É possível que esteja mais interessado na hora do banho do que o seu cão – principalmente se este tiver andado a rebolar em algo desagradável no exterior. Mas, para facilitar a vida de ambos, há algumas medidas que pode tomar para tornar a experiência o mais agradável possível.
- Escolha o melhor local para dar banho ao seu cão. De um modo geral, o mais fácil é utilizar uma banheira, mas se tiver um cão muito pequeno, pode ser mais confortável para ambos utilizar o lavatório. Se o seu cão tiver pelo comprido, tenha em atenção que este pode entupir o ralo.
- Não se esqueça de pentear ou escovar o seu cão primeiro. Isto ajudará a remover os pelos soltos e emaranhados, que são mais difíceis de tratar quando estão molhados. Para muitos cães, ser escovado é um mimo, o que também pode ajudar a relaxá-los.
- Coloque um avental ou vista uma roupa antiga. O mais provável é que se molhe!
- Coloque um tapete antiderrapante na banheira (principalmente se tiver um cão de raça grande) para evitar que ambos escorreguem quando o coloca ou retira da banheira.
- Encha a banheira ou o lavatório com água morna. Os cães não gostam de água fria (imagine tomar um banho de água fria!), mas também não deve estar demasiado quente.
- A altura da água depende do tamanho do seu cão, mas não encha demasiado, pois este pode entrar em pânico. O barulho da água a correr também pode assustar o seu cão, por isso encha previamente a banheira antes de o colocar lá dentro.
- Coloque o seu cão no banho. É provável que tente sair imediatamente, mas não desista.
- Utilize um copo ou outro recipiente de plástico para deitar água sobre o seu cão (pode utilizar um acessório de duche se o seu cão não se assustar). O cão pode tentar sacudir a água (molhando-o a si também).
- Esfregue champô para animais de companhia nas suas mãos ou dissolva-o num pouco de água morna e deite-a sobre o seu cão. De seguida, com as mãos, massaje suavemente o champô no pelo do seu cão, certificando-se de que alcança a pele. Tente evitar que o champô entre nos olhos ou ouvidos do seu cão.
- Enxague com água morna. Certifique-se de que não existem mais vestígios de champô no pelo do seu cão, caso contrário poderá ficar com a pele seca.
- Retire o seu cão da banheira - tenha cuidado para que nenhum dos dois escorregue - e deixe-o sacudir-se. Seguidamente, seque o seu cão com uma toalha (ou utilize um secador de cabelo se este não se assustar com o ruído).
- Dê ao seu cão um biscoito por se ter portado bem e depois dê-lhe uma última escovadela.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e Brana Bonder, B.S, M. S