Socorro, o meu cão está com o problemas de estômago!
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Reparou que o seu cão apresenta fezes com sangue ou está sempre doente? Muitos cães sofrem com dor abdominal ocasionalmente. Embora os detalhes específicos por vezes não sejam uma leitura agradável, é importante saber o que esperar e como agir. Os vómitos e a diarreia não são divertidos nem para os nossos animais de companhia nem para nós, tutores, mas episódios ocasionais de náuseas ou de fezes moles fazem parte da vida dos nossos animais de companhia.
Verificar os sinais
Se ouvir o seu cão a fazer sons como se estivesse prestes a vomitar, aja rapidamente e coloque um pouco de jornal ou uma tigela ou um recipiente à frente dele. Desta forma, evita deslocá-lo se ele estiver a sentir-se mal mas reduz a sujidade ao mínimo. Da mesma forma, um cão que arranha a porta para que o deixem sair pode estar com algum problema nas fezes e não ter o controlo usual sobre os seus intestinos. Alguns cães podem parecer inquietos, andar de um lado para o outro e até começarem a cavar buracos se tiverem dores abdominais, ou podem simplesmente encolher-se e parecer infelizes. Outros sinais a ter em conta incluem perda de peso, alterações de apetite, flatulência, ruídos no estômago ou esforço durante a defecação.
O que o provoca?
Na maior parte das vezes, os problemas gástricos são causados por excessos alimentares, pela ingestão do tipo errado de alimentos (por exemplo, alimentos estragados), pela ingestão de algo a que têm uma reação ou pela ingestão rápida dos alimentos. Com um pouco de ajuda, a maioria dos cães ultrapassa este tipo de problemas relativamente rápido, pelo que deve consultar o seu veterinário numa fase inicial.
No entanto, alguns cães apresentam problemas mais duradouros que parecem nunca se resolver completamente ou que vão surgindo em várias alturas. Normalmente, o veterinário terá de efetuar vários exames para determinar a causa dos problemas gastrointestinais mais duradouros. Tenha um diário de quando o cão tem problemas, os sinais que mostra e o que comeu nos dias anteriores a um episódio para ajudar a estabelecer um diagnóstico.
Principais dicas
- Se o seu cão estiver a vomitar, não permita que este tenha acesso a alimento e certifique-se de que há água fresca disponível.
- Se o cão parecer mal disposto, continuar a vomitar ou verificar que existe sangue no vómito ou na diarreia, contacte o seu veterinário.
- Pergunte ao seu veterinário quando é que pode começar a oferecer pequenas quantidades de alimento de elevada digestibilidade para cão. Habitualmente, é recomendado um alimento terapêutico para cão, disponível em clínicas veterinárias, aos animais de companhia após um problema gástrico.
- Continue a dar o alimento para cão recomendado durante cerca de 5 dias, ou conforme indicado pelo seu veterinário.
- Após este período, adicione lentamente um pouco do alimento usual do seu cão, aumente gradualmente a quantidade e reduza a quantidade de alimento terapêutico durante os 7 dias seguintes, até que o seu cão esteja a ser alimentado normalmente.
Consulte sempre o seu veterinário se estiver preocupado com a saúde do seu animal de companhia.