o cão devidamente hidratado. Ainda assim, deverá garantir a disponibilidade de água fresca para o seu amigo de quatro patas.
  • Ajuda os cães com problemas de mastigação: os cães podem ter dificuldades em mastigar croquetes duros por diversas razões, como perda de dentes, maxilares mal alinhados ou até uma boca pequena. Nestes casos, pode ser mais fácil para eles comerem alimentos húmidos.Brown dog eating food out of a blue bowl in the backyard.
  • O cheiro: os cães mais velhos perdem algum sentido de olfato e, por isso, podem não comer os alimentos secos com o mesmo gosto ou interesse habitual. Os alimentos húmidos costumam ter um odor e sabor ricos, que podem aumentar o apetite.
  • Variedade: os alimentos secos estão disponíveis numa vasta variedade de sabores, texturas e formas que oferecem diversidade aos animais de companhia.  Os animais mais seletivos com os alimentos, os animais que estão a fazer a transição para novos alimentos e mesmo aqueles que precisam de perder peso podem beneficiar dos alimentos secos. 

Os benefícios dos alimentos secos para cães

Os alimentos secos para cães estão repletos de nutrientes, sendo reconhecidamente:

  • Práticos: pode deixar porções medidas de alimento seco no comedouro para permitir que os animais mais lentos terminem de comer.  
  • Económicos: quando comprados em grandes quantidades e guardados, os alimentos secos para cães podem ser menos dispendiosos do que os alimentos húmidos.
  • Um auxílio para a limpeza dos dentes: alguns alimentos para cães têm uma fórmula para reduzir a placa bacteriana, as manchas e a acumulação de tártaro, dado que o croquete é concebido para raspar essas acumulações nos dentes do cão.
  • Ambiente enriquecedor: os alimentos secos são normalmente mais fáceis de utilizar em comedouros interativos, que podem ser benéficos para entreter o cão enquanto está a comer e para controlar a ingestão de alimentos para os mais "comilões". Dado que o seu cão não tem de caçar o que come, o estímulo mental para obter o alimento pode melhorar a sua qualidade de vida.

O melhor dos dois

Uma terceira opção é escolher alimentos húmidos e secos. Pode fazê-lo misturando os alimentos no mesmo comedouro, dando alimentos secos de manhã e húmidos à noite (ou vice-versa) ou dando alimentos húmidos como "guloseima" por um comportamento excecional. Apenas terá de garantir que não aumenta a ingestão de calorias do seu cão quando mistura estes alimentos, especialmente se estiver sujeito a um plano de controlo de peso.

Assista ao vídeo para conhecer melhor as vantagens dos alimentos húmidos e formas deliciosas de oferecer ao seu cão uma saborosa variedade nas suas refeições.

Tenha em atenção que deve evitar misturar marcas diferentes, especialmente se o cão estiver com um regime de alimentos terapêuticos. Os alimentos Hill's Pet Nutrition têm uma fórmula especial para corresponder às necessidades do animal de companhia, pelo que misturar diferentes marcas pode diluir o equilíbrio preciso da nutrição Hill's.

Fale com o seu veterinário

Se tiver dúvidas sobre a saúde do seu cão ou se o seu cão deve comer alimentos secos ou húmidos, fale com o seu veterinário.

Seja qual for a sua decisão quando comparar alimentos secos com húmidos, certifique-se de que segue estas orientações quando mudar a alimentação do cão para conseguir uma transição o mais suave possível. Não há problema em ser o seu cão a dizer-lhe qual o tipo de alimento que prefere. 

Quando começar um novo regime de alimentação, monitorize os seus hábitos alimentares para ver se prefere um tipo de alimento em detrimento do outro. Certifique-se de que não muda a alimentação demasiado rápido ou com muita frequência, dado que pode provocar problemas no seu sistema digestivo. Por outro lado, certifique-se de que a alimentação que escolhe é equilibrada e corresponde às necessidades nutricionais para a sua saúde.