Causas pelas quais o seu cão tem comichão nos ouvidos

minutos de tempo de leitura

Um Golden Retriever é capturado no momento antes de apanhar uma bola que foi lançada. A atenção do cão está totalmente concentrada na bola

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Tanto a comichão como a dor de ouvidos são sensações muito desagradáveis com as quais a maioria de nós pode simpatizar. Problemas nos ouvidos são comuns nos cães, e o coçar constante e o abanar da cabeça podem deixá-lo a si e ao seu cão um pouco desesperados. Neste artigo, veremos porque é que o seu cão pode ter comichão nos ouvidos e o que pode fazer para vos dar um pouco de descanso.

Causas comuns de irritação do ouvido em cães

  1. Parasitas Todos os cães apanham parasitas em várias alturas da sua vida. É uma parte inevitável de ser um cão e de sair para dar passeios divertidos. As pulgas são os parasitas mais comuns e tendem a preferir a cabeça, o pescoço e a zona traseira como locais para se instalarem. Se o seu cão estiver a abanar a cabeça ou a coçar-se, as pulgas são a primeira coisa a excluir.

    Os cães também podem apanhar ácaros, como por exemplo Sarcoptes. Estes podem causar uma irritação intensa no ouvido e, no caso dos Sarcoptes, também na aba do ouvido.

    As carraças também podem ser um grande problema, especialmente em climas mais quentes e em ambientes específicos, como prados e bosques. As carraças são oportunistas e esperam que um cão passe pelo mato para trepar. Isto significa que a cabeça e as orelhas são normalmente os seus locais preferidos para se instalarem.

  2. Corpos estranhos É surpreendentemente comum que corpos estranhos, como praganas, fiquem presos no ouvido. Os cães com orelhas peludas e pendentes, como os de raça spaniel, são os candidatos mais prováveis, mas pode acontecer a qualquer cão. Se o seu cão começar subitamente a abanar a cabeça ou a coçar as orelhas depois de um passeio, é possível que seja este o caso.

  3. Dermatite atópica (atopia). A atopia é uma alergia a elementos ambientais como o pólen, as plantas e os ácaros do pó. Provoca comichão em muitas partes do corpo, incluindo as orelhas. Algumas raças, como a Labrador, Golden Retriever, Boxer e Westie, têm mais predisposição do que outras.

     

  4. Infeção. Tanto as infeções bacterianas como as fúngicas podem causar inflamação dolorosa e comichão nos ouvidos. Se o seu cão tiver uma infeção nos ouvidos, pode notar um cheiro desagradável ou um corrimento proveniente de um ou de ambos os ouvidos.

  5. Alergia alimentar. Tal como acontece com a atopia, as alergias alimentares em cães também podem apresentar sinais cutâneos, como comichão nos ouvidos, bem como problemas gastrointestinais, como diarreia.

  6. Malformação de Chiari/Siringomielia (CM/SM). Embora seja pouco frequente nos cães em geral, está a tornar-se cada vez mais comum em algumas raças, especialmente no Cavalier King Charles Spaniel. Trata-se de um desfasamento entre o tamanho do crânio e o cérebro, que pode causar dores de cabeça dolorosas e outros sinais. Alguns destes cães coçam obsessivamente as orelhas e o pescoço, mas na realidade não se trata de uma irritação da pele, mas sim de um problema neurológico. Se tem um cavalier e o seu veterinário não consegue encontrar uma causa para a irritação dos ouvidos ou da pele, pode valer a pena considerar se a CM/SM pode ser a causa.

O que pode fazer para ajudar o seu cão?

Há algumas coisas que pode fazer para tentar ajudar a prevenir os problemas de ouvido em primeiro lugar:

  • Se o seu cão tiver orelhas com muito pelo, pode cortar o pelo, especialmente nos meses de verão, quando as praganas são um problema. Tente adquirir o hábito de verificar as orelhas e as patas do seu cão depois de cada passeio para se certificar de que as praganas não apanharam boleia no pelo. Se vir uma pragana a entrar no canal auditivo, consulte o seu veterinário para a remover com os instrumentos adequados.

  • Se o seu cão for um ávido nadador, pode ter mais problemas de ouvidos devido à humidade. Se puder secar suavemente as orelhas com uma compressa depois de cada banho, isto pode ajudar.

  • Mantenha a desparasitação atualizada.

Se o seu cão começar a mostrar sinais de irritação nos ouvidos, a melhor coisa a fazer é consultar o veterinário. O tratamento varia muito em função da causa subjacente. É melhor procurar atendimento imediato, pois os corpos estranhos e as infeções podem rapidamente tornar-se muito graves e ameaçar a audição do seu cão. É melhor prevenir do que remediar e, com qualquer um destes problemas, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhor.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA