Gastroenterite em cães: tudo o que necessita saber

$authorText
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Se o seu cão estiver com vómitos, diarreia ou uma combinação de ambos, o seu melhor amigo poderá ter um caso de gastroenterite. A gastroenterite é um problema relativamente comum em cães, onde existe uma inflamação do estômago e intestinos que resulta em vómitos, diarreia ou ambos. Embora seja comum, a gastroenterite pode ser frustrante, assustadora e, dependendo da sua causa e efeitos no cão, desafiante de controlar.

Tipos de gastroenterite em cães

A gastroenterite é ainda dividida em dois tipos, aguda e crónica. A gastroenterite aguda surge repentinamente, A gastroenterite crónica ocorre ao longo de um período de semanas, meses ou até anos. A gastroenterite aguda normalmente desaparece por si própria; noutros casos, piora progressivamente até ser fornecido tratamento veterinário.

Staffordshire terrier enrolado numa manta.

Causas de gastroenterite em cães

A gastroenterite em cães pode ter várias potenciais causas. Aqui está uma lista das possíveis causas:

  • Ingestão de alimentos deteriorados ou crus ou não próprios ao seu consumo
  • Vírus (parvovírus, esgana, etc.)
  • Parasitas intestinais
  • Alterações na flora/microbioma intestinal
  • Alergia alimentar ou sensibilidade
  • Úlceras gastrointestinais (GI)
  • Cancro GI
  • Corpos estranhos
  • Obstrução intestinal
  • Doença ou predisposição genética

Infelizmente, normalmente é difícil identificar a causa exata deste problema. No entanto, isto não significa que o seu cão não pode ser tratado. Na realidade, a maioria dos tratamentos veterinários são bem-sucedidos.

Sinais de gastroenterite em cães

A gastroenterite nos cães, normalmente, começa com fezes moles que se tornam progressivamente mais líquidas. Posteriormente, pode observar muco nas fezes, esforço do seu cão para defecar e/ou defecação em casa. Também pode observar diarreia com vómitos. Menos frequentemente, pode manifestar-se como apenas vómitos, embora se o problema estiver confinado apenas ao estômago, os veterinários possam referir-se à mesma como gastrite.

Aqui estão outros sinais comuns:

  • Movimentos intestinais frequentes e/ou explosivos
  • Fezes com uma cor tipo alcatrão
  • Grandes volumes de fezes líquidas
  • Sangue nas fezes
  • Letargia
  • Inquietação
  • Dor abdominal
  • Náuseas (salivação excessiva, deglutição frequente)
  • Vómitos

Quando levar o seu cão ao veterinário?

Cão preto e branco deitado num tapete enrolado numa camisola verde.
Muitos cães com gastroenterite aparentam estar surpreendentemente normais. Também poderão não apresentar quaisquer sinais de alteração na qualidade, quantidade, frequência ou localização das suas fezes.

Se acha que o seu cão tem gastroenterite, a Experto Animal recomenda levá-lo ao veterinário assim que possível. Uma vez que é difícil saber se o problema irá evoluir perigosamente, é importante obter aconselhamento profissional, especialmente para os cachorros, cães geriátricos ou cães de raça pequena com maior risco de desidratação. Os cuidados veterinários são absolutamente necessários se o seu cão apresentar sinais de vómitos, náuseas, sangue, dores ou letargia.

Como é controlada a gastroenterite nos cães?

Contactar o seu veterinário deve ser sempre o primeiro passo se suspeitar de um problema de saúde digestiva. Ele pode informá-lo das melhores recomendações para o seu cão e dizer-lhe se o seu animal precisa de ser examinado imediatamente. O seu veterinário poderá ter de fazer testes, como exames às fezes e análises sanguíneas ou fazer raios X para determinar a causa dos sinais do seu cão. Para além das medicações ou tratamentos para a gastroenterite, o seu veterinário pode recomendar medidas de cuidados de suporte, tais como:

  • Dar um alimento dietético de elevada digestibilidade e suave para o trato GI
  • Adicionar um suplemento de eletrólitos à sua água para uma maior hidratação
  • Diminuir o exercício durante alguns dias

O papel da nutrição na gastroenterite

Nunca é demais realçar o papel que a nutrição desempenha na gastroenterite, especialmente porque as escolhas dietéticas inapropriadas são a causa de muitos casos. Deve alimentar o seu cão regularmente com alimentos que saiba que não afetam o seu estômago. Tente não fazer a transição muito rápido ou adicionar novos ingredientes repentinamente ou em grandes quantidades.

Normalmente, os veterinários recomendam alimentos com baixo teor de gordura e com fibra prebiótica para tratar (e prevenir) a maioria dos casos de gastroenterite. Se o seu cão tiver uma sensibilidade alimentar ou alergia, o seu veterinário pode prescrever uma dieta com uma proteína hidrolisada ou com uma nova proteína.

A gastroenterite é frustrante para todos, sobretudo para o seu cachorro. Felizmente, os cuidados veterinários podem ser bem-sucedidos no tratamento desta condição.

Biografia da autora

Dra. Patty Khuly

A Dra. Patty Khuly é uma graduada honorária do Wellesley College e da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia. Tendo recebido o título de MBA na The Wharton School of Business como parte do prestigioso programa VMD/MBA de dois cursos. É agora proprietária da Sunset Animal Clinic, uma clínica veterinária em Miami, Florida. E não fica por aqui. A Dra. K é uma culta leitora, ávida por crochet, fanática por yoga, entendedora de música, atleta esforçada e incansável apreciadora de comida. Vive em South Miami com três cães, inúmeros gatos, duas cabras resgatadas e um grupo hilariante de galinhas.

Pode seguir a sua escrita em DrPattyKhuly.com e em SunsetVets.com.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Becky Mullis, DVM, DACVIM (Nutrition)

Artigos relacionados