Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação
Os cães que não estão satisfeitos com o tempo que passam no exterior, talvez porque a família tenha mesmo de ficar em casa, não se sentem estimulados e é bastante provável que se sintam presos. Subitamente, começam a manifestar comportamentos estranhos: ladrar ao menor ruído, roer sapatos e até destruir o mobiliário. Soa familiar?
Passar menos tempo no exterior pode ser difícil para um animal enérgico, mas o exercício no interior é uma ótima forma de o ajudar a despender energia e impedir que fique aborrecido. Experimente estes 10 exercícios no interior para manter o seu cão ativo e bem disposto.
1. Brinquedos interativos tipo puzzle
Use o instinto natural de busca do cão a seu favor com um brinquedo tipo puzzle. Estes brinquedos permitem-lhe esconder alimento ou biscoitos e têm de ser manipulados pelo cão para os libertar. Além de serem excelentes para combater o tédio, estes brinquedos estimulam a mente do cão. Pode adquirir comedouros tipo puzzle com diferentes níveis de dificuldade. Se o seu cão for particularmente habilidoso ou aprender rapidamente, pode aumentar o nível de dificuldade para manter o interesse. Há imensas opções que pode fazer em casa utilizando sacos de papel, rolos de papel higiénico vazios e caixas de ovos usadas - basta uma rápida pesquisa na internet para obter imensas ideias para experimentar.
2. Treino
De acordo com a Dogs Trust, os jogos de treino, utilizando reforço positivo, são uma excelente forma de criar laços com o seu cão e aumentar a confiança, e a atividade mental pode ser tão boa quanto a atividade física para despender energia no interior. É recomendável ensinar truques divertidos ao cão, como "dar mais cinco", "patas ao ar" e "arrumar os brinquedos".
3. Escondidas
Jogar às escondidas é uma das melhores ideias para se exercitar com o cão no interior. Além de ambos se divertirem, é também uma ótima oportunidade de estimular o cérebro do cão e de estimular a memória.
Leve o cão para uma divisão da casa e diga-lhe para se sentar e ficar. Saia da divisão e esconda-se. Quando se esconder, chame pelo cão para que venha ao seu encontro. Quando isso acontecer, recompense o cão com muitos elogios e festinhas. Se o seu cão não conseguir conter o entusiasmo da busca, a Blue Cross sugere pedir a uma segunda pessoa que mantenha o cão noutra divisão enquanto se esconde.
4. Socialização
Crie oportunidades para o seu cão socializar com outras pessoas e outros cães. Pode combinar uma saída com cães de amigos ou familiares. Ou ir a uma loja de animais e percorrer os corredores, deixando que o cão explore o espaço e escolha um brinquedo. Também pode marcar uma sessão de cuidado canino, para que o seu cão passe tempo com outros cães sob o olhar atento de um especialista em cuidado animal.
5. Escadas
As escadas são uma excelente fonte de exercício no interior para os cães, especialmente se o seu cão precisar de gastar energia rapidamente. Para um treino duplo, podem subir ou descer as escadas, a caminhar ou a correr. Certifique-se de que as escadas e a área circundante estão desimpedidas para que não correrem o perigo de tropeçar ou escorregar. Além disso, é preciso ter cuidado se o seu cão for um dachshund ou de outra raça com um dorso longo e patas curtas, tal como recomenda o Dachshund Breed Council, uma vez que atividades como subir escadas podem exercer tensão excessiva na coluna vertebral. Há que ter também muito cuidado para não pisar o cão e evitar ferimentos para ambos.

6. Jogar ao "puxa"
Para alguns cães, jogar ao "puxa" é uma excelente forma de gastar energia e reforçar os laços com o tutor. Deixe o cão ganhar algumas vezes, como sugere a Dogs Trust. Lembre-se também que jogar ao "puxa" não é o jogo ideal para todos os cães. Se o seu cão tiver tendência para ficar estimulado rapidamente, apresentar fatores de risco como a predisposição genética para desenvolver lesões no pescoço ou na coluna vertebral, ou tiver tendência para guardar objetos, deve evitar esta opção. Uma excelente alternativa é um "flirt pole", em que o cão tem de largar o brinquedo para continuar o jogo.
