Que plantas são tóxicas para os gatos?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

 

A decoração com plantas e flores é uma excelente forma de embelezar a sua casa e o seu jardim, mas algumas das nossas plantas favoritas podem ser tóxicas para o seu gato. Antes de acrescentar novas plantas à sua casa ou ao seu jardim, é importante conhecer que plantas são tóxicas para os gatos ou gatinhos para que os possa manter em segurança.

Plantas tóxicas para os gatos

Das plantas domésticas às plantas de jardim, incluindo vegetais e ervas, segue-se uma seleção de plantas e flores tóxicas para os gatos.

1. Lírio

Costuma-se usar a designação "lírio" como termo abrangente, mas existem cerca de 90 espécies de lírios, incluindo o lírio asiático, o lírio da Páscoa e o lírio do vale. O que têm estas plantas em comum para além do nome? Todas são tóxicas para os gatos. Na verdade, são uma das plantas mais tóxicas para o seu melhor amigo, sendo que a sua ingestão pode provocar a falência renal imediata.

2. Eucalipto

Apesar de ser rico em fibra, o eucalipto não faz parte de um regime alimentar saudável. As folhas são tóxicas para a maior parte dos animais, exceto coalas e algumas espécies de aves.

3. Jade

As suculentas, como a jade, são a opção perfeita para quem não tem muito tempo para dedicar às plantas, uma vez que são bonitas e exigem pouca manutenção. Infelizmente, a jade é também uma das várias suculentas venenosas para os gatos.

4. Asclepia

Plantar a asclepia comum em jardins tornou-se uma forma comum de apoiar a população da borboleta-monarca. No entanto, o fruto da asclepia é tóxico para animais e humanos.

5. Cebola

A cebola é uma presença assídua em todas as mesas, especialmente na China e na Índia, os dois principais países produtores de cebola. Mas a cebola, assim como o alho, o alho-francês, a chalota e o cebolinho são tóxicos para muitos animais, incluindo cães e gatos.

6. Tomate

O fruto do tomateiro é inofensivo para o seu gato, mas o caule e as folhas da planta podem ser tóxicos. Para adicionar à sua lista de alimentos consumidos pelos humanos que não se devem dar aos gatos.

7. Narciso 

Esta popular planta que brota na primavera, com a sua intensa cor amarela e branca, fica lindamente num ramo. Mas não se deixe enganar pela sua beleza. De acordo com um estudo publicado no Canadian Veterinary Journal, o narciso, as suas folhas e os seus bolbos podem ser venenosos para os gatos.

8. Jacinto

O perfumado jacinto tem origem no Mediterrâneo Oriental. Os parentes próximos incluem o jacinto-de-água e a tulipa. Apesar da sua beleza, estas flores de bolbo contêm alcaloides que podem ser perigosos para o seu gato.

9. Visco

A tradição vivida em alguns países, que consiste em dar um beijo apaixonado sob o visco, data do século XVIII. Porém, para os gatos, estas plantas não representam amor eterno, mas sim graves problemas de saúde, incluindo a falência cardiovascular. Outras plantas festivas, como a amarílis, também são problemáticas para a saúde do seu gato e devem ser mantidas fora de casa.

10. Mandrágora 

A colorida mandrágora é originária da região do Mediterrâneo e há séculos que cultiva uma reputação mítica. No entanto, a sua toxicidade não é uma lenda. A raiz de mandrágora é muito venenosa para os gatos (e para os seres humanos).

11. Azálea 

Pertencente à família do rododendro, a azálea é uma pequena espécie de folha caduca que é venenosa para os gatos, podem provocar problemas gastrointestinais, cardiovasculares ou no sistema nervoso central.

Outras plantas comuns que são tóxicas para os gatos incluem:

  • Croton

  • Caladium (Orelha de elefante)

  • Dieffenbachia (Comigo-ninguém-pode)

  • Figueira (Árvore-da-borracha, figueira-chorão e outras)

  • Filodendro

  • Monstera (Costela-de-Adão)

  • Oleandro

  • Estrela de Natal

  • Cereja de Jerusalém

  • Azevinho

A toxicidade pode variar consoante o tipo de planta e a quantidade ingerida. Por exemplo, a Estrela de Natal é ligeiramente tóxica para a maior parte dos gatos. No entanto, alguns gatos são especialmente sensíveis e podem evidenciar sinais suficientemente graves para exigir tratamento médico, mesmo que a quantidade ingerida seja reduzida.

Está a pensar em comprar uma nova planta para a sua casa ou o seu jardim, mas gostaria de saber se é venenosa para o seu gato? A Cats Protection tem guias abrangentes sobre plantas de interior, plantas de exterior, flores, ervas e ervas daninhas.

Sinais de ingestão de veneno

A toxina de cada planta pode causar uma reação diferente. Por exemplo, se o seu gato comer uma planta da família da cebola, isso pode afetar os glóbulos vermelhos e causar anemia, provocando fraqueza, redução do apetite e descoloração das gengivas. Se o seu gato ingerir pólen de lírio, pode vomitar, apresentar salivação excessiva ou sofrer convulsões, de acordo com a PDSA.

Apesar dos efeitos secundários variarem consoante a planta específica, há sinais comuns de envenenamento a que deve prestar atenção, tais como:

  • Vómitos

  • Diarreia

  • Tosse

  • Dificuldade em respirar

  • Desorientação

  • Palpitações

  • Perda de apetite

  • Pupilas dilatadas

  • Lamber ou comichão excessiva

  • Convulsões

  • Infelizmente, em alguns casos, morte súbita.

A não ser que apanhe o gato em flagrante, poderá não ter conhecimento de que o mesmo ingeriu uma planta tóxica. Se o seu gato apresentar algum destes sinais por um motivo desconhecido e tiver acesso a plantas ou flores venenosas para os gatos, contacte imediatamente o veterinário.

O que fazer se o seu gato ingerir uma planta venenosa?

Se suspeitar que o seu gato ingeriu uma planta venenosa, contacte imediatamente o veterinário. Se o veterinário não estiver disponível, contacte um centro de informação antivenenos para animais. Mantenha os telefones de emergência acessíveis.

A não ser mediante instruções de um profissional de saúde veterinária, a Cats Protection avisa que pode não ser útil tentar induzir o vómito do gato. Em alguns casos, pode ser mais perigoso vomitar o que ingeriram do que deixar a toxina no estômago. Respeite sempre as instruções específicas do veterinário.

Na clínica veterinária, o gato é submetido aos exames e às análises sanguíneas necessários para diagnosticar o envenenamento e determinar o tratamento.

Prevenção de intoxicação

É relativamente fácil manter o seu gato seguro em casa contra as plantas venenosas, basta não trazer plantas tóxicas para casa, mesmo que isso signifique recusar um bonito ramo de flores.

Tudo se complica um pouco mais para os gatos de exterior, mas há formas de reduzir a possibilidade de ingestão acidental. A International Cat Care recomenda que retire as plantas mais perigosas do seu jardim e verifique se existem plantas potencialmente tóxicas nos jardins vizinhos. Se o seu gato adoecer, poderá informar o veterinário dos prováveis culpados, o que lhe permitirá determinar melhor a causa do envenenamento e o tratamento adequado.

Antes de dar vida à sua casa com plantas e flores frescas, faça alguma pesquisa e fale com o veterinário para assegurar que as suas escolhas não incluem plantas tóxicas para os gatos. Há muitas opções seguras, como a violeta africana, o jasmim e a begónia, que são flores bonitas e seguras para o seu melhor amigo.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos de longa data, cujos gatos Azuis Russos são os reis da sua casa. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS