
Os cães podem comer aipo?
É uma situação com a qual a maioria dos tutores de animais de companhia se podem relacionar: Está sentado para jantar depois de um longo dia, prestes a comer alguns talos de aipo quando sente um par de olhos a observá-lo. Olha para baixo, e ali está o rosto doce do seu melhor amigo, a implorar silenciosamente por um biscoito.
Qual é o prognóstico sobre cães e aipo? Os cães podem comer aipo? E se puderem, quanto é que seria recomendado? O aipo tem algum valor nutricional para os cães? Aqui está uma visão geral sobre a relação dos cães e o aipo, para que tenha todas as informações antes de oferecer esta iguaria crocante ao seu animal de companhia.
Cães e alimentos próprios para humanos: podem alguma vez ser oferecidos?
Em muitos casos, dar "alimentos próprios para humanos" aos cães pode ser pouco saudável, e completamente tóxico. Por exemplo, muitos tutores de cães estão familiarizados com o fato de o chocolate, uvas, passas, cebola, e alho serem alimentos perigosos a manter longe dos seus animais de companhia.
No entanto, alguns alimentos próprios para humanos podem ser benéficos para os cães. Segundo o Mis Animales, pepinos, ananás, melancia, cenouras, ervilhas e espinafres são algumas das muitas frutas e legumes que não só são seguros, mas também saudáveis para os nossos melhores amigos.
Os cães podem comer aipo?
Então, e o aipo? Acontece que, em quantidades moderadas, o aipo é um alimento seguro e mesmo saudável para cães. Segundo o Mis Animales, o aipo é uma grande fonte de fibra e potássio. Proporciona imensas vitaminas incluindo, A, C e K, e é baixo em colesterol e gordura. Este vegetal tem sido até utilizado para apoiar o hálito em cães.
Se o seu cão gosta de aipo, considere a substituição de alguns dos seus biscoitos diários por pedaços deste crocante e refrescante vegetal. Se tiver um animal de companhia que esteja a trabalhar na perda de alguns quilos extra, o aipo pode ser uma opção particularmente boa, uma vez que é baixo em calorias. Certifique-se apenas de consultar o seu veterinário para garantir que é apropriado para o seu cão e para determinar quantas calorias em biscoitos por dia pode oferecer.
Potenciais riscos de comer aipo
Embora o aipo seja seguro para os cães, há sempre uma hipótese do seu animal de companhia não reagir bem. Certifique-se de introduzir lentamente o aipo na dieta do seu cão, tal como faria com qualquer outro alimento. Certifique-se de que o aipo que forneceu não é aromatizado com cebola ou alho, e que também está livre de outros alimentos tóxicos. Um petisco tradicionalmente feito com aipo, manteiga e passas, por exemplo, seria um alimento perigoso para o seu animal de companhia.
O aipo também pode apresentar um risco de asfixia; por isso, é fundamental que se prepare o aipo cortando-o em pedaços pequenos, para que o seu cão possa facilmente mastigar e engolir.
Os cães podem comer aipo? Em suma, sim - na maioria das vezes. Se não se sente seguro em dar aipo ao seu cão como biscoito, a melhor coisa que pode fazer é consultar o seu veterinário. Podem ajudá-lo a ter uma noção dos alimentos mais saudáveis para dar ao seu animal de companhia, bem como de formas seguras de os preparar.
Biografia da autora

Erin Ollila
Erin Ollila é uma entusiasta de animais de companhia que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. A sua escrita pode ser encontrada na Internet e nas livrarias e inclui entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. A Erin é uma especialista em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Siga-a no Instagram @ErinOllila ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.
Artigos relacionados
-
Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão
O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.