7. Perseguir bolas de sabão
Lembra-se como se divertia em criança a perseguir bolas de sabão? Os cães também costumam adorar esta brincadeira simples, por isso podem divertir-se juntos! Pode fazer as bolas de sabão com um brinquedo de criança ou usar uma máquina de bolas de sabão para se divertir com o seu cão. Use bolas de sabão que não prejudiquem o cão, uma vez que os cães costumam gostar de as morder e os ingredientes nas bolas de sabão infantis podem não ser seguros para o consumo.
8. Jogar ao "busca" no interior
É possível que não queira ver o cão a correr atrás de bolas e paus pela casa! Mesmo assim, pode jogar ao "busca" numa versão modificada com biscoitos ou brinquedos. Experimente jogar num longo corredor e mantenha os objetos frágeis guardados. Mostre o biscoito ou o brinquedo ao cão na sua mão e atire-o para o fundo do corredor para que o cão o vá buscar. Se tiver espaço, pode criar uma pista de obstáculos! Evite brincar em superfícies com pouca tração para evitar que o cão se lesione, sendo que os pisos com carpetes ou com tapetes pesados são a melhor opção.
9. Rotação de brinquedos
Como os seres humanos, os cães podem aborrecer-se das mesmas atividades e dos mesmos brinquedos todos os dias. Combata o tédio rodando semanalmente a seleção de brinquedos, para que sintam sempre que têm algo novo e interessante para brincar. Pode também deixar o cão escolher os brinquedos para brincar durante a semana.
10. Passadeira/ginásio para o cão
Tal como as pessoas beneficiam de exercícios de força no ginásio, o mesmo acontece com o seu cão. Exercícios simples como "sentar-levantar" e "alongamentos para apanhar o biscoito" podem manter o cão em boa forma física. Converse com o veterinário ou fisioterapeuta veterinário antes de iniciar qualquer plano de exercícios para o seu cão.
O exercício regular é vital para o seu cão se manter feliz e saudável. Recorra a estes exercícios de interior para cães da próxima vez que tiver de ficar em casa, para manter o corpo e a mente do cão em forma. Para evitar acidentes, certifique-se de que há espaço suficiente para o seu cão (e para si), sem algo em que possa tropeçar ou com que possa chocar. Experimente para encontrar rapidamente o seu exercício interior favorito!
Perguntas frequentes sobre exercício de interior para cães
Como posso manter o meu cão mentalmente estimulado no interior?
Qualquer atividade que envolva brincar, aprender ou solucionar problemas é uma excelente forma de manter o seu cão mentalmente estimulado no interior. Experimente alguns dos exemplos acima, como comedouros tipo puzzle, treino e escondidas.
Que atividades interiores posso realizar com o meu cão se tiver pouco espaço?
Há muitas atividades interiores de que o seu cão pode usufruir, mesmo que tenha pouco espaço. Foque-se em atividades mentalmente mais estimulantes, como comedouros tipo puzzle e jogos de treino, em vez de exercícios mais ativos, como jogar ao "busca" ou uma pista de obstáculos. Se o seu cão precisar de despender alguma energia, experimente atividades controladas em áreas restritas, como subir e descer escadas. Deste modo, reduz o risco de lesões ou danos acidentais em casa.
Biografia da autora

Erin Ollila
Erin Ollila é uma entusiasta de animais de companhia que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. Os seus textos podem ser encontrados na Internet e nas livrarias e incluem entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. A Erin é uma especialista em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Siga-a no Twitter @ReinventingErin ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.
Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA e a Drª. Aileen Pypers, BSc, BVSc, PGDip