Porque é que os cães não gostam de tomar banho (e como dar banho a um cão com medo)?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

O seu cão adora saltar em poças, mas na hora do banho, encolhe a cauda e esconde-se. Porque é que os cães odeiam tanto tomar banho? Se não é a água, porque que é que a ideia de ficarem limpos faz com que tantos cães tremam e choraminguem? Descubra o que pode estar por detrás do medo do seu cão na hora do banho e continue a ler para aprender algumas técnicas de como dar banho a um cão com medo.

Porque é que os cães odeiam tomar banho?

Embora seja verdade e nem todos os cães gostem de brincar na água, isto não explica o porquê do seu cão não gostar de tomar banho. Mesmo raças que adoram água como o Labrador Retriever, muitas vezes hesitam na hora do banho. Se não é a água, porque é que os cães odeiam tomar banho? Existem vários fatores que podem explicar porque é que o seu cão odeia aproximar-se da banheira.

Cão corgi a ser lavado na casa de banho

Memórias negativas

Tal como nós, os cães podem associar determinadas situações a sensações de ter medo ou nervosismo, de acordo com o Experto Animal. Uma má experiência associada com tomar banho, como água demasiado quente, escorregar e cair na banheira, água a entrar no nariz, ou ficar com champô nos olhos podem traumatizar o seu cão e fazer com que tema tomar banho. Mesmo experiências perturbadoras com outras atividades de cuidados, como a dor causada por cortar as unhas demasiado curtas, ou por terem as orelhas limpas, podem criar memórias negativas.

Perda de controlo

Quando o seu cão vai nadar ou chapinhar numa poça, é uma atividade divertida na qual o próprio escolhe participar. Banhos, por outro lado, são normalmente impostos aos cães, e envolvem ser manuseados e movimentados de formas que não lhes agradam. A falta de escolha e controlo sobre o que lhes acontece pode ser muito perturbador para um cão.

Desconhecimento

Os cães que não estão familiarizados com tomar banho, ou que não tomam banho com tanta frequência, podem ficar assustados com a experiência desconhecida de serem colocados numa banheira com água e champô. Isto, por sua vez, pode criar associações negativas e fazer com que temam futuros banhos.

A hora do banho é stressante

Por vezes, os cães não são os únicos que odeiam a hora do banho. Muitas vezes os cães notam o estado emocional dos seus tutores. De acordo com o PDSA, quanto mais preocupado parecer, mais preocupado o seu cão ficará. Gritar com o seu cão, manuseá-lo de forma brusca e apressar-se na hora do banho, tudo isto ensina ao seu cão que os banhos são algo a temer. Mesmo que seja carinhoso com o seu cão, ele pode notar a sua frustração, o que pode fazer com que tenha medo de banhos no futuro.

Os cães precisam de tomar banho?

Os cães precisam mesmo de tomar banho regularmente? Depende. A maior razão para dar banho a um cão é porque torna-se mais fácil de viver com ele. Não quer que o seu cão deixe lama por todo o lado nem quer acariciar um cão que esteja a cheirar mal. Raças de pelo curto com pele saudável não precisam de tomar banho para o seu próprio benefício, e não precisam de tomar banhos regulares, a menos que tenham tendência para ficar muito sujos. Muitas vezes, limpá-los com umas toalhitas próprias para animais de companhia é tudo o que precisam. No entanto, se tiver um cão de raça enrugada como um Pug ou Shar-pei, deve limpar bem as dobras da sua pele regularmente.

Por outro lado, as raças de pelo comprido e encaracolado beneficiam do uso regular de champô e condicionador para ajudar a evitar o embaraçar do pelo incontrolável, embora a escovagem diária também possa ajudar. Raças sem pelo como o Pelado-mexicano necessitam de banhos regulares para impedir a secura da sua pele. Por sua vez, cães com pele oleosa, como o Cocker Spaniel, também precisam de banhos regulares para evitar a acumulação de óleo.

