O chocolate é tóxico para os cães?

Published by
minutos de leitura
133889996

É mesmo verdade? O chocolate é tóxico para os cães? A resposta é sim. O perigo para o seu cão depende do tipo de chocolate, o tamanho do seu cão, e a quantidade de chocolate ingerida.

O componente do chocolate que é tóxico para o seu cão é denominado por teobromina. Os humanos metabolizam facilmente a teobromina, mas o processo nos cães é muito mais lento o que faz com que eles atinjam níveis tóxicos no seu sistema.

O tamanho importa

Um cão de tamanho grande tem de consumir uma maior quantidade de chocolate que um cão de tamanho pequeno, até começar a sentir os efeitos negativos. Também é importante relembrar que cada tipo de chocolate tem diferentes níveis de teobromina. O cacau, o chocolate de culinária e o chocolate negro são os tipos de chocolate com maiores níveis de teobromina pelo contrário, o chocolate de leite e o chocolate branco são os tipos de chocolate que possuem menor quantidade de teobromina.

Uma pequena quantidade de chocolate provavelmente só irá provocar um desconforto abdominal ao seu cão. Outros sinais clínicos que podem apresentar são vómitos e diarreia. Por outro lado, se o seu cão ingerir grandes quantidades os efeitos serão mais sérios. Em quantidades suficientes, a teobromina pode produzir tremores musculares, convulsões, batimentos cardíacos irregulares, hemorragias internas ou um ataque cardíaco.

O que deve estar atento

O início da intoxicação por teobromina é geralmente marcado por episódios de hiperatividade grave.

Não tem que se preocupar se o seu cão ingeriu um único chocolate ou se ingeriu o último quadrado da sua tablete de chocolate, dado que estas quantidades de chocolate não têm níveis suficientes de teobromina para provocar efeitos prejudiciais à saúde do seu cão. Se tem um cachorro pequeno e ele comeu uma caixa de chocolates, é necessário levá-lo ao veterinário imediatamente. Se o seu cão tiver ingerido qualquer quantidade de chocolate negro, por precaução é melhor levá-lo ao veterinário. O nível elevado de teobromina no chocolate negro significa que até uma quantidade muito pequena deste chocolate pode ser tóxico para o seu cão; apenas 25 gramas podem ser suficientes para provocar uma intoxicação num cão de 20 kg.

O tratamento mais comum para intoxicação por teobromina é induzir o vómito num período de duas horas após ter ocorrido a ingestão. Se está preocupado com o fato do seu cão ter ingerido uma grande quantidade de chocolate, não hesite em ligar para o veterinário. O tempo será crucial.

PRODUTOS RELACIONADOS