Os gatos podem comer queijo?
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
O mais pequeno ruído de um pacote de queijo pode fazer com que o seu gato corra para a cozinha, em busca deste alimento. Mas será que os gatos podem comer queijo? Os gatos e o queijo são uma boa combinação? Descubra se pode partilhar este alimento com o seu melhor amigo.
Os gatos e o queijo: não há problema?
Os gatos podem comer queijo? De acordo com os especialistas, sim - mas apenas com moderação. Se der queijo ao seu gato, dê-lhe apenas pedaços pequenos (do tamanho de um dado) ocasionalmente. Por exemplo, pode optar por limitar a ingestão de queijo do seu gatinho para quando precisa de esconder um comprimido.
No entanto, embora muitos gatos consigam suportar pequenas porções de queijo, se o seu gatinho for intolerante à lactose, até um pedaço pequeno de queijo pode causar problemas no seu sistema digestivo.
Intolerância à lactose e alergias a produtos lácteos em gatos
Apesar de existir o mito, que os gatos gostam de uma taça de leite ou natas, a maioria não consegue digerir produtos lácteos. A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell salienta que muitos gatos são intolerantes à lactose e podem ter problemas gastrointestinais, incluindo inflamação, diarreia, obstipação e vómitos se consumirem produtos lácteos.
Os gatos com alergia a produtos lácteos podem reagir mal mesmo a uma pequena porção de queijo. (Geralmente, os gatos não têm muitas alergias alimentares, mas os produtos lácteos, bem como o peixe e a carne vermelha, são os alérgenos mais comuns). Tal como acontece com os gatinhos com intolerância à lactose, se o seu gato tiver uma alergia a produtos lácteos, comer queijo pode dar origem a problemas digestivos e pode inclusivamente afetar o seu sistema imunitário.
Sinais mais comuns que o seu gato com alergia a produtos lácteos pode manifestar após a ingestão de produtos com lactose:
- Vómitos
- Diarreia
- Flatulência
- Comichão e/ou manchas avermelhadas na pele
- Perda de pelo
Se o seu gato manifestar estes ou quaisquer outros sinais pouco comuns, contacte o veterinário o mais rapidamente possível para agendar uma consulta.
Quando o queijo é absolutamente proibido
De acordo com o Cummings Veterinary Medical Center da Tufts University, deve evitar dar queijo ao seu gato caso este precise de reduzir a ingestão de sal e/ou tiver um problema cardíaco. Além do queijo, se o seu gatinho tiver um plano de alimentação com níveis reduzidos de sódio, deve evitar em absoluto carnes frias, alimentos "fast food", batatas fritas e pão.
Concentrar-se nas calorias
A distribuição calórica diária de um animal de companhia não deve perfazer mais de 8 a 10 por cento de uma alimentação resultante de biscoitos ou alimentos não recomendados por um veterinário. O queijo, por exemplo, é um alimento popular dos humanos que pode ter um teor demasiado elevado de calorias. Na verdade, dar um cubo de 30 g de queijo cheddar a um gato de 4,5 kg é o mesmo que uma pessoa comer dois hambúrgueres e meio de queijo de uma só vez.
Qual a melhor abordagem para quem tem gatos? Evitar os snacks extra e substituí-los por carinho extra.
Tipos de queijo: bom vs. mau
Se quer mesmo recompensar o seu gato com um bocadinho de queijo, há variedades que podem ser melhores que outras:
- Cheddar: um dos queijos mais populares, o cheddar é um queijo de pasta semidura que não contém muita lactose. Contudo, isto não significa que o seu gato deve comer grandes quantidades de cheddar, uma vez que pode causar problemas digestivos.
- Suíço: um dos favoritos de quem gosta de sandes, o queijo suíço é considerado um queijo saudável para os humanos porque é rico em proteína e tem baixos níveis de sódio e gordura. Tal como o cheddar, tem quantidades reduzidas de lactose, mas, ainda assim, pode provocar problemas digestivos.
- Mozarela: muitos tutores já apanharam os seus gatos à volta e até dentro da caixa de pizza, mas será que todo aquele queijo derretido é bom para o seu gato? Nem por isso. Os queijos de pasta mole como a mozarela, quer sejam crus ou cozinhados, são perigosos para a saúde dos gatos devido ao alto teor de lactose. O queijo fresco e o queijo cremoso representam riscos semelhantes e devem ser evitados.
- Brie: um queijo de pasta mole popular, o Brie é feito com leite cru, que pode conter Salmonella e Listeria, elementos patogénicos que provocam doenças graves. Outros queijos crus de pasta mole a evitar são o queijo azul e o Camembert.
- Queijo azul: sabe de que é feito o queijo azul? Bolor. Este tipo de queijo, incluindo o Stilton, é feito com culturas do bolor Penicillium, que pode ser tóxico para os animais de companhia. Por este motivo, não dê ao seu gato queijos com bolores.
Posso dar queijo?
Dar um pouco de queijo ao seu gato ocasionalmente não deverá ser um problema, no entanto pergunte ao veterinário se é ou não uma opção saudável. Se dá queijo ao seu gato, faça-o pontualmente e em pequenas quantidades. Será certamente um motivo para o seu gato ronronar!
Christine O'Brien