Os cães podem comer brócolos?
É seguro?

Publicado por
minutos de tempo de leitura

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Encontre alimentos que atendam às necessidades do seu animal de estimação

Antes de partilhar os seus legumes com o seu cão, poderá perguntar-se se os cães podem comer brócolos e se é bom para os cães.

A resposta curta é sim: os brócolos são um biscoito seguro e delicioso para os nossos melhores amigos. Inclusive pode até ter alguns benefícios para a sua saúde. Mas há determinados aspetos que vai querer considerar, quando estiver a oferecer este legume ao seu cão.

Os brócolos são bons para os cães?

É aclamado como um superalimento para os humanos devido ao seu elevado valor nutricional, mas os brócolos também podem beneficiar os cães de várias formas.

Contém um alto teor de fibra, o que pode ajudar na digestão e controlo de peso. E é rico em vitaminas — incluindo A, B, C, D, E e K — que podem ajudar a promover o bem-estar geral. Os brócolos também contêm luteína, um nutriente que apoia a saúde da visão e do coração, e outros antioxidantes que reduzem a inflamação.

Embora os cães sejam omnívoros, legumes como os brócolos podem ser uma adição saudável ao seu plano de refeições. Contudo, os legumes crucíferos têm a reputação de causarem gases, pelo que podem causar flatulência ao seu cão.

Quais as preocupações?

Por falar em flatulência, este efeito secundário de comer brócolos pode ser um motivo de preocupação. A flatulência pode indicar que o seu cão tem um problema digestivo. Portanto, se o seu cão estiver com muita flatulência, contacte o seu veterinário para excluir qualquer problema grave.

Além disso, aqui estão outras três preocupações a ter em conta quando oferecer brócolos ao seu cão...

1. Controlo das quantidades

O ditado "tudo o que é em excesso faz mal" também se aplica aos brócolos. Embora sejam benéficos para os cães, consumir em excesso pode causar problemas gastrointestinais ao seu cão, segundo a Mis Animales. Este vegetal não deve constituir mais de 10% das refeições diárias do seu cachorro para evitar quaisquer complicações de saúde. Os brócolos contêm isotiocianato, um composto natural que, juntamente com fibra e açúcares complexos, pode causar problemas digestivos leves a graves, incluindo flatulência, problemas gástricos, diarreia e obstruções.

Cão Jack Russell Terrier deitado no chão de madeira boceja com brócolos entre as patas.

2. Risco de asfixia

Os caules dos brócolos são comestíveis, mas podem representar um risco de asfixia para os cães, especialmente os de raça pequena. Para evitar a asfixia, corte os brócolos em pequenos pedaços antes de os partilhar com o seu cão. Além disso, deverá ficar por perto enquanto o seu cão desfruta do seu biscoito para estar atento a qualquer sinal de aflição.

3. Bactérias nocivas

Os sinais clínicos de infeção por Salmonella em cães incluem:

  • Diarreia
  • Vómitos
  • Febre
  • Desidratação
  • Perda de apetite
  • Aumento do ritmo cardíaco
  • Letargia

Se o seu cão apresentar algum destes sinais após comer brócolos, deve parar imediatamente de oferecer este alimento e consultar o seu veterinário para conversar sobre opções de tratamento.

Então, os cães podem comer brócolos? Sem dúvida, desde que seja com moderação. Os brócolos devem ser considerados como um biscoito nutritivo - não como uma refeição. Ofereça este legume juntamente com um alimento para cães bem equilibrado formulado para as necessidades nutricionais específicas do seu animal de companhia.

Biografia da autora

Christine O'Brien

Christine O'Brien

Christine Brovelli-O'Brien, doutorada, é membro profissional da Cat Writers' Association (CWA), uma educadora STEAM e uma tutora dedicada de gatos. Escreve sobre animais de companhia, educação, saúde feminina e assuntos relacionados com a abordagem STEAM. Encontre-a e siga-a no Instagram e no Twitter @brovelliobrien

 

Revisto pelo Dr. Hein Meyer, DVM, PhD, Dipl-ECVIM-CA

Artigos relacionados

  • Alimentos de natal que deve evitar dar ao seu cão

    O Natal é um momento para compartilhar com o seu melhor amigo, porém é fundamental saber com o que é que podemos recompensá-lo. Existe muitos alimentos que podem fazer mal ao seu cão e como sabemos que não o quer ver a vomitar durante a noite de natal (ou outro momento) vamos mostrar quais os alimentos que deve evitar compartilhar com ele. Porém, isto não significa que a diversão tenha terminado! Pode sempre ler algumas receitas caseiras para premiar o seu melhor amigo.
  • Água

    A água é o nutriente mais importante e essencial à vida.
  • Em que momento o meu cachorro se torna num cão adulto?

    O seu cachorro está a tornar-se adulto? Pode ser difícil de saber.
  • As necessidades nutricionais de um cão, desde cachorro a cão sénior

    Quando adotou o seu primeiro cão, dedicou tempo a pesquisar e a falar com o veterinário sobre as suas necessidades nutricionais antes de escolher a sua alimentação.