Os cães podem comer gelado? Razões pelas quais deve ser evitado

Publicado por Erin Ollila
minutos de tempo de leitura

Cães e gelado: Parece ser a combinação ideal! O seu cão adora biscoitos deliciosos, por isso tem a certeza de que iria adorar provar um pouco do seu gelado quando está calor. Mas será que lhe faz mal, ou pode comer gelado em segurança? A verdade é, embora pareça adorável partilhar a sua sobremesa com o seu melhor amigo, é melhor manter o seu cão longe de qualquer gelado. Ficam aqui as duas principais razões pela qual os gelados fazem mal aos cães:

1. Os cães não digerem bem o leite

Os humanos não são a única espécie sensível aos lacticínios. Comer gelado pode provocar dores no estômago do seu cão, ou pior, dependendo do quão sensível é.

O gelado pode causar flatulência, inchaço, obstipação, diarreia ou vómitos ao seu cão.

Lembre-se, o seu cão não lhe pode comunicar estas preocupações, por isso, embora possa parecer bem, pode estar com problemas digestivos. Ninguém quer que o seu animal de companhia sofra em silêncio!

2. Os gelados têm demasiado açúcar

O açúcar faz mal ao seu companheiro. O açúcar presente nos gelados pode fazer com que o seu cão ganhe peso e o excesso de peso pode levar a outros problemas de saúde. Pode pensar que um pouco de gelado não fará mal, mas pense na quantidade de calorias que o seu animal de companhia consome num dia. O que lhe pode parecer um pequeno biscoito, para o seu cão pode ser mais do que as calorias diárias recomendadas.Mão a segurar um cone de gelado para um labrador com a língua de fora.

3. O gelado pode conter ingredientes tóxicos para cães

Alguns gelados podem incluir xilitol, um adoçante tóxico para cães. O gelado pode também conter ingredientes adicionais que contenham xilitol, como manteiga de amendoim e alguns doces.

Gelado de chocolate ou com coberturas de chocolate, como chocolate líquido ou bolachas de chocolate, apresentam perigos adicionais uma vez que o chocolate também pode ser tóxico para cães. Gelados com passas está fora dos limites, uma vez que as passas também são perigosas para os cachorros.

Há demasiados riscos de saúde envolvidos em alimentar o seu cão com gelado — mesmo que seja apenas para provar.

Alternativas adequadas ao gelado para cães

Vista ampliada de um terrier a lamber um iogurte verde congelado num copo.

Não desespere! Se for um aficionado por gelado, ainda pode partilhar a alegria de partilhar um biscoito fresquinho com o seu animal de companhia.

Se estiver interessado em alternativas caseiras, existem algumas opções. "Gelado" de banana é uma biscoito saboroso e simples: Só tem de congelar bananas e triturá-las. Também pode adicionar maçãs, abóbora ou manteiga de amendoim segura para cães.Outra opção é congelar polpa de maçã simples e puré de abóbora em moldes de silicone para um biscoito que se assemelha a um gelado de gelo. Se não tiver muito tempo, os cães também adoram cubos de gelo simples; é uma ótima opção e não tem calorias adicionais. Apenas tente não exagerar para evitar que o seu cão sinta um choque de temperatura.

Se preferir comprar em loja, muitos supermercados vendem gelados seguros para animais de companhia na secção dos congelados. A maioria destes gelados são tão seguros como os biscoitos caseiros, mas é sempre melhor ler os rótulos. Alguns gelados para cães podem conter iogurte, que o seu cão pode tolerar melhor do que leite ou nata uma vez que tem menos lactose. É normalmente mais seguro escolher biscoitos sem lactose. Certifique-se sempre de falar com o seu veterinário antes de introduzir um novo alimento ao seu cão.

Os cães podem comer gelado? Não podem comer os mesmos gelados que os humanos, mas existem diversos doces congelados seguros para animais de companhia. A ideia de cães a comer gelados pode parecer adorável, mas um animal de companhia doente é um problema sério. Veja pelo lado positivo, se não der o gelado ao seu cão, mais fica para si!

Biografia da autora

Erin-Ollila

Erin Ollila

Erin Ollila é uma entusiasta de animais de companhia que acredita no poder das palavras e como uma mensagem pode informar, e até mesmo transformar, o seu público-alvo. A sua escrita pode ser encontrada na Internet e nas livrarias e inclui entrevistas, escrita-fantasma, publicações em blogues e jornalismo literário. A Erin é uma especialista em SEO e em tudo o que diz respeito a redes sociais. Graduou-se na Universidade de Fairfield com um M.F.A em Escrita Criativa. Siga-a no Instagram @ErinOllila ou obtenha mais informações em http://erinollila.com.

Artigos relacionados

  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.
  • Água

    A água é o nutriente mais importante e essencial à vida.
  • Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

    O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil de saber.
  • As necessidades nutricionais de um cão, desde cachorro a cão sénior

    Quando adotou o seu primeiro cão, dedicou tempo a pesquisar e a falar com o veterinário sobre as suas necessidades nutricionais antes de escolher a sua alimentação.

Produtos relacionados