Como dar banho a um cão que odeia tomar banho?

Se o seu cão tem o tipo de pele ou pelo que faz com que o banho seja necessário, a melhor solução é fazer com que desfrute do banho, ou pelo menos que não tenha medo. Para isso necessita mudar as associações negativas por positivas, assim como de tempo e paciência. O tempo depende se o seu cão tem muito medo de banhos, se apenas o entristece ou mesmo outro fator.

1. Fique calmo

Primeiro, certifique-se de que projeta uma atitude positiva em relação ao banho do seu cão. Caso se sinta apressado, stressado ou frustrado com o seu cão, deve esperar para lhe dar banho até estar mais relaxado, o que por sua vez ajudará o seu cão a sentir-se mais calmo.

2. Crie associações positivas

Cão adorável com toalha rosa e pato de borracha amarelo preparado para o banho

A Mis Animales recomenda que introduza lentamente a hora do banho ao seu cão, comece por simplesmente levá-lo para a casa de banho, dando-lhe muitos elogios e oferecendo-lhe alguns biscoitos. Não tenda a dar-lhe logo banho, dê-lhe tempo para que crie uma associação positiva à casa de banho e à banheira. Uma maneira de reduzir o medo do seu cão pela banheira é colocar o comedouro do seu cão na casa de banho ao lado da banheira e meter alguns biscoitos ou croquetes no seu interior. Quando achar que o seu cão está preparado, mova o seu comedouro para dentro da banheira para um tapete antiderrapante. Deixe que entre por si mesmo se o seu tamanho permitir, reforçando a sensação de escolha e controlo.

Uma vez que o seu cão consegue entrar na banheira sem medo, remova o seu comedouro e tente abrir a água. Dê-lhe biscoitos e brinquedos para brincar na banheira. A Blue Cross sugere que espalhe manteiga de amendoim sem xilitol na parede, para que o cão a lamba enquanto a água corre. Quando o seu cão for capaz de tolerar o som da água a correr e molhar as patas, tente salpicar um pouco de água sobre elas, tornando tudo divertido e leve e fazendo desta experiência um jogo. Aos poucos comece a molhá-lo e a ensaboá-lo com champô, ao mesmo tempo que lhe dá elogios e palavras reconfortantes. Em qualquer fase deste processo, se o seu cão ficar agitado, pare e recomece novamente no dia seguinte.

3. Prevenir associações negativas

Tome medidas para que o seu cão se sinta seguro durante a hora do banho. Coloque um tapete antiderrapante ou autocolantes antiderrapantes no fundo da banheira para evitar que escorregue, considere utilizar um arnês de banho como os utilizados pelos especialistas de grooming para ajudar o seu cão a sentir-se mais seguro. Seja extremamente gentil com o seu cão. Certifique-se de testar a temperatura da água para que não esteja nem demasiado quente nem fria. Evite salpicar ou colocar água diretamente na sua face, utilize um pano para o rosto e outras áreas sensíveis. Deixe outros cuidados de higiene , como cortar as unhas e lavar os dentes para outro dia.

Embora existam muitas possibilidades que explicam o porquê dos cães odiarem tanto tomar banho, as soluções são as mesmas, independentemente da razão pela qual o seu animal de companhia não goste desta atividade. Com muita paciência, gentileza e cuidado, pode mudar a atitude do seu cão em relação aos banhos e tornar a hora do banho mais agradável e menos stressante para ambos.

Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é uma apaixonada por animais de companhia e escritora sobre animais de companhia freelance que tem os seus trabalhos publicados na AKC.org, na Care.com e no Daily Puppy, entre outros. É também uma romancista que reside nos Ozarks com o seu marido e os seus quatro companheiros de quatro patas, onde gosta de observar veados, perus selvagens e as ocasionais vacas selvagens a vaguear pelo seu quintal enquanto bebe o seu café da manhã.

 

Revisto pela Drª. Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip

Artigos relacionados