
Ajudar o seu gato a ultrapassar o medo de trovões e fogo de artifício
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Já alguma vez desligou o som quando estava a ver um filme de terror? Muitas pessoas fazem-no, e com razão. Evoluímos num mundo assustador, onde os ruídos altos e inesperados nos fazem saltar. O motivo para tal, é que praticamente todos os animais, incluindo os humanos, são "caçados" por alguém. Até os predadores, como os gatos, são também presas. Nós, e eles, evoluímos para ter uma resposta de luta ou fuga ao perigo, e os ruídos altos e repentinos representam um possível perigo para todos nós. Muitos animais assustam-se com sons como o do fogo de artifício e dos trovões e, embora seja completamente normal, pode ser angustiante ver o seu gato encolher-se e tremer sempre que se aproxima uma tempestade.
Sinais de medo em gatos
Os gatos vivem num mundo 3D. Eles adoram estar fora do chão e poder escapar a qualquer momento, por isso a primeira reação de um gato a qualquer coisa que o assuste é ir para um ponto alto ou esconder-se. A maior parte dos seus predadores não conseguem trepar tão bem como eles e os ruídos assustadores e desconhecidos fazem com que queiram fugir para um sítio onde se sintam escondidos, seja em cima de um armário ou debaixo de uma cama ou de um edredão. Outros sinais de medo são:
Tremores
Vocalizar
Hipersalivação
Ofegar excessivo
Não querer comer
O que deve fazer se o seu gato estiver assustado?
Antes de mais, aja normalmente. O seu gato irá certamente sentir se estiver ansioso, por isso tente manter-se o mais calmo possível. Para além disso, as coisas mais importantes são:
Mantenha-o dentro de casa se puder. Se sabe que vai haver fogo de artifício ou uma tempestade, tente manter o seu gato dentro de casa para que ele não fuja e se perca ou se magoe.
Tente suavizar os ruídos e os flashes de luz. Quer se trate de uma tempestade ou de fogo de artifício, haverá flashes luminosos e ruídos altos intermitentes. Feche todas as cortinas ou persianas e ponha uma música suave num volume moderado para tentar bloquear o ruído e as luzes estranhas.
Deixe o seu gato esconder-se. Certifique-se de que há muitos sítios para onde ele possa ir e deixe-o decidir. Deixe o maior número possível de portas interiores abertas, com acesso a locais que lhe agradem. Alguns gatos vão para debaixo da cama, outros para debaixo do edredão, enquanto outros vão querer subir o ponto mais alto que puderem e esperar que passe. Quanto mais liberdade de escolha tiver, mais relaxado e seguro se vai sentir.
Não o abrace. Os humanos são seres sociais que encontram muito conforto no contacto físico. Os gatos acham que estar preso, especialmente quando se sentem ameaçados, é incrivelmente stressante. Eles precisam de sentir que podem fugir a qualquer momento. Por isso, embora possa pensar que dar um mimo ao seu gato ou pegar nele ao colo vai ajudar, é quase certo que vai aumentar o seu stress.
Utilize um difusor de feromonas. As feromonas fazem com que os gatos se sintam seguros e protegidos. Estas podem ser excelentes para muitos gatos em qualquer situação de ansiedade.
Proporcione conforto em casa. Se sabe que o seu gato tem um esconderijo preferido, certifique-se de que tem o comedouro, o bebedouro e uma caixa de areia por perto. Não coloque a caixa de areia junto do comedouro e do bebedouro. É quase certo que o seu gato não vai querer comer enquanto estiver assustado, mas deve ter sempre acesso se o quiser fazer. A sujidade indesejada causada pelo medo pode ser evitada dando ao seu gato uma caixa de areia se ele estiver demasiado assustado ou incapaz de sair à rua.
Tente fazer jogos. Esta é uma questão complicada, porque se o seu gato estiver aterrorizado, tentar fazer jogos com ele pode apenas dar-lhe associações negativas. No entanto, se o seu gato estiver apenas um pouco nervoso, por vezes, jogar um jogo como perseguir um brinquedo pode ser uma excelente diversão e ajudá-lo a sentir-se mais relaxado. Também reforça o facto do tutor estar mais relaxado.
Antecipe...
Prevenir o stress do gato
A lista acima é composta por coisas boas a fazer se tiver um gato assustado mas, como sempre, mais vale prevenir do que remediar. Se possível, escolha um gatinho em que os pais não tenham tido problemas de stress ou ansiedade. Questione o criador ou o centro de adoção sobre as experiências que o gatinho ou gato teve e sobre o seu temperamento. Fale com o seu veterinário sobre a habituação ao ruído para que o seu gato cresça sem ansiedades ou fobias graves. Se tiver um gato sensível, fale com o seu veterinário ou com um especialista em comportamento qualificado sobre dessensibilização. Esta dessensibilização deve ser efetuada muito antes da época dos fogos de artifício ou das tempestades, deve ser gradual e deve ser feita com paciência e supervisão.
O medo é uma parte normal da vida. Não se preocupe muito se o seu gato estiver assustado, é uma reação totalmente normal e necessária. No entanto, se tiver um gato demasiado ansioso, esperamos que isto lhe dê algumas indicações sobre como aliviar esse medo e angústia e fazer com que ambos se sintam mais relaxados no futuro.