Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Deixar o seu cachorro sair à rua pela primeira vez pode ser um pouco assustador para ambos. Combinado com o seu desamparo, curiosidade e tendência para se fazer travessuras, a estrutura pequena e delicada do seu cachorro parece ser uma receita para o desastre. Mas sentir-se confortável em diferentes ambientes, incluindo na rua, é uma parte importante do desenvolvimento de um cachorro. Siga estas dicas sobre a melhor altura para começar a levar o seu cachorro à rua e apresentá-lo ao mundo.
Sair para o jardim
Quando é que o seu cachorro pode ir para o jardim? Desde que o seu jardim esteja vedado de forma segura e não seja utilizado por cães não vacinados, a PDSA diz que pode deixar o seu cachorro começar a explorar o jardim imediatamente. Deixe-o sair para o exterior para fazer necessidades a cada 1-2 horas, assim que acordar, sempre que beber água e depois de cada refeição, pois é mais provável que ele faça as necessidades nestas alturas, o que lhe dá a oportunidade de o recompensar por ser tão esperto. As saídas para o exterior devem ser curtas no início e, claro, o seu cachorro deve ser supervisionado de perto. Esta é também uma boa altura para lhe dar a conhecer a coleira e a trela, preparando-o para os passeios ou para ser levado para espaços públicos.
Os cachorros são muito vulneráveis a temperaturas extremas. Se estiver muito frio no exterior, minimize o tempo de permanência, concentrando-se em deixá-lo fazer as necessidades e saltando a exploração. Além disso, lembre-se que os cachorros ficam com frio muito mais depressa quando estão molhados, por isso seque-os sempre com cuidado e cuidadosamente se tiverem estado à chuva. Ouça o seu cachorro; se ele não quiser sair para a rua, não o force, pois isso fá-lo-á desconfiar de si ou temê-lo.
Do mesmo modo, os cachorros são particularmente suscetíveis a problemas de saúde relacionados com o calor. Se o tempo estiver quente, mantenha os passeios no exterior curtos e nunca deixe o seu cachorro no exterior sem supervisão num dia quente, a menos que tenha acesso a sombra e muita água.
Processo de socialização do seu cachorro
A altura em que o seu cachorro pode socializar em segurança depende das vacinas que lhe foram administradas, bem como do risco da prevalência de desenvolvimento de determinados problemas de saúde na sua zona de residência. O seu veterinário poderá dizer-lhe quais as vacinas que o seu cachorro tem e deve tomar. O período de socialização dura apenas até às 14 semanas de idade, pelo que é importante discutir com o seu veterinário o que será melhor para o seu cachorro.
A socialização precoce ajuda o seu cachorro a conhecer o mundo em que vai viver. Isto significa apresentá-lo gradualmente à sua família e amigos, a desconhecidos, a outros cães, a outros animais e a todas as alegrias e emoções do mundo. Uma escola para cachorros é um excelente ponto de partida para socializar bem o seu cachorro.
Se estiver preocupado com o facto de o seu cachorro se juntar com cães não vacinados ou ser exposto a ambientes de risco antes de ter tomado todas as vacinas, pode marcar encontros com cães vacinados, escolher ambientes de baixo risco, como o jardim de um amigo, ou simplesmente levar o seu cachorro ao colo quando sair da sua casa. Não tente forçar novas experiências. A habituação a novas experiências tem de ser uma experiência positiva. Forçar novas experiências quando o seu cachorro não está feliz e relaxado pode ter o efeito oposto e torná-lo medroso ou ansioso a longo prazo. Peça conselhos ao seu veterinário, ao instrutor da escola para cachorros ou a um especialista qualificado em comportamento sobre a melhor forma de socializar o seu cachorro em segurança.
É possível que o seu cachorro fique demasiado estimulado e excitado durante as suas primeiras saídas à rua. Se isto acontecer, basta fazer uma pausa ou terminar o dia e permitir que este descanse e se acalme. Mas o seu comportamento hiperativo não deve, em caso algum, impedi-lo de o levar a passear regularmente. Este irá habituar-se aos estímulos e distrações do exterior à medida que cresce e se desenvolve, ao passo que é muito mais difícil socializar um cão mais velho que perdeu oportunidades de exploração e socialização durante o período de socialização. A sobre-estimulação de um cachorro jovem que ainda está a ser socializado é muito menos grave do que a sobre-estimulação de um cão mais velho que não foi devidamente socializado.
Passar algum tempo no exterior com o seu cachorro é também uma excelente oportunidade para criar laços. Enquanto ele explora o seu novo mundo, saber que está presente para cuidar dele e protegê-lo ajudará a criar uma forte ligação. Irá incentivá-lo a olhar para si e para o resto da família quando estiver pronto para sair para fazer as necessidades ou para passear. Além disso, como os cachorros ainda estão a aprender, esta é a oportunidade perfeita para ajudá-los a diferenciar entre o certo e o errado.
Sair à rua e explorar é um fator importante para criar um cão bem-educado e em paz com o seu ambiente. Desde que siga estas indicações, o seu cachorro deve estar são e salvo enquanto aprende a viver feliz neste mundo imenso.
Biografia da autora
Jean Marie Bauhaus
Jean Marie Bauhaus é uma autora de ficção, escritora e editora freelancer que mora em Tulsa, Oklahoma. Ela escreve frequentemente sobre animais de companhia e a saúde animal no escritório da sua casa, juntamente com os seus melhores amigos.
Revisto pela Dr.ª Emma Milne BVSc FRCVS e a Dr.ª Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip