Mudança da dentição do gatinho: idade prevista, sinais e como pode ajudar

Publicado por Christine O'Brien
minutos de tempo de leitura

Embora, para os jovens humanos, sejam necessários alguns anos para que percam todos os seus dentes de leite e surjam os dentes definitivos, nos gatinhos o processo de mudança de dentição ocorre muito mais rapidamente. De facto, por volta dos 6 meses, o gatos já terão passado por dois conjuntos de dentes.

Mudança da dentição do gatinho: cronologia etária

Os dentes de um gatinho, também conhecidos como dentes de leite ou decíduos, começam a nascer quando este tem cerca de 3 semanas, indica a Mis animales. Os incisivos e os caninos primários são os primeiros a nascer, seguindo-se os outros numa rápida sucessão. Quando o seu gatinho atinge as 6 semanas, já deverá ter um conjunto completo de 26 dentes de leite. Estes dentes de leite caem todos por volta dos 3-4 meses, dando lugar aos dentes definitivos de adulto. Por volta dos 6 meses, o seu gatinho já deverá ter os 30 dentes definitivos.

Quais são os sinais da mudança de dentição no gatinho?

Durante o processo de mudança de dentição do gatinho, poderá nem se aperceber que este está a perder dentes até ver um no chão ou na cama do seu gato. Segundo a PDSA, isto é normal, por isso não se preocupe! A maior parte dos gatinhos engole os seus pequenos dentes mas, novamente, não precisa de se preocupar – isto não lhes causa qualquer tipo de problema.

Poderá observar também os seguintes sinais numa mudança de dentição de um gatinho:

  • Falta de apetite ou precaução com o alimento
  • Roer excessivamente
  • Gengivas sensíveis, vermelhas ou com pequena hemorragia
  • Mau hálito
  • Irritabilidade
  • Coçar a boca com as patas
  • Lamber-se menos

Ocasionalmente, os gatinhos poderão ter dentes decíduos persistentes, o que significa que os seus dentes de leite não caíram. Isto é raro mas é conveniente estar atento pois poderá ser necessário extrair alguns dentes ao gatinho. Outro possível problema é o nascimento de dentes demasiado próximos entre si, o que pode aumentar o risco de gengivite. Consulte imediatamente o seu veterinário se notar qualquer tipo de apinhamento, para que o seu melhor amigo possa obter rapidamente o tratamento que necessita.

Como ajudar um gatinho na mudança de dentição?

Os gatinhos têm muitas dores durante a mudança de dentição? É provável que haja desconforto físico quando existem dentes pontiagudos a furar gengivas sensíveis mas, de acordo com a PDSA, a maior parte dos gatos não parece ficar muito incomodada com isto.

Contudo, o seu gatinho irá procurar formas para aliviar a dor e a irritação associada à mudança de dentição. Assim, poderá tentar usá-lo como brinquedo de roer, o que nunca é bom para nenhum dos dois. Neste caso, tal como para quaisquer outros atos de brincadeira agressiva do gato, a solução é redirecionar a sua atenção.

Gatinho tartaruga a brincar com uma corda laranja e castanha deitado num tapete azul.

Uma opção será dar-lhe brinquedos de roer para gatinhos que encontra em qualquer loja para animais, incluindo brinquedos de borracha ou de plástico macio que são fáceis de roer e brinquedos que pode colocar no frigorífico. Para manter o seu gatinho seguro, deve permanecer com ele enquanto brinca, deve seguir sempre as instruções do brinquedo, estar atento a danos, e descartar imediatamente brinquedos danificados.

O seu gatinho poderá tentar roer os móveis ou cabos elétricos. Este comportamento pode ser danoso para os seus bens mas, mais importante, poderá colocar o seu gato em risco. Para evitar ferimentos acidentais resultantes de mastigação destrutiva, a PDSA recomenda que mantenha quaisquer objetos perigosos cobertos ou fora de alcance.

Durante a mudança de dentição, e caso tenham as gengivas sensíveis, os gatinhos poderão preferir alimento húmido ou seco humedecido com água. Assim que estes atinjam a idade adulta, poderá considerar dar-lhes alimento para gatos formulado para promover uma boa higiene oral, sempre em conformidade com as recomendações do seu veterinário.

A importância de uma boa higiene oral para os gatinhos

Tal como os humanos, os gatos são vulneráveis a problemas dentais e das gengivas. A não ser que observe a boca do seu gato todos os dias, de acordo com os especialistas da Experto Animal e da Experto Animal os sinais que poderão indicar que existe uma doença nas gengivas ou nos dentes são os que se seguem:

  • Mau hálito
  • Dor (o seu gatinho poderá coçar a boca com as patas, miar ou apresentar dificuldades na alimentação)
  • Hábitos de alimentação compensatórios, como mastigar de um só lado ou preferir alimentos moles
  • Redução do apetite
  • Perda de peso
  • Salivação excessiva
  • Tártaro visível
  • Gengivas vermelhas, sensíveis, inchadas ou com hemorragias
  • Dentes a abanar
  • Inchaço à volta do focinho, maxilar ou bochechas
  • Falta de interesse em lamber-se
  • Investir na higiene oral do seu gatinho enquanto é novo, pode ajudar a evitar alguns destes problemas mais tarde.

Também pode ajudar a evitar problemas dentais estabelecendo uma rotina de cuidado dental com visitas regulares ao veterinário e escovagem dos dentes. Manterá assim os custos de cuidado da saúde reduzidos e as questões como gengivite, periodontite e reabsorção dos dentes afastadas.

O seu gatinho pode não lidar bem com o processo de dentição, por isso certifique-se de que lhe mostra muito amor, apoio e paciência à medida que os novos dentes se instalam.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine Brovelli-O'Brien, doutorada, é membro profissional da Cat Writers' Association (CWA), uma educadora STEAM e uma tutora dedicada de gatos. Escreve sobre animais de companhia, educação, saúde feminina e assuntos relacionados com a abordagem STEAM. Encontre-a e siga-a no Instagram e no Twitter @brovelliobrien

Artigos relacionados

Produtos relacionados