Os cães podem comer queijo?

$authorText
minutos de tempo de leitura

Se alguma vez devorou uma fatia de pizza de queijo, enquanto o seu cão fazia o mesmo com os olhos, deve ter ficado com curiosidade em saber se os cães podem ou não comer queijo. Pretende saber se o queijo faz mal aos cães? Uma vez que determinados alimentos podem ser um snack nutritivo para os humanos, faz sentido perguntar se também podem ser benéficos para o seu animal de companhia. Descubra quais as vantagens e desvantagens de partilhar este alimento com o seu melhor amigo.

Os benefícios do queijo

O queijo está cheio de nutrientes, incluindo cálcio, proteína, fósforo, zinco e vitaminas A e B12. No entanto, estes benefícios nutricionais são para os humanos; e o que é bom para si não é necessariamente bom para as necessidades alimentares do seu cão.

Todavia, isto não significa que o queijo não tenha benefícios para o seu animal de companhia. Uma das vantagens do queijo para os cães é que pode ser usado como uma ferramenta de treino acessível. Além disso, um pedaço delicioso de queijo pode ajudar a esconder um comprimido que o seu cachorro recusa-se a ingerir.

Scruffy looking dog with head on table stares at plate with cheese.

O queijo faz mal aos cães?

Então, os cães podem comer queijo? Ou não podem comer de todo? Embora partilhar queijo com o seu cão tenha alguns potenciais benefícios, a verdade é que isto também lhe pode trazer alguns problemas de saúde, incluindo obesidade e pancreatite.

De acordo com a ASPCA, "considerando que os animais de companhia não têm quantidades significativas de lactase (a enzima que decompõe a lactose do leite), o leite e outros produtos lácteos podem provocar diarreia ou outros problemas digestivos." Conclusão: não dê queijo ao seu cão como parte do seu plano de alimentação regular nem como recompensa frequente. Embora este alimento possa parecer inocente, pode provocar-lhe graves problemas digestivos.

Além do problema da lactose, outro problema da ingestão de queijo é o seu elevado teor de gordura. Dar regularmente alimentos com gordura ao seu cão pode contribuir para um aumento de peso não saudável e pode até causar obesidade, o que por sua vez pode causar outros problemas de saúde. De acordo com o American Kennel Club, a ingestão de queijo pode causar pancreatite, especialmente nas raças predispostas a este problema, como schnauzers e cocker spaniels. A pancreatite é um problema de saúde grave que se manifesta frequentemente através de problemas no estômago, diarreia e dor abdominal, e em alguns casos pode mesmo ser fatal.

E se for queijo fresco ou outros tipos de queijo?

Nem todos os queijos são feitos da mesma forma. Os queijos com baixo teor de gordura, como a mozarela, o queijo fresco e o queijo de cabra mole, podem ser opções mais saudáveis para o seu cão em comparação com os queijos com um teor de gordura mais elevado. Se quiser comprar queijos saudáveis para cães, não se esqueça de analisar minuciosamente os ingredientes. Alguns queijos contêm ervas e vegetais, como cebolinho ou alho, ambos passíveis de serem tóxicos para os cães.

Antes de decidir dar ao seu cão um pedaço de queijo ocasionalmente, consulte o veterinário. O médico veterinário poderá ajudá-lo a descobrir se é um snack apropriado e, se for, qual será o melhor tipo de queijo. Lembre-se sempre que qualquer alimento, incluindo biscoitos e outras recompensas, que não faça parte do plano alimentar normal do seu cão, nunca deve corresponder a mais do que 10% (dez por cento) da sua ingestão calórica diária. Tal como acontece com os humanos, demasiadas calorias podem contribuir para um aumento de peso, o que pode provocar uma série de outros problemas de saúde.

Erin Ollila

ARTIGOS RELACIONADOS

  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.
  • Água

    A água é o nutriente mais importante e essencial à vida.
  • Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

    O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil de saber.
  • Requisitos nutricionais dos cães em função da sua idade

    Quando adotou o seu primeiro cão, dedicou tempo a pesquisar e a falar com o veterinário sobre as suas necessidades nutricionais antes de escolher a sua alimentação.