Quanto deve pesar o seu gato? Explicação sobre o peso saudável nos gatos

minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Está comprovado que permanecer em forma prolonga a vida tanto dos seres humanos como dos animais e tem muitos benefícios para a saúde. Muitos tutores perguntam-se: "Quanto é que o meu gato deve pesar? O que é um peso saudável para o meu gato?". Bem, isso depende de muitas coisas, como a idade e a raça. Não se trata tanto de saber exatamente quanto pesa o seu gato, mas sim de monitorizar o peso e algo a que chamamos índice de condição corporal (ICC).

Índice de condição corporal (ICC)

O tamanho dos gatos não tende a variar tanto como o dos cães, mas existem algumas diferenças. É frequente ouvir dizer que o gato "médio" pesa quatro quilos, mas hoje em dia há muitas variações. Enquanto quatro quilos indicaria obesidade para alguns gatos, para um Maine Coon adulto estaria com peso insuficiente, por exemplo.

A melhor maneira de avaliar se o seu gato tem um peso saudável é olhar para o seu índice de condição corporal. O ICC é pontuado de 5 a 9, consoante a escala utilizada. A nossa escala varia de 1-5,

  • 5 indica obesidade. Uma camada espessa de gordura torna as costelas do seu gato muito difíceis de encontrar. As zonas mais ósseas, como os joelhos, são cobertas por uma camada de gordura moderada a fina.

  • 4 indica excesso de peso. As costelas e as zonas mais ósseas são difíceis de sentir com uma camada espessa de gordura.

  • 3 indica o peso ideal. É fácil sentir as costelas do seu gato, mas há uma ligeira camada de gordura a cobri-las. As proeminências ósseas também têm apenas uma ligeira camada de gordura.

  • 2 indica peso baixo. As costelas são cobertas por pouca gordura e são visíveis sem ter de tocar no animal de companhia.

  • 1 indica peso demasiado baixo. Não existe gordura à volta das costelas do seu gato e estas são visíveis a olho nu. As proeminências ósseas também são visíveis, sem sinais de gordura.

Pergunte ao seu veterinário se o seu gato tem um ICC ideal e ficará a saber se o seu peso também é o ideal. Quando se habituar a avaliar o ICC, verá que o faz inconscientemente quando faz festas ao seu gato. É possível que não exista um peso ideal para os gatos, mas o controlo de peso também é importante.

Porque é que um peso saudável é tão importante para o seu gato?

O controlo de peso, assim como do ICC, é importante ao longo da vida. Tanto o aumento como a perda de peso são possíveis sinais de doença e são, por vezes, a primeira coisa que se nota para o alertar para problemas.

Se tiver um gatinho, a pesagem a cada duas semanas dir-lhe-á a si e ao seu veterinário se o seu gatinho cresce corretamente e a um ritmo saudável. As consultas mensais de verificação do peso durante o resto da vida do seu gato vão ajudar a detetar tendências de oscilação de peso antes que a situação se descontrole.

O aumento de peso pode ocorrer facilmente após a esterilização ou à medida que o seu gato envelhece e, como é normalmente gradual, pode ser difícil de detetar se não estiver a pesar o seu gato regularmente. É muito mais fácil prevenir o aumento de peso do que perdê-lo depois de o ter adquirido, o melhor a fazer é manter-se atento e mudar as quantidades ou os alimentos quando necessário.

Por outro lado, a perda de peso, como já dissemos, pode ser um importante sinal de alerta para problemas de saúde como doenças renais e cardíacas, cancro ou diabetes. Algumas doenças podem já estar muito avançadas quando o seu gato apresenta sinais clínicos, pelo que detetar a perda de peso numa fase inicial e obter ajuda pode, literalmente, salvar-lhe a vida.

A verdade é que não existe um peso certo para todos os gatos. Fale com o seu veterinário sobre o peso e o ICC adequados para o seu gato e depois faça o que puder para os manter assim. Manter o seu gato em forma maximizará a sua saúde e felicidade e dar-lhe-á o maior tempo possível com o seu incrível melhor amigo.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA