Cuidados dentários e cuidados com os dentes do seu gatinho

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Receber um gatinho é sempre um momento de alegria. Comprar os seus acessórios e fazer-lhes o ninho perfeito fazem parte da antecipação do acolhimento do novo membro da família. Mas os gatinhos não são apenas gatos pequenos. Após o nascimento, continuam a desenvolver-se e a terminar o que a natureza e a mãe começaram. Os gatinhos nascem com os olhos fechados e, tal como os bebés humanos, não têm dentes. Os dentes de bebé dos gatinhos, ou dentes de leite como são conhecidos, aparecem entre as três e as seis semanas de idade.

Pode ter-se perguntado se os gatinhos perdem os dentes, e a resposta é sim, tal como nós. Neste artigo, veremos quando os dentes aparecem, quando voltam a desaparecer e como pode ajudar o seu gatinho a manter os dentes definitivos em excelente forma para a sua vida como gato adulto.

Cuidar dos dentes do gatinho durante o aparecimento da dentição

Pode ler tudo sobre a dentição aqui, mas, resumidamente, a cronologia do aparecimento e desaparecimento dos dentes é a seguinte:

  • 3–6 semanas. Os dentes de leite, também chamados dentes de bebé ou decíduos, começam a erupcionar.

  • 8 semanas. Os 26 dentes de leite estão no sítio.

  • 3–4 meses. Os dentes de leite começam a cair. Os dentes definitivos começam a aparecer.

  • 6–7 meses. Os 30 dentes definitivos estão completamente erupcionados. Alguns gatinhos acabam com o que é chamado de “dentes decíduos persistentes” ou “dentes de leite retidos”. Isto acontece quando os dentes de leite, normalmente os caninos, não caem e acabam por ficar encravados junto aos dentes adultos. Isto pode causar uma acumulação prematura de placa bacteriana e tártaro e, posteriormente, doença gengival. O seu veterinário recomendará, normalmente, a remoção destes dentes, o que, na maioria das vezes, terá de ser feito sob anestesia.

O nascimento dos dentes pode causar algum desconforto porque os dentes têm de perfurar o tecido gengival sensível. Tal como acontece com as crianças, alguns gatinhos são mais sensíveis à dor do que outros. Poderá notar que o seu gatinho tem mau hálito ou halitose, que se baba, evita a comida ou bate com a pata na boca. Poderá notar que o gatinho se limpa menos e poderá começar a roer objetos domésticos.

Cuidar dos novos dentes de leite

Alimento. Por várias razões, é melhor alimentar os gatinhos com um pouco de comida húmida e um pouco de comida seca, para que não fiquem viciados numa determinada textura. Quando o seu gatinho está com os dentes a nascer, pode achar que ele prefere comida húmida ou biscoitos molhados porque será mais suave para as suas gengivas doridas. Continue a oferecer também biscoitos secos, para que ele tenha sempre uma escolha.

Brinquedos. O seu gatinho terá vontade de mastigar coisas para aliviar a dor. Certifique-se de que o gatinho não tem acesso a locais onde possa roer objetos perigosos, como cabos elétricos. Dar-lhe brinquedos de borracha para ele morder pode ajudar.

Escovagem. A escovagem dos dentes é a forma mais comprovada de os manter saudáveis. Se habituar o seu gatinho a uma escovagem diária, será muito mais fácil do que começar com um gato adulto. Não comece a tentar escovar os dentes do seu gatinho até ter a certeza de que todos os dentes de leite estão completamente erupcionados e que o seu gatinho não está a sentir qualquer desconforto. Aqui estão algumas dicas para quando se trata de escovar os dentes:

  • Utilize pasta de dentes para gatos. A pasta de dentes humana foi concebida para fazer espuma, ser cuspida e é mentolada. Nada disso vai agradar ao seu gatinho!

     

  • Utilize uma escova de dentes especialmente concebida para o efeito. Os gatinhos têm bocas minúsculas, pelo que uma escova pequena que se coloca no seu dedo funciona melhor.

  • Seja delicado. Faça com que ele lamba um pouco da pasta de dentes com sabor a carne do seu dedo para começar e, de seguida, levante suavemente o lábio e use apenas o dedo para esfregar a gengiva primeiro, antes de avançar para a escova.

  • Comece pela parte de trás. Os incisivos e caninos na parte da frente da boca são mais sensíveis do que os dentes de trás. Comece pelos dentes de trás para o ajudar a aceitar.

  • Comece gradualmente. Faça apenas algumas pequenas rotações de um lado para começar e aumente gradualmente.

  • Diariamente é melhor. Tente escovar os dentes do seu gatinho diariamente. Se não o conseguir fazer, faça-o sempre que puder e não se martirize – é melhor do que nada!

Esteja atento à altura em que o seu gatinho começa a perder os dentes de leite e a ganhar os dentes definitivos. Normalmente, este período não é tão doloroso porque os orifícios já lá estão, mas se notar que o seu gatinho tem a boca sensível, seja paciente e comece de novo quando os dentes definitivos estiverem presentes e a dor tiver diminuído novamente.

Hábitos de cuidados dentários ao longo da vida para gatos

Como já dissemos, a escovagem ajuda a prevenir as doenças dentárias e as doenças das gengivas. A doença dentária é muito comum em gatos adultos e tende a piorar com a idade. Pode causar dor, inflamação e, no pior dos casos, infeções que podem entrar na corrente sanguínea e causar problemas noutros órgãos, como o coração e os rins.

As principais dicas para um bom cuidado dentário para toda a vida são:

  • Escovagem dos dentes!

  • Alimentos para cuidados dentários. Alguns alimentos secos são especialmente concebidos para prevenir a placa bacteriana e o tártaro. Têm croquetes de tamanho grande para que o seu gato tenha de os mastigar, com fibras especialmente alinhadas que raspam os dentes do gato à medida que ele os trinca. Pergunte ao seu veterinário como pode complementar a escovagem diária dos dentes com estes alimentos especiais.

  • Check-ups regulares. O seu gato será submetido a um exame completo pelo seu veterinário todos os anos, juntamente com as vacinas. Ouça os seus conselhos relativamente à limpeza profissional. Fazer isto antes que a doença periodontal se instale é sempre melhor do que esperar até surgir um problema grave.

  • O lado seguro. Entre as visitas de rotina, tente vigiar os dentes e as gengivas do seu gato. Se notar vermelhidão nas gengivas, dentes rachados ou lascados ou acumulação de tártaro castanho/amarelo, peça ao seu veterinário para dar uma vista de olhos. Quanto mais cedo os problemas forem detetados, melhor para todos os envolvidos.

Uma boa saúde dentária pode fazer uma enorme diferença na qualidade de vida do seu gato. Ao adotar bons hábitos desde o início, estará muito à frente quando se trata da vida adulta do seu gato e de manter os dentes bem brancos e saudáveis.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Emma Milne BVSc FRCVS.