Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Pode ter visto ou ouvido inúmeras histórias sobre gatos adorarem peixe, mas no que toca a gatos comerem atum, será isso uma boa ideia? E será que os gatos podem comer atum que foi preparado para ser consumido por humanos?
Fique a saber a razão pela qual deve reconsiderar partilhar a sua lata de atum favorita com o seu gato.
Os gatos podem comer atum?
A resposta simples é que os gatos são atraídos pelo atum. Adoram o aroma forte e o sabor robusto deste peixe, e muitas vezes utiliza-se uma colher com atum para fazer com que os medicamentos sejam melhor ingeridos.
No entanto, embora não esteja na lista de alimentos tóxicos para gatos, o atum preparado para ser consumido por humanos pode causar aos gatos problemas de saúde. Embora uma pequena quantidade possa não fazer mal, é melhor não colocar atum no comedouro do seu gato.
Como é que o atum pode afetar a nutrição dos gatos?
Um plano alimentar equilibrado para gatos inclui proteína, ácidos gordos essenciais, vitaminas, minerais e outros nutrientes. Quando o seu gato come uma quantidade insuficiente ou em excesso de certos nutrientes, podem surgir complicações de saúde.
O atum por si só não é nutricionalmente equilibrado. Por exemplo, o atum tem demasiada gordura insaturada e não é suplementado com Vitamina E ou outros antioxidantes. Por isso, o atum não deve ser uma fonte nutricional primária para o seu gato.
Se o atum fizer parte do plano alimentar do seu gato e este começar a ter comportamentos incomuns, considere levá-lo ao seu veterinário para uma consulta de bem-estar — é sempre bom pedir a opinião de um profissional para saber que não se passa nada de grave.
Porque é que os gatos que consomem atum podem aumentar o peso?
A maioria dos gatos de interior não são muito ativos e não necessitam de muitas calorias — o que significa que podem ganhar peso facilmente. De acordo com as recomendações da Federación Europea de Fabricantes de Alimentos para Animales de Compañía, um cão que pesa 5 kg deve consumir 290 calorias por dia.
Quando os alimentos para humanos são convertidos em calorias de gatos, é fácil de ver que alimentos produzidos para humanos têm demasiadas calorias para os nossos companheiros. Uma pequena quantidade de atum em lata contém cerca de 100 calorias, o que é mais de um terço da ingestão calórica diária recomendada para muitos gatos.
Além disso, consumir demasiado atum pode fazer com que o seu gato aumente o peso, especialmente se for combinado com o seu alimento normal para gato. Tal como nos humanos, a obesidade em gatos contribui para problemas de saúde como os diabetes, problemas de bexiga, artrite e cancro, de acordo com o Mis Animales.
Controlar o consumo de alimentos é muito importante no maneio da saúde do seu gato. Como cada vez mais fabricantes incluem informação do conteúdo calórico nos rótulos dos alimentos para animais de companhia, é mais fácil calcular quantas calorias está a dar ao seu animal de companhia por dia. Isto é uma ótima notícia para tutores de gatos, uma vez que mais informação pode levar a decisões mais detalhadas sobre a alimentação e, por fim, uma melhor saúde para o seu gato.
Nem todos os gatos conseguem comer atum
Os gatos também podem ser alérgicos a peixe. O peixe é uma das causas mais comuns de alergias e intolerâncias alimentares em gatos. Alguns sinais comuns de uma reação alérgica inclui comichão, perda de pelo assim como inflamação e vermelhidão da pele. Gatos com alergias alimentares também podem vomitar e apresentar diarreia, flatulência e perda de apetite quando em contacto com um ingrediente ao qual sejam sensíveis. Se observar algum destes sinais, ligue ao seu veterinário imediatamente para determinar as causas e definir um plano de tratamento.
O atum tem um elevado teor de mercúrio
O atum tem um elevado teor de mercúrio, um metal tóxico. O consumo frequente de atum pode também levar a uma intoxicação por mercúrio, explica Cailin Heinze, nutricionista veterinária na Experto Animal na Universidade Tufts. Os sinais de intoxicação por mercúrio incluem tonturas, perda de coordenação e equilíbrio. Os tutores de animais de companhia devem manter o atum albacora, em especial, longe dos gatos, porque "é de uma espécie maior de atum com níveis de mercúrio quase três vezes superiores (em comparação com o atum chunk-light)", afirma a Heinze.
Afinal, os gatos podem comer atum? O atum não é nutricionalmente equilibrado e não deve constituir uma grande parte do plano alimentar do seu gato. Mesmo oferecer atum em lata como biscoito pode causar graves problemas de saúde, especialmente quando é dado em grandes quantidades ou frequentemente. Para garantir que o seu melhor amigo obtém a nutrição equilibrada de que necessita sem calorias extra ou metais tóxicos, escolha um alimento saudável para gatos que utilize o atum de uma forma que satisfaça as necessidades nutricionais e as papilas gustativas do seu gato.
Biografia da autora
Christine O'Brien
Christine O'Brien é uma escritora, mãe e tutora de gatos de longa data, cujos gatos Azuis Russos são os reis da sua casa. Os seus trabalhos aparecem em Care.com, What to Expect e Fit Pregnancy, onde escreve acerca dos seus gatos e a sua vida familiar. Pode segui-la no seu Instagram ou Twitter @brovelliobrien.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA