Gastroenterite em gatos - O que necessita saber?

minutos de tempo de leitura

Um gato cinzento deita-se no colo do seu tutor com os olhos semiabertos enquanto recebe festas no tronco

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

O termo "gastroenterite" significa simplesmente uma inflamação do estômago e dos intestinos. Normalmente é bastante óbvio se o seu gato sofre de gastroenterite porque pode estar doente ou apresentar fezes líquidas, moles ou com sangue. Embora a diarreia possa ser difícil de detetar, se o seu gato fizer as necessidades no exterior, o vómito é normalmente mais percetível, pois apanha-o tão de surpresa como a si.

Como pode imaginar, especialmente se já passou por isso, ter gastroenterite é muito desagradável para os gatos. A gastroenterite pode ser aguda (súbita e de curta duração) ou crónica, o que significa que se prolonga por mais de duas ou três semanas. Estes casos mais longos são denominados enteropatias crónicas (EC), sendo a forma mais comum a Enteropatia responsiva a alimentos. As enteropatias crónicas também são por vezes designadas por Doença Inflamatória Intestinal (DII).

Neste artigo, analisemos as causas comuns de gastroenterite aguda em gatos. A gastroenterite aguda nem sempre é uma emergência veterinária e alguns casos podem melhorar por si próprios, mas por vezes é necessário agir. Neste artigo, analisemos as causas mais comuns e o que pode fazer para ajudar o seu melhor amigo doente.

Causas comuns de gastroenterite aguda

  1. Indiscrição alimentar. Os cães são os principais responsáveis pela invasão ao caixote do lixo, mas os gatos também podem ser vítimas desta situação. Muitos gatos roubam sorrateiramente os alimentos das bancadas ou podem ingerir algo que não lhes faz bem. Normalmente, este tipo de problemas resolve-se muito rapidamente por si só. Isto pode acontecer quando mudou o alimento do seu gato recentemente, mas não fez a transição no decorrer de vários dias.

  2. As infeções virais podem causar gastroenterite aguda em quase todos os animais, incluindo nos gatos. Esta é apenas uma das razões para manter as vacinas do seu gato em dia.

  3. Os parasitas, especialmente em grande número, podem ser problemáticos para os intestinos. Fale com o seu veterinário para se certificar de que o controlo de parasitas é adequado ao estilo de vida do seu gato. Por exemplo, os gatos que caçam e comem as suas presas podem precisar de ser desparasitados com mais frequência do que um gato doméstico sedentário.

  4.  

  5. Alergias alimentares Estas podem ser verdadeiras alergias ou intolerâncias.

  6. Outros problemas médicos. A gastroenterite pode ser causada por outros problemas, como a insuficiência renal ou uma glândula tiroide hiperativa (hipertiroidismo).

Deve se preocupar com a gastroenterite do seu gato?

Não existe uma resposta para esta pergunta. Tudo depende da etapa de vida do seu gato, de outros problemas que tenha, caso se aplique, e da gravidade da gastroenterite. Como mencionado, muitos casos resolvem-se por si próprios, por isso, se o seu gato adoecer algumas vezes e ficar um pouco apático durante um dia, pode provavelmente esperar cerca de 24-48 horas para ver se o problema se resolve. No entanto, se qualquer problema gastrointestinal se prolongar por mais de 48 horas, deve consultar o seu veterinário.

Uma das maiores preocupações é a desidratação provocada sobretudo pelos vómitos, mas também pela diarreia. Se o seu gato vomita com muita frequência, parece ter dores ou está deprimido e inativo, procure imediatamente assistência veterinária. Um teste simples que pode fazer para detetar a desidratação é o teste da "prega de pele". Quando um animal está bem hidratado, se puxarmos suavemente a pele da parte de trás do pescoço para cima e a largarmos, ela voltará suavemente ao seu lugar. Se o seu gato estiver um pouco desidratado, voltará mais lentamente à posição original. Em caso de desidratação grave, fica sobressaída.

Se o seu gato melhorar por si próprio, mas notar que tem crises regulares, deve consultar o seu veterinário, pois pode haver uma causa subjacente.

Se o seu gato precisar de cuidados veterinários, é muito útil se conseguir levar consigo uma amostra de fezes (do seu gato!). O veterinário pode fazer testes para detetar parasitas, infeções e a presença de, por exemplo, sangue. Dependendo do exame clínico inicial, o veterinário pode querer:

  1. Dar ao seu gato um alimento para cuidado digestivo de elevada digestibilidade e de elevada qualidade durante alguns dias para ajudar o intestino a melhorar.

  2. Tratar qualquer doença parasitária ou bacteriana que seja detetada.

  3. Fazer análises ao sangue para excluir outras doenças.

  4. Em casos de desidratação, o seu gato pode ter de ficar no hospital para receber fluidos intravenosos e cuidados de apoio.

  5. Em alguns casos, se os sinais de gastroenterite se tornarem crónicos ou recorrentes, podem ser necessárias radiografias, imagiologia e até biópsias.

Fundamentalmente, conhece o seu gato melhor do que ninguém. Se alguma vez estiver preocupado, não hesite em contactar o seu veterinário. É sempre preferível prevenir do que remediar e, como em tudo o que está relacionado com a saúde, quanto mais cedo procurar ajuda, melhor.

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA