Porque é que o meu cão come tão rápido?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Quando os humanos se sentam à mesa, normalmente levam o seu tempo para desfrutar da comida. O seu cão, no entanto, tem uma abordagem totalmente diferente — devora normalmente o seu alimento em segundos. Descubra mais sobre potenciais problemas que podem surgir do facto do seu cão comer demasiado rápido, assim como maneiras de o abrandar.

Porque é que o meu cão come tão rápido?

Border collie deitado a lamber o interior de uma taça verde.
Embora seja possível que o seu animal de companhia goste realmente do alimento, ficam aqui algumas razões mais prováveis pelas quais o seu cão come depressa:

  • Competição: Se tem mais do que um cão, o seu cão pode estar a comer demasiado rápido para impedir que os outros lhe roubem o alimento, afirma a HV Cruz Cubierta. Ou pode ter sentido a necessidade de competir por alimento com a restante ninhada quando ainda era cachorro. Esta necessidade por competição também pode ser instintiva. Por isso, mesmo que só tenha um cão, este pode ver os outros membros da casa, incluindo gatos e pessoas, como competição.
  • Horários de alimentação irregulares: Se adotou o seu cão de uma associação, é possível que o seu tutor anterior não tenha seguido um protocolo de alimentação correto nem mantido um horário de alimentação regular, por isso, o seu cão come como se não soubesse quando será a próxima refeição. Isto também se pode aplicar a cães que costumavam viver na rua e tinham de procurar o seu próprio alimento. Após algum tempo, cuidados e muito amor o seu cão poderá começar a abrandar, ao aperceber-se de que não tardará muito até à próxima refeição.
  • Doenças subjacentes: É possível que uma doença subjacente esteja a fazer com que o seu cão tenha um apetite excessivo. Diabetes e Síndrome de Cushing podem impactar o metabolismo do seu cão e aumentar o seu apetite, afirma a Mis Animales. Parasitas também podem influenciar.

Os perigos de um cão comer demasiado rápido

Mulher a dar de comer a um pomeranian branco  à mão sentado num sofá de tecido cinzento.
Não só comer rápido pode ser um sinal de uma doença não tratada — como pode fazer com que o seu cão fique doente. Se o seu cão comer demasiado rápido, pode ter problemas digestivos e vómitos. Pior ainda, comer sem mastigar pode representar um risco de asfixia. De acordo com a Wamiz, outro risco muito perigoso é a DVG, que ocorre quando o cão engole demasiado ar como resultado de comer demasiado depressa. A DVG é muito desconfortável para o seu cão. Oficialmente designada por Síndrome da dilatação vólvulo-gástrica, a DVG requer atenção veterinária imediata porque o estômago do seu cão está torcido, o que pode resultar em rutura ou morte.

Se não sabe ao certo qual o motivo para o seu cão comer rápido, perguntar a um veterinário é uma boa ideia — especialmente se for um comportamento novo.

Como abrandar a rapidez com que um cão come o seu alimento?

Se descobrir que o seu cão tem uma doença subjacente, tratar essa condição irá provavelmente fazer com que o seu apetite regresse ao normal ou que a velocidade a comer abrande. Se o problema for relacionado com um alimento de baixa qualidade, mudar para um de melhor qualidade deverá resolver o problema. Alimentar os cães competitivos separadamente dos outros animais de companhia num local onde se sintam seguros para comer mais lentamente poderá resolver esse problema em particular. Mas se nenhuma destas soluções abrandar o seu cão, ficam aqui alguns truques que pode experimentar:

  • Aumente as refeições Servir ao seu cão refeições mais pequenas duas a três vezes ao dia, em vez de lhe servir tudo de uma só vez pode ajudar. Fazer pequenas refeições também diminui o risco de DVG, afirma a Sr Perro.
  • Utilize um comedouro próprio para abrandar o consumo de alimentos: Comedouros para abrandar o consumo de alimentos têm obstáculos integrados concebidos para fazer com que os cães comam mais devagar. Existem comedouros destes à venda no mercado, mas também pode fazer o seu, colocando uma taça pequena dentro do comedouro normal do seu cão e o alimento ao seu redor.
  • Torne a refeição divertida: Ofereça ao seu melhor amigo alimentos dentro de um brinquedo designado para tal que apenas liberte poucos croquetes de cada vez. Pode fazer a sua própria versão colocando uma travessa para fazer queques de cabeça para baixo e colocando o alimento entre os moldes, para que o seu cão tenha de "tirar" o alimento.

Embora a razão por trás do seu cão comer rápido possa não ser grave, se deixar que continue sem se informar, estes hábitos podem levar a problemas médicos. Da próxima vez que vir o seu cão a comer demasiado rápido, lembre-se que aquilo que pode parecer apenas um comportamento estranho pode ter impactos sérios na sua saúde.

Biografia da autora

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus

Jean Marie Bauhaus é tutora de animais de companhia, blogger e romancista de Tulsa, Oklahoma, onde normalmente escreve sob o olhar atento dos seus melhores amigos.

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Artigos relacionados

  • Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

    O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil de saber.
  • Quando é que o meu cachorro torna-se num cão adulto?

    Saiba como reconhecer os sinais de que o seu cachorro se está a transformar num cão adulto e como o pode ajudar a satisfazer as suas necessidades de desenvolvimento e nutrição.
  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.
  • Porque é que os cães comem relva?

    Se alguma vez observou o seu cão a comer relva pode ter ficado preocupado. Leia quais as razões mais comuns para os cães ingerirem relva.